Rádio Najuá

Capitão Clever deixa comando da 4ª CIA de Prudentópolis

11/11/17 - 13h04 - Atualizado em 11/11/17 - 13h04

Da Redação 

Capitão Clever comandou a 4ª Cia durante seis anos e três meses
Depois de seis anos e três meses, o Capitão Clever Anaczewski deixou o Comando da 4ª Companhia da Polícia Militar de Prudentópolis. Clever, que assumiu o cargo em julho de 2011, teria sido removido da função pelo secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni, a pedido do prefeito Adelmo Klosowski (PSDB).

Clever teria sido informado de sua remoção do Comando da 4ª Companhia no dia 1º de novembro. “Não dei motivação, nem tive problemas com qualquer um [Adelmo ou Rossoni], muito pelo contrário. Espero que ele [Adelmo] tenha feito isso para o bem dos prudentopolitanos”, declarou Clever, que preferiu não gravar entrevista com nossa reportagem.

O Capitão está na corporação há 28 anos e teria recusado convites para comandar as companhias de Guarapuava e Pitanga, por exemplo. Logo que concluída a documentação da passagem de comando, Clever deve solicitar a entrada na reserva militar.

Em julho de 2011, o Capitão Clever Anaczewski, natural de Campo Largo, assumiu o Comando da 4ª Companhia que pertence ao 16º BPM, em substituição ao capitão Juvêncio Antosczyszyn.

PUBLICIDADE
Antes de atuar em Prudentópolis, Clever integrou o Serviço de Inteligência da PM (a P2) do 16º BPM durante cerca de quatro anos; comandou o 4º Pelotão de Pinhão, também por quatro anos; foi subcomandante da 3ª Companhia de Pitanga (16º BPM) por dois anos e comandou o Pelotão de Trânsito de Guarapuava, também por quatro anos. Depois disso, foi promovido a Capitão. Durante a carreira dentro da Corporação, também atuou em outras áreas, que eram do oficialato, sem denominação externa. “Trabalhei inclusive em casos de relevância nacional na época, como a CPI Nacional do Narcotráfico, que foi a Guarapuava [em 2000]”, frisou.

Clever será substituído pelo Tenente Fábio Matucheski Zarpelon, que hoje desempenha a chefia do Setor de Justiça e Disciplina do Quartel do 16º BPM. “É um oficial sério, digno também, sem reclamações”, elogiou Clever.

Nas últimas duas semanas, o Capitão apenas cumpriu expediente, enquanto providenciava a formalização dos documentos da passagem de comando, que devem ser entregues na segunda-feira (13). “Feito isso, o que é minha obrigação funcional, daí passo no Setor de Recursos Humanos e peço a Reserva Remunerada. É um processo daí, mas já me desvincula do serviço ativo, não deixo de ser capitão, mas da Reserva”, explicou.

Ainda não há uma previsão de quando deve ocorrer a solenidade de passagem de comando, que será postergada, em primeiro lugar, pela “situação constrangedora” da saída. “Sei que depois farão uma solenidade de posse na Câmara dos Vereadores, pelo menos essa é a ideia”, comentou Clever.

Tenente Fábio Matucheski Zarpelon assumirá comando da 4ª Cia no lugar do Capitão Clever
Zarpelon deve assumir o comando da 4ª Companhia só no início de 2018, visto que vai entrar em férias nos próximos dias. Questionado se a Companhia ficaria sem comando até o final do ano, Clever admitiu não saber, pois estava concluindo a documentação ao longo desta semana e que, no domingo (12), exerceria seu último expediente à frente do Comando, trabalhando no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Depois disso, deve se apresentar na Sede do Batalhão e oficializar seu desligamento do Comando da 4ª Companhia.

Clever tinha a expectativa de receber o Tenente Zarpelon em Prudentópolis durante esta semana, para apresentá-lo às autoridades locais e mostrar as dependências da 4ª Companhia. Porém, Zarpellon não esteve em Prudentópolis nesta semana. O capitão disse que seria razoável aguardar o Tenente até a sexta-feira (10) e que depois se ocuparia das providências referentes à sua remoção e, a partir daí, já não estaria mais disponível.

4ª Companhia do 16º BPM

A 4ª Companhia do 16º BPM foi instituída em 12 de novembro de 2010, através do decreto 8.742/2010, que transformava o 5º Pelotão da 1ª Companhia do 16º BPM em uma Companhia.

A Companhia sediada em Prudentópolis é a única entre as quatro que formam o 16º BPM a abranger somente um município em sua responsabilidade territorial. Com população total de 48.793 habitantes (22.458 na área urbana e 26.335 na área rural), Prudentópolis tem 2.309 km², a quinta maior extensão territorial do Paraná.

PUBLICIDADE