Cultural / Entretenimento

24/11/18 - 18h27 - atualizada em 26/11/18 às 02h26

Concurso “Irati em Imagens” premia vencedores

Cerimônia de encerramento e premiação aconteceu na noite desta sexta-feira, 23, no Centro Cultural Clube do Comércio

Da redação, com reportagem de Sidnei Jorge


O Concurso “Irati em Imagens” premiou seus vencedores na noite desta sexta-feira, 23, em cerimônia realizada no Centro Cultural Clube do Comércio. O evento contou com a participação de diversas autoridades e da rainha da Festa do Pêssego, Bruna Petranskei. As princesas Joyci Fernandes e Bianca Anciutti, também estiveram presentes.

A organização do concurso ficou a cargo da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, do Centro Cultural Clube do Comércio e da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (ALACS), em parceria com empresas de fotografia e meios de comunicação de Irati.

PUBLICIDADE

Os vencedores foram os seguintes:

Categoria Fotos Atuais

1º Lugar – Leonardo Schenato Barroso – Foto “Refletindo sobre a beleza em Irati”

2º Lugar – Marcelo Kazubek

3º Lugar – Fernando Lucas Kovalski – Foto “O pôr-do-sol te dá boas vindas

Categoria Fotos Temáticas

1º Lugar – Leonardo Schenato Barroso

2º Lugar – Wellington Felipe Chepiloski – Foto “Combatente”

3º Lugar – Adriana Serafim – Foto “Desfile do Corpo de Bombeiros em 15 de novembro de 1957”

Categoria Fotos Especiais

1º Lugar – Rafael Obrzut – Foto “Mini mundo”

2º Lugar – Daniel Tavares – Foto “Estação retrô”

3º Lugar – César Delong – Foto “A simplicidade do nosso povo frente à imensidão de nossas belezas”

Categoria Fotos Históricas

1º Lugar – Adriana Serafim – Foto “Enchente década de 50”

2º Lugar – Ubiratã de Oliveira – Foto “Classificação de batatas na Sociedade Comercial Cerealista Brasileira”

3º Lugar – Diego Alex Pedroso – Foto “Mariano”

PUBLICIDADE

Crescimento do concurso

O presidente da ALACS, Herculano Batista Neto, um dos organizadores do concurso, fala sobre a beleza dos trabalhos apresentados pelos artistas iratienses.

“Tivemos ótimos trabalhos, e eu estou bem feliz pelo lado da academia e pessoal. A gente cria uma expectativa de o pessoal participar ou não, e a intenção é esta: de fazer com que o pessoal mais jovem, que gosta, descubra Irati, seja na história ou no momento atual, utilizando os artifícios que cabem às categorias presentes.

Herculano Batista Neto

Presidente da ALACS

Todo o material produzido pelos fotógrafos será arquivado como patrimônio histórico do município pela ALACS e pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico. Quando necessário, as fotografias poderão ser utilizadas em outros projetos, conforme Herculano.

PUBLICIDADE

O fotógrafo e jornalista Leonardo Schenato Barroso, que venceu em duas categorias, expôs uma foto sobre o Parque Aquático. Ele, que já ganhou prêmios estaduais, nacionais e internacionais, avalia que o concurso está em um nível bastante avançado.

Você vê que os fotógrafos premiados aqui são pessoas que já têm uma bagagem. Eu vejo com muita alegria o quanto a arte da fotografia está bem valorizada no município, sobretudo pela prefeitura, Clube do Comércio e pela ALACS, o quanto está se reconhecendo a importância desta arte na sociedade em geral.

Leonardo Schenato Barroso

Fotógrafo e jornalista

O presidente da Câmara, Hélio de Mello, ressalta que, através das imagens, os fotógrafos registram a história do município. “Temos certeza da grande contribuição que eles deram e têm dado para o município, e que continuem fotografando e filmando, registrando a nossa história. Este registro tem grande importância e é valioso para o município”, frisou.

Leonardo Schenato Barroso venceu o concurso "Irati em Imagens" em duas categorias. Na foto, ele aparece ao lado da foto "Refletindo sobre a beleza em Irati"

PUBLICIDADE

Exposição

A exposição das fotos ficará aberta por alguns dias no Centro Cultural Clube do Comércio, depois segue para o Corpo de Bombeiros, entidade homenageada por conta da comemoração de seus 70 anos em Irati. A Unicentro e o Instituto Federal do Paraná [IFPR] – Campus Irati – também devem expor o material do concurso.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Considerando o ponto de vista da segurança pública, você concorda ou discorda da liberação da maconha?

  • Discordo
  • Concordo
Resultados