Cultural / Entretenimento

07/11/17 - 19h30 - atualizada em 07/11/17 às 19h37

Iratiense terá livro publicado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura

Livro “Memória de Estação: vida e sentimento nos trilhos do trem”, do qual a iratiense Viviane Caliskevstz é coautora, será lançado em dezembro

Da Redação 

Livro vai apresentar fotos e relatos de pessoas que utilizaram a Estrada de Ferro São Paulo- Rio Grande desde a época da vinda de imigrantes europeus para região Centro-Sul
O livro “Memória de Estação: vida e sentimento nos trilhos do trem”, aprovado pelo primeiro edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), patrocinado com incentivo fiscal pela Copel, será lançado no mês de dezembro. A obra resulta de pesquisas científicas em níveis de graduação e mestrado vinculadas ao grupo de pesquisa em Patrimônio Cultural, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A iratiense Viviane Caliskevstz, formada em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) em Irati e mestre em Gestão do Território pela UEPG, é uma das autoras do livro, em conjunto com as também pesquisadoras Nisiane Madalozzo e Martha Batista.

O livro compila fotografias e relatos de pessoas moradoras de cidades cortadas pelo trecho paranaense da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande e sua relação com as ferrovias, incluindo relatos de ex-ferroviários da região de Irati.

PUBLICIDADE
O projeto do livro pode ser visualizado na página www.facebook.com/memoriadeestacao, onde é possível encomendar o livro ao preço de R$ 25, ou em contato direto com as autoras através do Facebook.

Instituições públicas como escolas e bibliotecas de 15 cidades paranaenses, entre elas Irati, que são cortadas por esse trecho ferroviário, receberão exemplares gratuitos, a fim de compartilhar o resultado do trabalho e de fortalecer a memória ferroviária, ao levar em consideração que grande parte dessas cidades se formou e cresceu economicamente em torno das ferrovias.

O lançamento do livro ocorre em duas ocasiões: em Ponta Grossa, na Casa da Memória, no dia 9 de dezembro (sábado), às 17h, e em Curitiba, no dia 10 de dezembro (domingo), às 17h, no Museu Ferroviário de Curitiba, no Shopping Estação. No lançamento, os livros serão vendidos ao preço promocional de R$ 15.

Serviço

Casa da Memória – Rua Benjamin Constant, 318 – anexo ao Complexo Ambiental Manoel Ribas – Centro – PontaGrossa.

Museu Ferroviário de Curitiba – Shopping Estação – Avenida Sete de Setembro, 2775 – Rebouças – Curitiba.

PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

Supermercados abertos em domingos e feriados é uma boa ideia?

  • não
  • sim
Resultados