Cultural / Entretenimento

20/06/18 - 23h12 - atualizada em 20/06/18 às 23h13

Festa Joanina ou Junina?

A artesã Regina Smolka conta um pouco da história de São João e ensina fazer adereços para as festas desta época do ano

Texto Jussara Harmuch, reportagem Paulo Sava

PUBLICIDADE

Em 24 de junho se comemora o dia de São João e a festa Joanina foi criada em homenagem ao seu nascimento, seis meses antes de Jesus. São João Batista era primo de Jesus e sua mãe Isabel, depois da visita de Maria no início da gravidez, combinou de avisá-la quando o bebê nascesse acendendo uma fogueira bem grande.

Por isso a fogueira é característica da festa Joanina, que passou a ser denominada Junina, combinando com o nome do mês do aniversário de São João Batista. A comemoração se estende até o mês de julho e festeja outros santos como Santo Antônio, dia 13 e São Pedro, 29.

A história de São João foi contada pela artesã Regina Smolka na Super Najuá. Ela também ensinou a decorar um chapéu de palha com pedaço de chita, que pode ser dado como presente, se acrescentar um saquinho de doces típicos destas festas.

PUBLICIDADE

E que tal uma gravatinha caipira ou uma presilha para as meninas? Regina explica como fazer nas quartas do artesanato, dentro do programa Espaço Cidadão, sob o comando de Paulo Henrique Sava.


Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados