Cultural / Entretenimento

22/07/16 - 15h44 - atualizada em 22/07/16 às 15h48

Inscrições para o Fuca têm início na próxima segunda-feira

Divisão de Comunicação Social – Unicentro, campus Irati


Quem gosta de uma boa música não pode perder a sexta edição do Festival Universitário da Canção (Fuca) da Unicentro. O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro no campus Santa Cruz, em Guarapuava. As inscrições para o Fuca começam na próxima segunda-feira (25), e seguem até 25 de agosto. 

Em Irati, foi realizada uma tarde de lançamento do Fuca na última quarta-feira (20). O objetivo foi apresentar o Festival para a comunidade e incentivar mais pessoas a participarem. O vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza destaca a evolução do Fuca ao longo dos anos. 

“Acompanho o Fuca desde a primeira edição, e é possível perceber a cada ano que o número de pessoas que se inscrevem e vão assistir o Fuca aumentou consideravelmente. Muitos viajam de outras cidades para participar. Na última edição, por exemplo, nós presenciamos até um fã clube com faixas e cartazes. Quer dizer, é um evento que tem crescido muito e tem trazido para dentro da universidade uma comunidade que precisa realmente de um momento de lazer e de descontração, e a música tem o poder enorme de levar essa alegria ao povo”, destaca o vice-reitor. 

Para o vice-diretor do campus Irati da Unicentro, Erivelton Fontana de Laat, o lançamento faz com que os interessados já comecem a se preparar para Fuca. “Esse aquecimento é importante para que os artistas locais e os da universidade fiquem atentos aos prazos de inscrição. Esse evento já se tornou tradicional na Unicentro e vem ajudar, cada vez mais, a questão da promoção da cultura local e da música brasileira”, complementa. 

A diretora de Cultura da Unicentro, Érica Dias Gomes lembra que o Festival é dividido entre as categorias de interpretação e composição. A primeira é voltada apenas para o público universitário, seja vinculado a Unicentro ou a outra instituição. Já a composição, para o público em geral. “Após as inscrições, é feita uma pré-seleção, e depois são feitas 40 apresentações na primeira rodada. São 20 músicas da categoria composição, e 20 da interpretação. Destas, ficam para a final dez de cada categoria para então saírem os vencedores”, explica. 

Durante o lançamento do Fuca 2016 em Irati, se apresentaram participantes de edições anteriores. A cantora Carine Nunes esteve no Festival em 2014 e afirma que a apresentação foi um incentivo para sua carreira. Recentemente, ela lançou seu primeiro single. “É importante sim que exista o Fuca para incentivar as pessoas a demonstrarem seus trabalhos, a se dedicarem ao que elas querem realmente, os seus sonhos, os seus projetos”, frisa. 

Se você ficou interessado em participar do Fuca, ou conhece alguém que tem um talento especial para a música, fique atento ao site www.unicentro.br/fuca, que na segunda-feira (25), começa o período de inscrições. 

Vice-reitor destacou o crescimento do Fuca
Carine participou do Fuca em 2014
O professor Carlos Suzuki foi uma das atrações do lançamento
Nelson Cordeiro, agente universitário, participou do Fuca em 2014 e apresentou sua composição no lançamento

Comentários

Enquete

A pesagem de cargas na Estrada de Gonçalves Junior: (envie áudio com opinião 98405-1572)

  • Não é uma boa
  • É uma boa
Resultados