Geral / Esportes

13/02/18 - 12h52 - atualizada em 13/02/18 às 13h07

Iratiense conquista vaga no Circuito Nacional de Atletismo

Atleta federado em Curitiba conquistou uma vaga na etapa de Porto Alegre, que será disputada entre 09 e 11 de março

Paulo Henrique Sava

O atleta iratiense Héverton Gil conquistou, na última semana, uma vaga no Circuito Nacional de Atletismo, cuja primeira etapa será disputada em Porto Alegre entre os dias 09 e 11 de março. Há cerca de três anos, Héverton, que atualmente tem 20 anos de idade, foi campeão dos Jogos Abertos do Paraná, tendo se sagrado bicampeão no arremesso de peso e campeão no arremesso de dardo.

O atleta participou do programa Espaço Cidadão na última sexta-feira, 09. Ele agradeceu os professores do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, que acreditaram no potencial dele, e contou um pouco da sua trajetória até a conquista da vaga para o Circuito Nacional. 

“Eu sou muito grato aos professores de lá, que eu costumo dizer que foram loucos junto comigo. Ninguém sabia se daria certo, mas a gente tentou. Ficamos lá por dois anos fazendo as competições, foi um período muito produtivo e feliz”, frisou. 

Em 2015, Héverton foi campeão de arremesso de dardo nos Jogos Abertos do Paraná

Depois de ganhar o Campeonato Brasileiro de Juniores em 2015 e de ser recebido com carreata em Irati, a carreira esportiva de Héverton decolou. O garoto passou a residir em Curitiba, pois havia recebido a proposta de um clube para atuar no atletismo. Porém, ele foi colocado para treinar em separado. Para ele, esta foi a parte mais difícil do esporte. “Depois que acabou a temporada, sem me falar nada, eles me dispensaram, e daí eu fiquei cinco meses sem um clube para treinar”, desabafou. 

Entretanto, o atleta comenta que algumas pessoas o incentivaram neste período para que ele não deixasse de treinar. Neste meio tempo, outro clube o procurou e acabou convidando Héverton para iniciar os treinamentos e as competições. Entre elas, está a primeira etapa do Campeonato Nacional de Atletismo, que será realizada em Porto Alegre de 09 a 11 de março. O campeão será definido no final do ano, através do ranking de pontuação dos atletas na competição. “Este é o meu primeiro ano de circuito, estou muito feliz e vamos buscar mais conquistas”, frisou o atleta. 

Héverton irá competir nas modalidades de arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco. Em 2015, ele já havia sido campeão de arremesso de dardo nos Jogos Abertos do Paraná. Porém, o atleta já almeja chegar a um nível mais alto, sonhando em defender o país em competições internacionais. “Isto é mais para o futuro, vamos ganhar experiência primeiro no Nacional e ver depois o que acontece, tentando um sulamericano, quem sabe”, comentou. 

Como exemplos de perseverança no esporte, Héverton citou que se espelha em atletas que atuaram recentemente pelo Iraty Sport Club, como é o caso do zagueiro Sávio, o volante Dan e o goleiro Doni. O atleta ressalta que a etapa do Circuito Nacional em Porto Alegre será a primeira oportunidade em que ele poderá atuar com os melhores atletas do esporte brasileiro. “Título eu não prometo, mas é claro que vamos tentar, não somente por mim, mas por toda esta cidade que sempre me acolheu muito bem. Se não vier um título, pelo menos vamos buscar um pódio. No futuro, a gente tenta um título”, finalizou.

Héverton Gil irá representar o Paraná no Circuito Nacional de Atletismo, cuja primeira etapa será disputada entre os dias 09 e 11 de março, em Porto Alegre

PUBLICIDADE



Comentários

Enquete

Você votaria em Lula para presidente em 2018?

  • Não
  • Sim
Resultados