Cultural / Entretenimento

17/05/18 - 15h05 - atualizada em 17/05/18 às 15h46

Comunidade indígena de Inácio Martins ganha Centro Cultural

Espaço servirá como atrativo turístico do município, mostrando a cultura dos índios Guaranis da região

Paulo Henrique Sava

Fotos: Prefeitura de Inácio Martins


A comunidade indígena de Inácio Martins ganhou nesta quarta-feira, 16, mais um atrativo turístico. Trata-se do Centro Turístico e Cultural Guarani Mbyá, localizado na aldeia indígena do município, na localidade de Rio da Areia. A solenidade de inauguração teve a presença do prefeito, Edemétrio Benato Júnior (PSD), de autoridades e secretários municipais, além de outros convidados.

Durante a programação, foram realizadas a exposição NhanderekoMbyá: Tradição, vida e resistência, e uma feira de artesanato. 

PUBLICIDADE

Na opinião do prefeito Júnior Benato, a inauguração do Centro Turístico e Cultural Mbyá representa um marco histórico para Inácio Martins, que tem um potencial muito grande na área do turismo. “Esta é a primeira obra que se faz voltada para o desenvolvimento e o progresso do turismo no município de Inácio Martins. Vamos fazer com que o município vire a cidade serrana do Estado do Paraná, e esta foi a primeira iniciativa”, frisou. 

O prédio do Centro Cultural tem suas linhas arquitetônicas baseadas na cultura indígena. A comunidade de Rio da Areia fica a aproximadamente 60km da sede do município. “Estamos muito felizes com a concretização deste sonho, e já fomentando o desenvolvimento do turismo em Inácio Martins”, pontuou Benato. 

PUBLICIDADE

O projeto do Centro Cultural e Turístico contempla a cultura indígena, contando com trilhas ecológicas, visitação da cultura através da Casa de Reza dos índios, além das belezas naturais do município, que conta com diversas cachoeiras e áreas verdes bem preservadas. O custo total da obra foi de mais de R$300 mil, sendo R$259 mil com aporte pelo Governo do Estado através do programa Pró-Rural, com contrapartida da prefeitura, que ofereceu toda a infraestrutura para a construção, acompanhamento técnico da engenharia e mobiliário para o funcionamento da unidade.  

Confira, no vídeo produzido pela Prefeitura de Inácio Martins, um pouco da dança típica dos índios Guaranis.


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados