Álbuns

Católicos em festa pelas homenagens a Dom Mário e padre Nelson

criado em 03/07/18

Na noite de ontem, 02, aconteceu a sessão solene na Câmara de Irati para entrega de título de Cidadão Benemérito ao bispo da Diocese de Paranavaí, Dom Mário Spaki. Na mesma solenidade, o Padre Nelson Bueno da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Rio Bonito, que completou no mesmo dia, 18 anos de ordenação sacerdotal, recebeu o título de Cidadão Honorário de Irati. As homenagens foram propostas pelo presidente Hélio de Mello que destacou a gratidão da sociedade iratiense. “Esta homenagem não é somente do Legislativo e Executivo, mas, representa também o sentimento de toda a população iratiense, que é grata por seus ensinamentos e exemplos de vida”, destacou ele, que é amigo de infância de Dom Mário.

Representando a Defesa Civil, Rozenilda Romaniw Bárbara, lembrou da importância da atuação da igreja, recordando uma passagem do padre Nelson durante a última grande enchente de 2014. "Padre Nelson tomou a iniciativa de cancelar a festa anual da padroeira que ocorreria naqueles dias e acolheu a população atingida pela cheia nas dependências da igreja", relatou, enquanto fazia a entrega de uma lembrança para os dois homenageados.

O prefeito Jorge Derbli declarou que a honraria oferecida por ocasião do aniversário de 111 anos de Irati é uma demonstração de reconhecimento e respeito da população pela atividade sacerdotal. "Ser político é fácil,qualquer um pode se candidatar. Ser padre que é difícil, ficar longe da família", comentou.

Comemorações bispado

Dom Mário Spaki foi ordenado em celebração a ser realizada às 18 horas, na Catedral Santana, em Ponta Grossa. As primeiras celebrações de missas depois da ordenação foram em Irati, na Capela Nossa Senhora das Graças, no bairro Canisianas, e na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com transmissão da Najuá FM 106,9.

As comemorações pelo início do bispado também se deram no interior de Irati, localidade de Cerro da Ponte Alta, onde Dom Mário nasceu e viveu até antes de ingressar no seminário. Colonizado por imigrantes vindos da Polônia e Ucrânia, hoje com 170 habitantes, o lugar recebeu mais de mil pessoas no último domingo, dia 1º, em uma missa organizada pelas igrejas católica latina e ucraniana, que foi celebrada pelo bispo.

Depois dos ritos religiosos, o almoço foi servido ao estilo europeu, com pierogi e flops, pratos típicos da culinária polonesa e ucraniana que foi preparado pela própria comunidade. Os irmãos, Irene; Valmir; Ambrósio; Roseli e Mauricelia, a cunhada Nair e até o pai de Dom Mário, o Seu Irineu Spaki, de 86 anos, ajudaram na cozinha que foi comandada por Nely Pabis. A tarde teve apresentações dos grupos folclóricos: Ivan Kupalo, da cultura ucraniana de Irati e o grupo Mazury, da cultura polonesa de Mallet. para encerrar, foi servido bolo com mais de 3 metros e mais de 300 quilos.

Dom Mário será Bispo da Diocese de Paranavaí. A posse canônica acontece na catedral da cidade no dia 08 de julho, às 16 horas. A celebração contará com a presença do Padre Reginaldo Manzotti, que é nascido naquela região.

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados