Futebol / Esportes

20/03/13 - 19h42 - atualizada em 20/03/13 às 19h51

Sem a presença do Iraty, 2ª divisão terá mudanças no regulamento

Turno único na primeira fase e hexagonal são as novidades no regulamento da 2ª divisão

Rodrigo Zub


Dez equipes disputam divisão de acesso deste ano
Francisco Beltrão, Colorado, PSTC, Roma Apucarana, Foz do Iguaçu, Grêmio Metropolitano, Grêmio Maringá, Prudentópolis, Cincão e Junior Team. Essas serão as dez equipes que vão disputar duas vagas na elite do Campeonato Paranaense em 2014. O Iraty não irá vai participar da competição, pois não teria direito a uma vaga na segundona. Por esse motivo, a diretoria preferiu não entrar em uma batalha jurídica para disputar o campeonato.

Durante o arbitral realizado na tarde de hoje, 20, na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), ainda foi definida a fórmula de disputa da Série Prata 2013.  Por unanimidade, os dez clubes votaram a favor do regulamento que foi estipulado da seguinte forma: na primeira fase, as equipes jogam em turno único, ou seja, nove rodadas. Os seis clubes que somarem o maior número de pontos garantem vaga no hexagonal final. Os dois últimos colocados na fase de classificação serão rebaixados para a terceira divisão.

Na segunda fase do certame, os seis clubes vão duelar em jogos de ida e volta. Cada equipe irá realizar dez partidas. Ao final desta fase, os dois primeiros colocados garantem automaticamente o acesso a primeira divisão. Esses dois times classificados ainda vão disputar o título da competição em uma última fase eliminatória. A grande final da competição será realizada em dois jogos.

Mudança

A fórmula de disputa da divisão de acesso foi alterada em relação aos dois últimos anos. Em 2011 e 2012, a FPF adotou o sistema de turno e returno. Os campeões de cada turno e mais os dois times de melhor pontuação ao longo da competição garantiam vaga para a fase semifinal. Os vencedores desta disputa ficavam com uma vaga na elite do futebol paranaense.

Datas e tabela

No total, os clubes que conseguirem o acesso vão entrar em campo 21 vezes na segunda divisão. De acordo com a FPF, a segundona terá início no dia 26 de maio e encerramento no dia 25 de agosto. Para cumprir o cronograma, a FPF pretende realizar jogos no meio de semana. Até o momento foram definidos apenas os jogos da 1ª rodada da competição. O representante da região Centro-Sul, Prudentópolis FC estreia fora de casa contra o Foz do Iguaçu, no estádio do ABC. Os outros confrontos serão entre Jr. Team X PSTC, Colorado X Grêmio Maringá, Cincão x Roma Apucarana e Metropolitano x Francisco Beltrão.

A tabela completa da competição será formulada pelo Departamento de Competições da FPF e deverá ser divulgada dentro de dez dias.

 

 

 

Comentários

Enquete

Considerando o ponto de vista da segurança pública, você concorda ou discorda da liberação da maconha?

  • Discordo
  • Concordo
Resultados