Geral / Esportes

14/05/18 - 16h38 - atualizada em 15/05/18 às 18h59

IFPR inaugura ginásio poliesportivo

Novo ginásio deverá abrigar diversas competições esportivas

Paulo Henrique Sava


Alunos, professores e técnicos do campus Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram na manhã de hoje, 14, da inauguração do ginásio de esportes da instituição. A obra levou um ano e meio para ser concluída e deverá abrigar diversas modalidades esportivas.

Participaram da solenidade o reitor do IFPR, professor Odacir Antônio Zanatta, a diretora-geral do campus Irati, Ana Cláudia Radis, o prefeito Jorge Derbli (PSDB), o secretário de Esportes e lazer, Antônio Celso de Souza, o Xoxolo, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia de inauguração, alunos dos cursos da instituição desfilaram com atletas das várias modalidades oferecidas. Eles portavam medalhas e troféus conquistados em competições municipais, estaduais e federais.

PUBLICIDADE

A obra teve um custo de R$ 2,5 milhões, oriundos de recursos do Governo Federal mediante emenda impositiva do Deputado Federal Aliel Machado (PSB). Para Derbli, a nova obra vai beneficiar os moradores da Vila Matilde. "É um presente para a cidade de Irati, não somente para a Vila Matilde, mas para a cidade inteira. Um belíssimo ginásio, e as pessoas que venham ver o que foi feito aqui, uma grande obra, muito boa, que vai atender não somente os alunos do IFPR, mas também os moradores da Vila Matilde e a prefeitura em alguns eventos que possam acontecer, não somente como praça esportiva, mas também com palco, uma estrutura muito bonita e que pode atender a vários eventos. Irati ganhou um presente hoje, através do IFPR", comentou.

Xoxolo afirma que este será mais um espaço que a população ganha para a prática esportiva. "[O IFPR] conseguiu, com muito dinamismo, terminar esta obra inaugurada hoje. Poderemos também receber o espaço que cedemos para eles para poder treinar outras modalidades. É um ganho muito grande não só para Irati, mas para toda a região", afirmou.

Novo Ginásio do IFPR irá abrigar diversas modalidades esportivas
Existe também a possibilidade de uma parceria entre a Secretaria de Esportes e o IFPR para que algumas competições do município, como os Jogos Escolares e os Jogos da Juventude, tenham partidas realizadas no novo ginásio.

A diretora do campus Irati afirma que o ginásio também será aberto para toda a comunidade. Entre as modalidades oferecidas, estão o vôlei masculino e feminino, o vôlei de praia masculino e feminino, handebol masculino, futsal, atletismo e tênis de mesa (nesta modalidade, uma aluna do IFPR Campus Irati é a atual campeã nacional). "Temos várias modalidades, sem contar a dança, temos projeto para atender a comunidade, mulheres do entorno do campus vêm fazer aula de dança conosco e é bem interessante, além de modalidades que venham a surgir, como o basquete, que vem crescendo também", comentou Ana Cláudia.

Outro destaque no esporte são alunos que disputam o xadrez e o vôlei feminino, time que a professora chama de "meninas de ouro".

PUBLICIDADE

Durante a cerimônia, a aluna Isabela Winike falou sobre a importância do novo ginásio, especialmente para as aulas de Educação Física. "Este ginásio poliesportivo atenderá a muitos alunos e a própria comunidade, e vai facilitar muito também para os alunos que são de fora. Para os treinos, dificulta ficar se deslocando daqui do IFPR para fora, então este ginásio será muito bom para os treinos e para as aulas de Educação Física", frisou.

O reitor do IFPR ressaltou que esta inauguração marca uma política de desenvolvimento e estímulo do esporte na instituição, que conta com jogos estaduais, regionais e nacionais. "Os nossos estudantes, mesmo sem ter a infraestrutura, já têm conseguido bons resultados em nível nacional. No ano passado, nós trouxemos 12 medalhas dos Jogos Nacionais, realizados em Poços de Caldas (MG). A gente acredita que a inauguração desta obra possa trazer uma maior infraestrutura de treinamento, para formação de equipes e para competições. Nós queremos é que esta obra esteja aberta à comunidade", frisou.

Além de Irati, outros cinco ginásios serão inaugurados nos campus do IFPR em Umuarama, Ivaiporã, Cascavel, Paranavaí e Jacarezinho. "É uma obra significativa e necessária, e ficamos felizes em poder entregar isto para a comunidade", ressaltou Zanatta.

PUBLICIDADE

O reitor destaca que, dentro do novo ginásio, também serão atendidas outras modalidades, como Judô, Karatê, Taekwondo e Jiu-Jitsu, além de atividades culturais e artísticas. "É importante para a gente poder promover eventos, como formaturas, e isto passa a atender a comunidade como um todo de maneira muito adequada", finalizou.

Estrututura

A obra do Ginásio de Esportes do IFPR foi iniciada em março de 2017. O espaço tem 1.682,74 m² de área construída, contando com vestiários, um depósito, enfermaria e arquibancada para 800 pessoas.

Confira o áudio completo da reportagem


Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados