Futebol / Esportes

10/12/17 - 23h24 - atualizada em 10/12/17 às 23h29

Prude apresenta elenco para disputa do Campeonato Paranaense 2018

Time será comandado pelo técnico Júlio Sérgio, que foi campeão brasileiro pelo Santos em 2002 e 2004, como jogador

Da Redação, com reportagem de Élio Kohut/Rádio Esperança e informações do Globo Esporte 

Parte do elenco e da comissão técnica do Prudentópolis para o Campeonato Paranaense 2018 e para a Série D do Brasileirão foram apresentados na semana passada, no Estádio Municipal Newton Agibert. A equipe será comandada pelo técnico Júlio Sérgio, de 39 anos, que foi campeão brasileiro em 2002 e 2004, como goleiro do Santos.

O novo comandante do “Tigre” iniciou a pré-temporada que visa a preparação para o campeonato estadual, que inicia em 21 de janeiro, quando o Prude, que ficou em 6º lugar em 2017, estreia contra o atual campeão paranaense, o Coritiba, no Couto Pereira.

PUBLICIDADE
Entre os jogadores que já se apresentaram estão os goleiros Adilson Junior, que veio do Americano (SP), e Pablo (ex-Foz); o lateral direito Nei (que já atuou em grandes equipes do futebol brasileiro como Internacional, Vasco e Paraná e atualmente estava no Almirante Barroso/SC); os zagueiros João Paulo (ex-Cascavel) e Ricardo Lima (ex-River Plate/Uruguai); o lateral Edu Pina, trazido do São Bento (SP); os volantes Cícero, Fernando Gomes e Vitor (ex- J.Malucelli); os meias Wesley (ex-Sobral/CE) e Kairo; os atacantes Jefferson (ex-Barroso/SC); Mateus Oliveira; Dimba (ex-Santos/SP); Lucas Pará (ex-Cianorte) e Robinho (que já jogou no Prudentópolis quando o time se chamava Serrano).

Treinador foi goleiro durante oito anos na Itália

O treinador Júlio Sérgio Bertagnoli, de 39 anos, passou pelo Botafogo/SP, Inter de Bebedouro, Sertãozinho e Francana, times do interior paulista, entre 1999 e 2001, ano que também atuou no J. Malucelli. Voltou para São Paulo em 2002, para atuar no Comercial e, no mesmo ano, foi contratado pelo Santos, time que o consagrou, tendo sido campeão brasileiro em 2002 e 2004. Disputou 41 jogos defendendo a camisa do Alvinegro da Vila Belmiro. Em 2005, foi contratado pelo Juventude (RS) e, em 2006, pelo América (SP).

Ex-jogador do Santos, Júlio Sérgio, será o treinador do Prudentópolis no Campeonato Paranaense
Ainda em 2006, iniciou a carreira internacional, quando foi para a Itália, contratado pela Roma, onde atuou em 60 partidas. Entre 2011 e 2012 foi emprestado para a Lecce/Itália, onde disputou 11 jogos. Encerrou a carreira de goleiro no Comercial (SP), onde disputou cinco jogos.

Antes de se tornar treinador do Prude, foi técnico do CRAC, de Catalão/GO entre 2015 e 2016 e dos times paulistas Sertãozinho e Olímpia, em 2017.

“Todo início é muito difícil. Procurei me preparar, quando estava na Europa, fazendo cursos e me aprimorando. Tive a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do futebol mundial quando era jogador, com treinadores importantes no cenário”, descreve Júlio Sérgio, sobre a carreira como treinador.

O novo treinador do Prudentópolis quer trabalhar com um plantel de até 30 jogadores. “Essa fase é importante, porque é quando os atletas ganham base muscular e força para disputar esse campeonato, que é muito difícil”, adianta o treinador, sobre a pré-temporada.

Estádio Newton Agibert recebe reparos

O Estádio Municipal Newton Agibert está recebendo reparos para acolher os jogos do Campeonato Paranaense e as competições locais ao longo do ano. O secretário municipal de Esportes, Adriano Cardozo, comentou sobre as melhorias.

Prudentópolis iniciou pré-temporada com 18 atletas
“As melhorias do gramado e da infraestrutura do estádio não são apenas para o Prudentópolis, para o Campeonato Paranaense, mas também para as competições amadoras da nossa cidade”, enfatiza. Desde que foi encerrado o campeonato profissional, foi trabalhada a descompactação e houve replantio de parte do gramado. O campo continuou a ser usado em campeonatos amadores ao longo do ano, como o Varzeano.

“Para a estreia do Prudentópolis em casa, o gramado, se não estiver 100% vai estar 90%”, garante o secretário. Para o ano que vem, já se planeja a troca de todo o gramado, com drenagem e irrigação por poço artesiano. Na parte física do estádio, haverá pintura e reparos pontuais para a manutenção, como o corrimão e o guarda-corpo da arquibancada. Também serão executadas a melhorias para que o estádio atenda tanto ao regulamento da Federação Paranaense de Futebol quanto às normas de segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Paranaense 2018 terá novo regulamento

Comissão técnica do Prudentópolis
O Campeonato Paranaense 2018 vai adotar a mesma fórmula de edições antigas do Carioca, com 12 clubes divididos em dois grupos de seis times.

O Prudentópolis está no Grupo B, junto de Atlético, Londrina, Rio Branco e União de Francisco Beltrão – vice da Divisão de Acesso. No Grupo A, o primeiro adversário do Prude, Coritiba, tem a companhia de Cianorte, Paraná, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá – campeão da Divisão de Acesso.

Haverá duas taças em disputa. Na primeira, serão jogos entre os grupos A e B, de forma cruzada. Na segunda, as equipes jogam entre si. Os dois turnos serão decididos em semifinal e final disputadas em jogo único, sem ida e volta, como antes. Os campeões de cada uma das taças disputam a finalíssima do Paranaense, aí, sim, em dois jogos. Se um mesmo time conquistar os dois turnos, será declarado campeão. Os rebaixados serão os que tiverem a pior classificação na soma geral de pontos.

Na primeira rodada, o Prude enfrenta o atual campeão, Coritiba, no dia 21 de janeiro. Na segunda rodada, nos dias 24 e 25 de janeiro, o Prude pega o Cascavel. Em seguida, no domingo (28), o Prude recebe o Foz. No domingo seguinte, 4 de fevereiro, será a vez de enfrentar o Maringá.

No dia 10 de fevereiro, joga contra o Paraná. No dia 14 de fevereiro, enfrenta o Cianorte. No dia 18 serão disputadas as semifinais e no dia 25, a final, entre o vencedor do grupo A e o vencedor do grupo B.

Na disputa pela segunda taça, o Prudentópolis estreia contra o Londrina, em 4 de março. No dia 7 de março, recebe o Atlético. Na terceira rodada, em 11 de março, enfrenta o Toledo, também em casa. No dia 18 de março, disputa contra o Rio Branco. Na quinta rodada, em 21 de março, recebe o União. A semi será em 25 de março e a final será em 28 de março.

A finalíssima será disputada em dois jogos, nos dias 1º e 8 de abril.


Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados