Cultural / Entretenimento

16/11/17 - 23h00 - atualizada em 16/11/17 às 23h49

Rio Azul sedia 24º Festival Nacional de Danças Ucranianas em dezembro

Festival acontece no dia 2, às 19h, no ginásio Albinão. Ingressos estão disponíveis a R$ 5, mais um quilo de alimento não perecível

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava 

Rio Azul sediará o Festival Nacional de Danças Ucranianas, pela segunda vez
A cidade de Rio Azul será a sede da 24ª edição do Festival Nacional de Danças Ucranianas, que volta à região depois de três anos. O Festival acontece no dia 2 de dezembro, às 19h, no Ginásio Albino Ianoski (Albinão). Os ingressos estão disponíveis a R$ 5, mais um quilo de alimento não perecível, na Sorveteria Algodão Doce, no Supermercado Martins e no Auto Posto Padroeira, antecipadamente, e no ginásio, no dia do evento. Os alimentos arrecadados serão destinados a uma instituição de caridade.

O evento está sendo organizado pelo grupo folclórico Dunay, anfitrião do Festival. A coreógrafa do grupo rio-azulense, Keyssiane Lekki, participou do programa “Meio Dia em Notícias”, na Super Najuá FM 92,5 nesta quinta-feira (16) e contou mais detalhes sobre os preparativos do Festival.

Confira a entrevista completa com Keyssiane no fim do texto

PUBLICIDADE
Keyssiane frisa que Rio Azul já havia sediado o Festival Nacional de Danças Ucranianas em 2006 e que, na edição deste ano, vai receber grupos folclóricos ucranianos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraguai e Argentina. “Vamos receber 22 grupos, contando conosco, e serão mais de 600 dançarinos, comissões técnicas e autoridades”, destaca. Da região, está confirmada a participação de grupos de Rio Azul, Irati, Mallet, Prudentópolis, Antonio Olinto e União da Vitória que, aliás, tem dois grupos inscritos – Fialka e Kalena, assim como Curitiba, que vem com o Poltava e o Barvinok.

Cada grupo terá seis minutos para apresentar uma coreografia. Alguns dos grupos, que se apresentam em mais de uma categoria, permanecem mais tempo no palco – seis minutos para cada apresentação. Ao todo, o festival deve durar entre três horas e três horas e meia. “O Festival tem as categorias juvenil, adulto e máster. Então, o grupo tem direito a apresentar mais de uma coreografia”, explica a coreógrafa.

O Dunay, grupo folclórico ucraniano da cidade de Rio Azul, conta hoje com aproximadamente 30 integrantes, no infantil e no adulto. “Ensaiamos toda sexta, sábado e domingo, às 19h. Às vezes há uma diferenciação no horário, mas geralmente é nesse horário. A preparação é enorme e a cidade inteira está colaborando. Temos muita ajuda. Está muito corrido, mas será bem gratificante”, comenta. Os ensaios acontecem no pavilhão da igreja ucraniana Santa Terezinha do Menino Jesus.

PUBLICIDADE
Alguns dos grupos folclóricos ficarão hospedados nos hotéis de Rio Azul e outros ficarão alojados nas escolas da cidade, de acordo com Keyssiane. Entre os já confirmados no Festival estão: Solovey (Canoas – RS); Verkhovena, adulto e máster (Maringá – PR); Vesselka (Prudentópolis - PR); Ivan Kupalo (Irati – PR); Soloveiko (Colônia Marcelino – São José dos Pinhais – PR); Helena Kolody (Santa Terezinha – SC); Ballet Ucraniano Kolomeia (Posadas, na Argentina), entre outros.

Segundo a coreógrafa do grupo Dunay, o principal objetivo do Festival Nacional é promover a confraternização entre os grupos folclóricos e expressar a cultura ucraniana a todas as pessoas. Keyssiane ressalta que a finalidade é artística e cultural e não competitiva. “Na nossa região é muito forte a cultura ucraniana, por causa da migração. Temos muita participação nessa parte da cultura ucraniana. Então será um evento de muita expressão e de muito público”, afirma.

Irati sediou o 21º Festival Nacional de Danças Ucranianas em 2014. No ano seguinte, o Festival ocorreu em Porto Alegre (RS) e, no ano passado, voltou a ser realizado no Paraná, na cidade de Antonio Olinto.

O 24º Festival Nacional de Danças Ucranianas tem o apoio da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Prefeitura de Rio Azul, Sicredi, The Folk, Gráfica Digital e Multimídia Produções de Áudio E Vídeo.

Voluntariado

O grupo Dunay está em busca de voluntários com disponibilidade para auxiliar no dia da realização do evento, para servir café e almoço para os dançarinos dos grupos folclóricos participantes e para ser guia deles na cidade de Rio Azul. Interessados devem entrar em contato com Keyssiane pelo (42) 99114-3398 ou pelo https://www.facebook.com/Folclore-Ucraniano-Dunay-258891504237650/, através de mensagem inbox.

Entrevista com a coreógrafa do grupo Dunay, Keyssiane Lekki

Comentários

Enquete

Considerando o ponto de vista da segurança pública, você concorda ou discorda da liberação da maconha?

  • Discordo
  • Concordo
Resultados