Rádio Najuá

Assifusa perde em casa no jogo de ida da decisão do 3º lugar da Série Prata

12/11/17 - 13h34 - Atualizado em 12/11/17 - 13h34

Rodrigo Zub, com informações de Tadeu Stefaniak

Ginásio Batatão recebeu público razoável para acompanhar a partida entre Assifusa e Palmas
Para conseguir o acesso inédito para a Série Ouro de Futsal, a Assifusa terá que conseguir duas vitórias fora de casa. No jogo de ida da decisão do 3º lugar, o time iratiense pecou nas finalizações e cometeu alguns erros defensivos que decretaram a derrota por 4 a 2 diante de Palmas, na noite de sábado, 11, no ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão). 

O treinador da Assifusa, André Demczuk (Dedé), começou a partida com algumas novidades na escalação. Artilheiro da Série Prata de Futsal, Clade iniciou o jogo no banco de reservas. Já o fixo Alemão substituiu o capitão, Fernando, que cumpriu suspensão automática em virtude de ter recebido o terceiro cartão amarelo na segunda partida da semifinal contra São José dos Pinhais. Os outros titulares foram Dia, Leandro, Alakis e Jonas.  

PUBLICIDADE
A equipe de Palmas foi avassaladora e aproveitou as oportunidades para abrir grande vantagem logo no início do jogo. Renan fez o primeiro gol dos visitantes no primeiro minuto de bola rolando. Logo depois, os visitantes ampliaram o resultado com o gol contra de Jonas. Aos 8 minutos, Ronaldo marcou o terceiro gol de Palmas. No fim do primeiro tempo, Renan voltou a balançar as redes para Palmas. A Assifusa reagiu e descontou com Clade. Com isso, os visitantes foram para os vestiários com a vantagem de 4 a 1.  

No começo do segundo tempo, Clade renovou a esperança da Assifusa de reverter o resultado ao marcar o segundo gol dos donos da casa. Depois disso, o time comandado por Dedé pressionou e teve várias oportunidades de gol. Entretanto, a Assifusa não conseguiu transformar o domínio em gols e amargou a derrota por 4 a 2 atuando em casa.  

Com o resultado, a Assifusa precisa vencer o jogo de volta da disputa do 3º lugar para seguir com chances de conseguir o acesso para a Série Ouro. Já a equipe de Palmas depende apenas de um empate no confronto de volta para garantir a vaga na elite do futsal paranaense em 2018. O duelo de volta entre as duas equipes acontece no sábado, 18, às 20h30, no ginásio Monsenhor Engelberto, em Palmas. Em caso de vitória do time iratiense, haverá uma terceira partida, também em Palmas, para definir o terceiro colocado da competição. 

Confira mais fotos da partida na lente de Osmair Turko


Treinador e jogadores da Assifusa lamentam chances desperdiçadas

Artilheiro da Série Prata, Clade fez os dois gols da Assifusa na partida
Após a partida, o repórter Tadeu Stefaniak conversou com o treinador Dedé, que analisou o desempenho do time. “A gente fez um bom jogo, um início de jogo ruim até os 7, 8 minutos. Eles [jogadores de Palmas] acabaram sendo efetivos aproveitaram as chances que criaram e isso deu tranquilidade para eles. A gente teve correr o tempo todo atrás. Fizemos um grande segundo tempo, excelente segundo tempo, o Dia trabalhou apenas no finalzinho que a gente se largou para o ataque, o melhor do jogo foi o goleiro deles [Buda]. Tivemos chance de buscar mais, 4 a 2, 4 a 3, mais no fim percebemos que a perna faz diferença, pois tivemos que correr atrás o tempo todo. Pelo menos não perdemos nenhum dos quatro atletas que estavam pendurados e vamos trabalhar para neutralizar os pontos fortes deles. Até eu falei, a saída de bola deles que estávamos se perdendo é uma coisa que nós já conhecemos. Mas tivemos apenas um treino na semana e alguns jogadores não participaram, então isso dificulta, pois tivemos que encaixar dentro do jogo. Depois de neutralizar os pontos fortes deles conseguimos encaixar e fazer boa partida. Agora semana com feriado, vamos tentar trazer todo mundo na quarta-feira [15] para fazer treinos em dois períodos e depois preparar o time para fazer um bom jogo lá. Não desistimos na primeira fase, não desistimos na segunda e agora vamos buscar a vitória em Palmas para conseguir o acesso”. 

Fernando, que deve retornar ao time titular na partida de volta em Palmas, também destacou que a Assifusa jogou melhor que o adversário, mas não aproveitou as chances de gol para conseguir o resultado positivo. “A equipe se comportou bem na medida do possível. No primeiro tempo não foi bem, mas no segundo conseguimos encaixar bem a marcação e tivemos chances, mas não fomos felizes nas finalizações, tivemos um pouco de azar, mas ganhando lá [em Palmas] seguimos com chances. Agora é trabalhar e ver o que podemos corrigir. Enquanto tivermos chances vamos acreditar”. 

Assifusa e Palmas se enfrentaram pela quinta vez nesta edição da Série Prata
Outro atleta que demonstrou otimismo foi Alakis. Ele relembrou que o time conquistou a classificação nas fases anteriores da competição com vitórias fora de casa. Por isso, o ala da Assifusa acredita que a equipe tem condições de conseguir vencer o rival fora de casa. “Não vamos desistir. Foi assim na primeira fase, na segunda fase, classificando no sufoco, e vai ser assim pode ter certeza. Vamos trabalhar forte durante a semana e buscar essa vitória”.  

Na segunda fase da competição, a Assifusa venceu Palmas, por 2 a 1, fora de casa. Esse foi o único triunfo do time iratiense contra Palmas nesta edição da Série Prata. Na primeira fase, Palmas goleou pelo placar de 6 a 1 atuando em casa e arrancou um empate por 5 a 5, em Irati. Já no confronto de ida da segunda fase, Palmas derrotou a Assifusa, por 3 a 1, no ginásio Batatão. No duelo de volta, o time comandado por Dedé deu o troco e ganhou do rival fora de casa.  

Ficha Técnica 

1ª partida da disputa do 3º lugar da Série Prata de Futsal 

Assifusa 2x4 Palmas 

Local: Ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), em Irati 

Data: 11/11/2017 

Árbitro 1: Rafael Francisco Borge (Paranaguá) 

Árbitro 2: Maria Fernanda Petrelli (Matinhos) 

Anotadora: Andressa de Oliveira Gonçalves (Ponta Grossa) 

Cronometrista: Nelson Depetris Junior (Ponta Grossa) 

Representante: Marco Antonio de Lima (União da Vitória) 

Gols: Clade (2) (Assifusa); Renan (2), Ronaldo e Jonas contra (Palmas) 

Assifusa: Dia, Alemão, Leandro, Alakis e Jonas. Entraram ao longo da partida: Murilo, Clade e Fussa. Técnico: André Demczuk (Dedé). 

Palmas: Buda, Borrego, Renan, Igor e Kevin. Entraram ao longo da partida: Ronaldo, Tibagi e João. Técnico: André Antonio Bueno (Carrinho). 

Confira as entrevistas realizadas pelo repórter Tadeu Stefaniak após a partida