Futebol / Esportes

05/11/17 - 12h22 - atualizada em 06/11/17 às 20h24

Iraty encerra temporada com derrota em casa diante do Paraná

Azulão terminou a terceira fase do Campeonato Paranaense Sub-19 com seis derrotas em seis jogos disputados

Rodrigo Zub, com informações Paulo Henrique Sava

Com gramado do Emílio Gomes encharcado, Iraty não conseguiu superar o Paraná Clube
Seis derrotas em seis jogos disputados. Última colocação do grupo. Apenas três gols marcados e 26 sofridos. Desta forma, o Iraty encerrou a participação na terceira fase do Campeonato Paranaense Sub-19 de forma melancólica. No sábado, 4, o Azulão se despediu da competição com mais um resultado negativo. Em jogo disputado no estádio Coronel Emílio Gomes, o time comandado por Play de Freitas perdeu para o Paraná Clube, por 2 a 0. 

O Azulão terminou a terceira fase sem pontuar e ficou na última posição do grupo F. Já o Paraná Clube somou 14 pontos e obteve a classificação para a semifinal com o segundo lugar do grupo F. Com dois gols a mais de saldo que o Paraná Clube, o Londrina ficou na primeira colocação. Já o Paranavaí ficou em terceiro lugar com seis pontos e também foi eliminado da competição. 

PUBLICIDADE
Os confrontos da semifinal vão reunir dois dérbis com clubes da mesma cidade. Os duelos serão entre Coritiba e Paraná Clube; Londrina e Portuguesa Londrinense. 

Confira entrevista exclusiva com o treinador Play de Freitas no fim do texto. Durante conversa com o repórter Paulo Sava, ele falou sobre a possibilidade de continuar no clube. 

Paraná define vitória com 2 gols no 2º tempo

Com o objetivo de se despedir de forma honrosa do Campeonato Paranaense Sub-19, o Iraty entrou em campo tentando apagar a má impressão deixada na goleada sofrida em casa contra o Londrina no meio de semana. No primeiro tempo, o Azulão conseguiu segurar o empate sem gols diante do Paraná Clube. 

Entretanto, na etapa complementar, os visitantes abriram o marcador com Alexsson aos 11 minutos. No fim do jogo, Alexsson voltou a balançar as redes e definiu a vitória do Paraná, aos 39 minutos. O Iraty terminou a partida com um jogador a menos após a expulsão do lateral-direito Rigoni.  

Play lamenta falta de apoio da diretoria e fala sobre continuidade em 2018

Goleiro Marcos Gato se esforçou, mas não conseguiu evitar derrota do Azulão
Após a partida, a reportagem da Najuá conversou com o treinador Play de Freitas. Ele repetiu o discurso da entrevista concedida depois da derrota contra o Londrina ao comentar novamente sobre o erro cometido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), que puniu o clube com a perda de seis pontos pela escalação irregular do jogador Léo Boeira no confronto diante do Coritiba, em jogo válido pela segunda fase da competição. Com seis pontos a menos na classificação, o Azulão ficaria de fora da terceira fase. Porém, a FPF reparou o erro e puniu o time com a perda de quatro pontos (um conquistado no empate contra o Coxa e três referentes a pontuação máxima de uma partida). “Fomos penalizados com seis pontos e praticamente estávamos fora da competição. A Federação errou nos cálculos e nós já estávamos descansando, alguns estavam em casa, de férias já. Aí ela voltou os pontos, colocou o Iraty de volta, mas alguns [jogadores] não voltaram. Em termos de resultado não tem o que falar. [foram] Seis jogos e seis derrotas”, afirmou Play. 

O treinador lamentou as dificuldades financeiras do clube e a falta de apoio de outros profissionais, que poderiam auxiliar na preparação dos atletas e buscando recursos para custear viagens, alimentação e outras despesas. “Não tivemos preparador físico, eles trabalharam tecnicamente uma hora ou outra, o condicionamento físico foi muito abaixo dos outros times e nós sentimos muito em relação a isso. Agora terminamos o campeonato da forma que terminamos para não dar nenhum WO”, comentou. 

Com campanha pífia na terceira fase, Iraty terminou na última posição e não pontuou
O clube sequer conseguiu o dinheiro necessário para pagar a taxa de arbitragem da partida contra o Paraná, que foi de R$ 1.271. “Eu consegui arrecadar R$ 470. Então não sei como vai ficar. Tentei entrar em contato com as pessoas que sempre nos ajudam, mas não tivemos nenhuma solução. Segunda-feira, dia 6, vamos ter que ver como vamos levantar esse dinheiro e ressarcir a Federação para que o clube não seja penalizado”. 

Questionado sobre a possibilidade de continuar trabalhando no Iraty em 2018, Play solicitou que a nova diretoria do clube, que será eleita em dezembro, tenha um comportamento diferente deste ano. “Primeiro tem que ter pessoas no nosso corpo docente para trabalhar, preparador físico, pessoas aqui para nos ajudar e correr atrás de patrocínio, ajuda financeira, que é necessária para uma viagem. Que, pelo menos, dê apoio humano, apoio de dar uma abraço, uma palavra de incentivo, entrar no vestiário e falar com os jogadores, nem isso nós tivemos esse ano. Ninguém participou de nada, jogadores nem conhecem os diretores do clube. Eles estão correndo do problema. A gente ficou largado cuidando de tudo. Praticamente resolvi tudo sozinho e sem ter a mínima condição financeira para isso. Corri atrás, corri mesmo e fiz isso com satisfação e vou continuar correndo. Tenho certeza que tem pessoas aqui dentro e em Irati que gosta de futebol para nos ajudar”, desabafou o treinador.  

Play também comentou que sua intenção é continuar dando oportunidade para atletas de Irati e região se o clube optar em disputar competições estaduais em 2018. O treinador adianta que novas peneiradas devem ser realizadas para selecionar os jogadores.  

Confira mais fotos da partida

Imagens: Osmair Turko


Ficha Técnica 

Iraty 0x2 Paraná Clube 

6ª rodada da 3ª fase do Campeonato Paranaense Sub-19 

Data: 04/11/2017 

Local: Estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati 

Árbitro: Andrei da Silva (União da Vitória) 

Assistentes: Zacarias Chumlhak (Guarapuava) e Marco Antonio dos Santos Pepe (Rebouças)  

Delegado: Carlos Alberto Canido Mendez (Inácio Martins) 

Cartões amarelos: Rigoni (Iraty) e Bruno Luiz (Paraná Clube) 

Cartão vermelho: Rigoni (Iraty) 

Gols: Alexsson aos 11 e 39 minutos do 2º tempo  

Iraty: Marcos Gato, Rigoni, Eric, Leonardo Portes (Renan Camponês) e Rambo (Diogo); Alisson Coreia (Baiano), Pedro Henrique (Patrick), Lucas Pinheiro e Luciano (Marcelo); Breno e Cleber (Fusquinha). Técnico: Play de Freitas.  

Paraná Clube: Guilherme, Tawan (Kennedy), Benerick, Paulo Ricardo e Keslley; Matheus, Bruno Luiz (Rian), Matheus Silva e Alan; Alexsson e Gustavo. Técnico: Luciano Sinn.  

Entrevista com o treinador Play de Freitas

Comentários

Enquete

Supermercados abertos em domingos e feriados é uma boa ideia?

  • não
  • sim
Resultados