Futebol / Esportes

05/01/18 - 15h39 - atualizada em 05/01/18 às 15h43

Iraty inicia preparativos para a 2ª Divisão do Campeonato Paranaense 2018

Azulão estreia em casa no dia 10 de fevereiro, sábado, contra o Rolândia Esporte Clube (REC)

Da redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak, Ademar Bettes e João Maria Rodrigues 

O Iraty iniciou oficialmente, nesta semana, os preparativos para a disputa da 2ª Divisão de Profissionais do Campeonato Paranaense 2018. No ano passado, o time ficou a apenas um ponto de subir para a elite do futebol estadual. Nesta temporada, a equipe promete vir com tudo em busca da classificação para a 1ª Divisão do Paranaense.

Para o supervisor, Play de Freitas, depois de conversar e fazer os devidos ajustes com o empresário Eduardo Capelatti (leia-se Boca Marketing Esportivo) e o novo treinador, Adriano Kanaã, se inicia uma nova fase para organizar a equipe. “Vai ser uma correria, porque temos que organizar várias coisas, os jogadores estão chegando, para iniciarmos nosso trabalho visando o campeonato que começa no dia 10 de fevereiro”, destaca.

O Azulão estreia na 2ª Divisão do Paranaense 2018 em casa, no Estádio Coronel Emílio Gomes, no dia 10 de fevereiro, sábado, às 16h30. O primeiro adversário será o Rolândia Esporte Clube (REC), que subiu da 3ª Divisão em 2017.

O novo treinador do Iraty, Adriano Kanaã, promete fazer um grande trabalho em prol do clube nesta temporada. Como jogador, o curitibano iniciou sua base no Paraná; em seguida, atuou no Mato Grosso e, depois da base, voltou ao Paraná, onde jogou no Iguaçu, de União da Vitória; atuou em Santo Antonio da Platina; no extinto União Bandeirante, da cidade de Bandeirantes; depois teve uma curta passagem pelo Cruzeiro (MG) e, devido a uma série de lesões, encerrou a carreira como atleta em 2008.

Desde então, passou a trabalhar como treinador em clubes catarinenses, como o FC Porto, de Porto União (SC) e o Caçadorense, de Caçador (SC); no estado de São Paulo, treinou a equipe do Batatais, time da cidade de mesmo nome; Portuguesa. “Depois vim para Arapongas (PR), tive uma breve passagem por Campo Mourão e estou aqui agora”, relata.

Sobre a vinda para o Iraty, o treinador conta que, inicialmente, entrou em contato com o presidente do clube, Cícero Moreira Gomes (Xirú), através da indicação de um amigo, e perguntou a ele se havia interesse em firmar parceria. O presidente do clube concordou, assim como o gestor do Iraty, Eduardo Capelatti, com quem já trabalhava. O treinador, que estava, a princípio, acertado com o Cascavel, veio para Irati e apresentou sua proposta.

Na foto, o treinador Adriano Kanaã, o presidente Cícero Moreira Gomes (Xirú) e o supervisor Play de Freitas

A empresa Boca Marketing Esportivo firmou o compromisso de trazer atletas para o Iraty, sem ônus para o clube, com o bônus, na venda, com a percentagem do atleta. “Salário, comissão técnica, alojamento, o aluguel de uma casa que tivemos que alugar e várias coisas que envolvem a logística do futebol serão por nossa conta”, revela. Os jogadores de fora ficarão alojados numa república alugada pela gestão do clube. A renda das bilheterias dos jogos deve ficar em 50% para cada um (Iraty e Boca Marketing Esportivo).

Já estão confirmados na comissão técnica o supervisor Play de Freitas; o preparador Marco Antonio e o preparador físico Chico Matchuca. Ronaldo Santos será o auxiliar técnico. O plantel terá entre 35 e 40 atletas, estima Kanaã. “Firmamos uma parceria com o Grêmio Prudente [de Presidente Prudente – SP]. Acabando a competição, todos os atletas daqui, do Sub-23, viajam emprestados para disputar o Paulista Sub-23”, explica.

Segundo o treinador, os jogadores do Iraty que disputaram a 3ª Divisão e conduziram o clube à 2ª Divisão, que foi disputada no ano passado, serão aproveitados conforme as conveniências e conforme o perfil. “Sabemos que são jogadores de qualidade e que têm condições de jogar, tranquilamente, no campeonato”, acrescenta.

Kanaã observa que a formação da equipe preza pela experiência em campo. O treinador responde à crítica que surgiu porque o Iraty estaria contratando jogadores muito “velhos”, na faixa dos 30. “Contratamos cinco ou seis jogadores mais tarimbados. E esses jogadores, com certeza, vão passar bastante experiência para a juventude. Essa mescla, eu acredito que casa muito bem dentro de campo, como várias equipes fazem hoje”, ressalta.

A apresentação oficial da equipe está prevista para ocorrer entre sexta (5) e sábado (6). Os treinos já se iniciaram e devem acontecer também no campo do Pinho de Baixo e do Juventus, além do Estádio Emílio Gomes.

Busca de patrocínio

A Boca Marketing Esportivo iniciou as tratativas para angariar patrocinadores locais para o Iraty Sport Club. “Estamos montando um grupo que vai correr atrás de patrocínio, mesmo porque na gestão existe o patrocínio de marketing esportivo. Estamos atrás porque queremos criar uma identidade, criar um nome, trazer os investidores da cidade para que, num futuro próximo, quando de repente, acabar o nosso contrato, o Iraty não dependa de trazer terceiros aqui para trabalhar e dar sequência no futebol”, afirma Kanaã.

PUBLICIDADE


Comentários

Enquete

Você votaria em Lula para presidente em 2018?

  • Não
  • Sim
Resultados