Futebol / Esportes

06/05/17 - 16h28 - atualizada em 06/05/17 às 16h29

Jogos do grupo do Iraty continuam suspensos

Suspensão prossegue porque liminar concedida ao Grêmio Maringá determina que os jogos ocorram somente depois da decisão em última instância, no STJD

Da Redação, com reportagem de Tadeu Stefaniak, Ademar Bettes e informações de Net Esporte Clube, TJD-PR e FPF

O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) absolveu novamente a Portuguesa Londrinense pela suposta escalação irregular do zagueiro Lucas Luiz Marcato no jogo da primeira rodada da segundona, contra o Iraty. É a segunda vitória do clube no TJD, que antes tinha sido absolvido na comissão disciplinar.

Mesmo assim, os jogos do Grupo A na 2ª Fase da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, do qual o Iraty faz parte, continuam suspensos. Por cinco votos a três, os auditores do TJD-PR decidiram que a Lusa não podia ser condenada por escalar Lucas na partida da primeira rodada da fase de classificação.

O atleta permaneceu durante toda a partida no banco de reservas. Ele havia retornado de empréstimo do Ferroviário/CE, no dia 14 de março, e teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, conforme denúncia protocolada pelo Grêmio Maringá, o clube não informou a transferência a Federação Paranaense de Futebol (FPF), que só teve conhecimento da transação após a partida contra o Azulão.

PUBLICIDADE
Na semana passada, o TJD absolveu o time londrinense por unanimidade, já que o regulamento não diz que a Federação precisa ser avisada sobre um retorno antes do final do empréstimo. A expectativa é que o próprio Grêmio Maringá, que seria a equipe classificada ao quadrangular em caso de punição à Portuguesa, entre com recurso para tentar reverter a absolvição da Lusinha.

A denúncia da Procuradoria do TJD tem como parte interessada o Grêmio Maringá, uma vez que a perda de quatro pontos da Lusa a rebaixaria e o Grêmio Maringá seria classificado. Até o momento, na tabela oficial, o Grêmio Maringá aparece como 9º colocado na 1ª fase, com sete pontos), enquanto que a Portuguesa Londrinense foi classificada para a 2ª fase, por ter ficado na 8ª colocação na fase inicial, com apenas um ponto a mais.

Os jogos continuam suspensos porque a medida cautelar proposta pelo Grêmio Maringá, que foi aprovada na semana passada, continua válida. A medida determina que os jogos só voltem a ocorrer com o trânsito em julgado, isto é, com a decisão em última instância, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Duas possibilidades de a suspensão acabar sem a necessidade de julgamento no STJD seriam a desistência do recurso ou a retirada da medida cautelar ou ambas. Do contrário, a tendência é que o julgamento do caso pelo STJD demore ainda mais um mês.

Se não tivessem sido suspensos os jogos, neste final de semana já deveria ocorrer a terceira e última rodada do primeiro turno da segunda fase, em que o Iraty enfrentaria o Operário, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa; e o União jogaria contra a Portuguesa Londrinense, no Estádio Anilado, em Francisco Beltrão.

O treinador do Iraty, Play de Freitas, comentou a situação da segundona no programa Show de Bola, na Najuá AM 990, na manhã desta sexta-feira (5). De acordo com Play, um comunicado do TJD recebido pelo clube informou que, caso o Grêmio Maringá não apele em instância superior contra a decisão do TJD-PR, a tabela seria definida ainda nesta sexta (5) e a próxima rodada poderá ocorrer na quarta (10).

“[Condeno] A atitude do presidente do Grêmio Maringá, Aurélio Almeida, que é um cara que vive para atrapalhar o futebol, porque nem time ele tem mais. Se ele ganhar a causa, não tem time para colocar em campo. Se ele ganhar, ele não tem jogadores, não tem comissão técnica, não tem nada e não pode inscrever mais atletas na competição”, criticou Play. Daí, surge a expectativa de que o time desista do recurso.

O jogo dessa 1ª rodada da 2ª fase, que deveria ter ocorrido no dia 23 de abril, será entre o Iraty e o União, no Estádio Coronel Emílio Gomes. Até o fechamento deste texto, a FPF não atualizou a tabela com os jogos para a 2ª Fase do Grupo A.


Comentários

Enquete

Supermercados abertos em domingos e feriados é uma boa ideia?

  • não
  • sim
Resultados