Cultural / Entretenimento

26/11/16 - 08h58 - atualizada em 26/11/16 às 09h12

“Paz” foi o tema do XI Varal de Poesias Cristina Mosele

Divisão de Comunicação Social – Unicentro, campus Irati

Alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima participaram desta edição do Varal

Todos os anos, o campus Irati da Unicentro celebra a beleza da palavra com a realização do Varal de Poesias Cristina Mosele. Em sua décima primeira edição, o evento presta homenagem a acadêmica que faleceu em 2004, mas que deixou um rastro de sensibilidade e amor. Nesta edição, também foi homenageado o escritor iratiense Leandro Ditzel. 

“Como tudo é peremptório no mundo, ter um evento na décima primeira edição é muito significativo. O Varal de Poesias já faz parte da tradição da universidade, e este ano por conta das turbulências mundiais o tema não poderia deixar de ser outro, a paz. A poesia é uma arma cheia de futuro, então que esse futuro se renove a cada dia e faça com que passemos a acreditar mais na paz e sobretudo, na palavra”, destaca o coordenador do Varal e chefe da Divisão de Promoção Cultural (Diproc), professor Edson Santos Silva. 

Segundo o professor, houve uma acolhida do tema por todos os inscritos com textos do Rio Grande do Sul ao Nordeste. A vencedora da categoria juvenil, Franciele Wasilewski fez questão de comparecer na premiação com seus colegas da Escola Nossa Senhora de Fátima, de Guamirim, localizada no interior de Irati. Aos 14 anos, ela está no nono ano e conta que o tema ajudou muito na hora de escrever. 

“As ideias foram fluindo, fui encaixando no texto e pouco a pouco formou uma poesia. É bem diferente, é um orgulho enorme ser premiada. Nunca imaginei que isso iria acontecer, mas fiquei muito feliz”, afirma a estudante. 

Já a professora de Língua Portuguesa, Idana Cristina Menon era só alegria. Além de Franciele, outra aluna sua, Beatriz Hreciuk ficou com o segundo lugar na categoria. “É o terceiro ano que inscrevo os alunos. Eles são do nono ano, mas desde o sexto trabalhamos a poesia, porque é um estímulo para o lúdico e para o cognitivo deles. Embora a escola esteja no campo e não tenha muitos recursos para estar vindo para a cidade desenvolver projetos de cultura, procuramos lá mesmo trabalhar teatro, poesia, enfim, tudo que o que podemos englobar estamos trabalhando com eles”, salienta Idana. 

Além da premiação e do recital, há alguns anos em parceria com a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul (Alacs), o Varal de Poesias vem prestando homenagens a escritores iratienses. Nesta edição, o autor do livro Metrópole dos Cães e de contos e artigos publicados em jornais, Leandro Ditzel foi o homenageado. Leandro ressalta que o incentivo para escrever veio de seus pais, que sempre estimularam a leitura. 

“Para mim é uma honra estar aqui na Unicentro sendo homenageado neste evento tão importante que há 11 anos acontece aqui. É o reconhecimento para as pessoas que fazem parte da cultura e da arte de Irati e da região, e estão através da sua escrita colaborando para que a cultura possa se aprimorar e crescer cada vez mais”, comemora Leandro. 

Os vencedores do Varal de Poesias Cristina Mosele na categoria adulto são Vanderlei Kroin, de Cascavel (PR), em primeiro lugar; Paulo Cezar Czerevaty em segundo, e Janio Rodrigues em terceiro lugar, ambos são da cidade de Ivaí (PR). Além de Franciele e Beatriz que ficaram com o primeiro e segundo lugar na categoria juvenil, também foi premiada Géssica Emilene Remes, de Irati. 

Franciele (meio) conquistou o primeiro lugar na categoria Juvenil
Leandro Ditzel acompanhado de seus pais durante a homenagem

Comentários

Enquete

A pesagem de cargas na Estrada de Gonçalves Junior: (envie áudio com opinião 98405-1572)

  • Não é uma boa
  • É uma boa
Resultados