Futebol / Esportes

06/04/18 - 01h50 - atualizada em 06/04/18 às 16h56

Gestor do Iraty comenta sobre treinos com portões fechados e proibição de entrevistas

Márcio Fagundes comenta que havia “desequilíbrio” entre as falas dos atletas e a imagem do clube

Edilson Kernicki, com reportagem de Tadeu Stefaniak 

Durante a coletiva de imprensa concedida na manhã desta quinta (5), na sede social do Iraty Sport Club, o gestor Márcio Fagundes comentou duas decisões polêmicas tomadas recentemente pelo clube: realizar treinos com portões fechados e barrar o acesso da imprensa aos jogadores.

Quanto ao recente constrangimento de impedir que os atletas dessem declarações à imprensa, o gestor comparou o episódio às pequenas punições aplicadas a crianças desobedientes. Segundo Fagundes, todo jogador gosta dos holofotes e de ser o centro das atenções, mas devido ao estado psicológico da equipe diante de uma sequência de resultados negativos, eles foram momentaneamente afastados do contato com a imprensa para evitar prejudicar a imagem do clube.

Nesse novo momento, que culmina com a troca de técnico, o gestor considera o episódio superado e a própria coletiva convocada demonstra o interesse do clube em se reaproximar dos meios de comunicação. “Acreditamos que a imprensa é um elemento fundamental no futebol. A partir de agora, eles terão essa liberdade de dar entrevista. Havia um desentendimento muito grande com isso. Por essa razão, os proibimos de dar entrevista. Não proibimos de dar entrevista só à Najuá, mas a toda a imprensa. Podia ser a Globo. Daqui em diante estarão abertas as oportunidades, aos jornais e rádios. Acreditamos na força e no sucesso da imprensa e no futebol do Iraty junto com o técnico Marcelo Buarque”, justifica Fagundes.

OBS: Confira os principais trechos da entrevista coletiva de apresentação do novo treinador do Iraty no fim do texto

Jogadores do Iraty foram recomendados a não conceder entrevistas nos últimos jogos do clube

Treinos com portões fechados

Sobre a realização de treinos com portões fechados, Fagundes compara o estádio a uma casa e diz que não pode manter o portão aberto, senão “entra quem quiser”. Ele assegura que o acesso da imprensa aos treinos será mantido e que a medida não vai afastar a torcida.

Por outro lado, Eduardo Bento Lopes, que também gere o Iraty, contradiz Fagundes e afirma que o acesso da imprensa aos treinos ainda vai depender do acordo que se fizer com o novo técnico, Marcelo Buarque. “Todos os meios de comunicação estão liberados, desde que primeiro conversem com a gestão”, diz.

PUBLICIDADE

Categorias de base

Sobre os registros das inscrições de categorias de base (Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Sub-23), Fagundes observa que as competições de futebol Sub-15 e Sub-17 estão suspensas. Fagundes e Eduardo Lopes, gestores do Iraty, estiveram na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF) nos últimos dias, para o registro de atletas.

Fagundes ressalta que um clube precisa ter sua base, porque nenhum atleta nasce pronto ou, nas palavras do gestor, “nenhum jogador nasce com dois metros”. “O clube precisa ter um caráter de fundamento, de que não é sempre trazer jogador [de fora], mas criar elementos-chave, que são os jogadores da base. Temos aqui uma base de atletas diferenciados, que jogam no profissional. Estamos já engrenados para disputar o Sub-19. O Sub-17 está treinando e o Sub-15 está se formando, porque foram suspensas essas equipes pela Federação”, diz.O treinador de goleiros Marco Antonio, que comanda a equipe do Sub-17, vai comandar também a equipe do Sub-15.

O contrato de Marco Antonio com o clube para comandar as equipes das categorias de base, do Sub-9 ao Sub-17, foi modificado, segundo o presidente interino do Iraty, Antonio Martins Albuquerque (Toninho). “Como fizemos um novo contrato com o grupo gestor, com a empresa, ele será incorporado ao Departamento de Futebol e passará a responder aos nossos novos gestores do futebol. Será uma divisão [de lucros] entre gestores, escolinha e clube”, afirma Toninho.

Comentários

Enquete

Projeto Escola Sem Partido

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados