Cultural / Entretenimento

05/10/17 - 21h58 - atualizada em 05/10/17 às 22h09

Casa da Cultura de Góes Artigas promove Mostra de Cinema Xavante

Mostra acontece de 18 a 20 de outubro e apresenta a produção audiovisual indígena

Da Redação

Programação da Mostra de Cinema Xavante
A Casa da Cultura de Góes Artigas, em Inácio Martins, promove nos dias 18, 19 e 20 de outubro a “Mostra de Cinema Xavante: Ver, Ouvir e Debater”. A iniciativa será realizada em parceria  com o Colégio Estadual Parigot de Souza, o Colégio Estadual do Campo Áurea Aparecida Lopes, com apoio da Coordenação Regional Xavante da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

O evento traz como objetivo difundir a produção audiovisual indígena, sobretudo a do povo Xavante, a fim de criar um espaço de reflexão e de educação sobre a realidade indígena do Brasil e, assim, contribuir para reduzir preconceitos e desinformação sobre os povos originários na sociedade brasileira.

Programação

Ao longo dos três dias de mostra, serão exibidos quatro curta-metragens e três média-metragens brasileiros com temática indígena, em três diferentes locais.

Na quarta (18), às 14h, na Casa da Cultura, serão exibidos os filmes “Piõ Hõimanazé – A mulher xavante em sua arte” (52 minutos, 2008) e “Uma Casa Uma Vida” (24 minutos, 2013).

Na quinta (19), às 10h, serão apresentados mais dois filmes, no Colégio Estadual do Campo Áurea Aparecida Lopes: “Tsõ’rehipãri – Sangradouro” (28 minutos, 2009) e “Índio Cidadão?” (52 minutos, 2013).

PUBLICIDADE
A mostra se encerra na sexta (20), quando serão exibidos dois curtas e um média-metragem, no Colégio Estadual Parigot de Souza: “Homem Branco em Marãiwatsédé” (12 minutos, 2011); “A Terra Não Termina” (15 minutos, 2012) e “A’uwe Uptabi – O Povo Verdadeiro” (32 minutos, 1998).

Para os debates do evento foram convidados: a cientista social Lays Gonçalves dos Santos (Indígenas na Universidade); a antropóloga Linda Gonzales Cárdenas (Guarani Mbyá – Argentina); um representante da Terra Indígena Rio de Areia e o extensionista rural Osvaldir Pereira (Centro Turístico Cultural Guarani Mbyá) e terá mediação da antropóloga Taísa Lewitzki.

Casa da Cultura de Góes Artigas

Inaugurada em janeiro, onde antigamente era a Vila Ferroviária da Comunidade Rural de Góes Artigas, no interior de Inácio Martins, a Casa da Cultura foi criada para ser um espaço de vivência comunitária. Além de promover eventos culturais e de possuir uma biblioteca, o local também abriga uma cozinha comunitária para o grupo de agricultores; o Banco de Sementes Crioulas; a Bodega da Economia Solidária, para a venda de produtos não perecíveis e, semanalmente, ocorre a Feira da Economia Solidária, com a venda de hortaliças.

Uma das propostas culturais do espaço é o Cine Prosa, que apresenta aos sábados filmes e documentários com temáticas relacionadas à Educação Popular.

A Casa da Cultura fica em Góes Artigas, na zona rural de Inácio Martins, no km 59 da PR-364. Outras informações pelo e-mail casadacultura.goesartigas@gmail.com e na fanpage da Casa da Cultura no facebook.    

Casa da Cultura fica na antiga Vila Ferroviária da Comunidade Rural de Góes Artigas, em Inácio Martins

Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados