Cultural / Entretenimento

17/05/18 - 15h05 - atualizada em 17/05/18 às 15h46

Comunidade indígena de Inácio Martins ganha Centro Cultural

Espaço servirá como atrativo turístico do município, mostrando a cultura dos índios Guaranis da região

Paulo Henrique Sava

Fotos: Prefeitura de Inácio Martins


A comunidade indígena de Inácio Martins ganhou nesta quarta-feira, 16, mais um atrativo turístico. Trata-se do Centro Turístico e Cultural Guarani Mbyá, localizado na aldeia indígena do município, na localidade de Rio da Areia. A solenidade de inauguração teve a presença do prefeito, Edemétrio Benato Júnior (PSD), de autoridades e secretários municipais, além de outros convidados.

Durante a programação, foram realizadas a exposição NhanderekoMbyá: Tradição, vida e resistência, e uma feira de artesanato. 

PUBLICIDADE

Na opinião do prefeito Júnior Benato, a inauguração do Centro Turístico e Cultural Mbyá representa um marco histórico para Inácio Martins, que tem um potencial muito grande na área do turismo. “Esta é a primeira obra que se faz voltada para o desenvolvimento e o progresso do turismo no município de Inácio Martins. Vamos fazer com que o município vire a cidade serrana do Estado do Paraná, e esta foi a primeira iniciativa”, frisou. 

O prédio do Centro Cultural tem suas linhas arquitetônicas baseadas na cultura indígena. A comunidade de Rio da Areia fica a aproximadamente 60km da sede do município. “Estamos muito felizes com a concretização deste sonho, e já fomentando o desenvolvimento do turismo em Inácio Martins”, pontuou Benato. 

PUBLICIDADE

O projeto do Centro Cultural e Turístico contempla a cultura indígena, contando com trilhas ecológicas, visitação da cultura através da Casa de Reza dos índios, além das belezas naturais do município, que conta com diversas cachoeiras e áreas verdes bem preservadas. O custo total da obra foi de mais de R$300 mil, sendo R$259 mil com aporte pelo Governo do Estado através do programa Pró-Rural, com contrapartida da prefeitura, que ofereceu toda a infraestrutura para a construção, acompanhamento técnico da engenharia e mobiliário para o funcionamento da unidade.  

Confira, no vídeo produzido pela Prefeitura de Inácio Martins, um pouco da dança típica dos índios Guaranis.


Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados