Cultural / Entretenimento

07/08/16 - 20h16 - atualizada em 08/08/16 às 12h23

Irati é sede da Olimpíada de robótica

Fase estadual da Olimpíada de Robótica do IFPR movimentou fim de semana do mundo Geek em Irati

Jussara Harmuch

Fase estadual da Olimpíada de Robótica do IFPR aconteceu no último sábado (06), em Irati

PUBLICIDADE
Aconteceu sábado (06) em Irati, no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior (Batatão), a fase estadual da Olimpíada de Robótica do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Diego Zontini, diretor do Campus do IFPR de Irati, conversou com a reportagem da Najuá e falou dos objetivos do evento. “Esta etapa serve para treinar alunos para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica. Este tipo de ação incentiva a trabalhar com automação para o desenvolvimento de novas tecnologias e ajuda nas disciplinas que envolvem cálculo, como a matemática”, assegura.

Na fase 1, equipes de Irati e União da Vitória competiram entre si e agora, na fase 2, a disputa é ampliada com a vinda de alunos de outras 12 cidades do Paraná, conforme conta a professora Thalita Pimenta, que coordena o curso de informática que organiza o evento. “Hoje tem equipes de Cascavel, Curitiba, Jacarezinho, Foz do Iguaçu, União da Vitória, são mais de 12 campi inscritos. Os alunos precisam superar obstáculos e trajetos e a medida que vão sendo superados, aumentam-se as dificuldades”.

Neste ano, a novidade foram as provas da modalidade Seguidor de Linha. Com o objetivo de completar a pista em menor tempo, as equipes puderam usar robôs construídos com peças de Lego e/ou peças de Arduino. 

E para animar mais ainda, personagens do filme Star Wars como Darth Vader e Jedis, desfilaram entre os competidores.

Personagens do filme Star Wars animaram o evento

Comentários

Enquete

Qual sua avaliação sobre a administração do prefeito Jorge Derbli?

  • Ruim
  • Razoável
  • Boa
  • Ótima
Resultados