Geral / Esportes

06/05/14 - 00h41 - atualizada em 06/05/14 às 10h16

Jacopetti recebe homenagem da Federação Paranaense de Basquete

Iratiense foi homenageado como Técnico Honorário do Paraná, em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba
Da Redação

O Prêmio Destaque 2013, da Federação Paranaense de Basketball (FPrB), homenageou atletas, técnicos, clubes, árbitros e personalidades políticas e da imprensa que apoiaram iniciativas para promover o basquete no Paraná ao longo de 2013. Os prêmios foram entregues numa cerimônia realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, no mês de abril. Antonio Alceu Jacopetti, de Irati, foi um dos agraciados com a homenagem. O professor recebeu a láurea de Técnico Honorário do Paraná, pelos préstimos ao longo de mais de meio século na atuação na modalidade do esporte da cesta.

Jacopetti iniciou sua carreira na década de 1960, quando atuou nas cidades de Monte Alegre (hoje Telêmaco Borba), no Paraná, e Itararé, no estado de São Paulo. Desde 1972, o homenageado se dedicou, em Irati, as funções de professor de Educação Física, organizador de competições esportivas e técnico em diversas modalidades esportivas, sobretudo o basquete.

Além de formar centenas de atletas no basquetebol, com várias convocações para competições de âmbito nacional, Jacopetti também é reconhecido pelos inúmeros títulos que sempre evidenciaram o município de Irati no cenário esportivo paranaense.

Jacopetti já havia sido homenageado em abril de 2013 em Irati pelas quatro décadas dedicadas ao basquetebol municipal.

Relembre

Professor Jacopetti ao lado dos familiares presentes na solenidade
Jacopetti ao lado de Hortência Macari- considerada como a melhor jogadora da história do basquetebol


 Perfil

Filho de Alceu e Natália Santos Jacopetti, Antonio Alceu Jacopetti nasceu em Itararé (SP) e se formou na Escola de Educação Física de Desportos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1971. Na mesma instituição, fez os cursos de Técnico Desportivo em Basquetebol e Futebol. Vinte anos depois de graduado, concluiu a pós-graduação em Educação Física Escolar e, em 1993, em Educação Física Adaptada para Deficiência Física e Mental, ambos pela Universidade Gama Filho (UGF – Rio de Janeiro).

Em sua extensa carreira na área, ocupou diversos cargos. Foi professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), na disciplina de Educação Física, entre os anos de 1972 e 2010. Também foi diretor fundador do Departamento de Esportes da Prefeitura de Irati, cargo que desempenhou entre os anos de 1977 e 1981.

Jacopetti também presidiu o Conselho Municipal de Esportes na mesma época, entre 1978 e 1981. Coordenou os Pólos Esportivos de Basquetebol de Irati da Fundação de Esportes do Paraná entre 1986 e 1988.

Nos anos seguintes, de 1989 a 1992, foi coordenador de Educação Física do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati.

Notadamente, Jacopetti se destacou como técnico, ao longo de mais de 40 anos, de seleções de basquete masculinas e femininas no município de Irati.

Atleta

Antes de se tornar treinador, Jacopetti foi jogador de basquete em várias equipes. Entre elas, a Seleção Estudantil de Basquete Sul Paulista em 1967 e 1968, pelo Instituto de Educação Epaminondas Ferreira Lobo, de Itararé (SP). Também foi integrante da Seleção Paranaense Universitária de Basquetebol nos Jogos Universitários Brasileiros, no ano seguinte, em Brasília (DF). Entre 1969 e 1971, antes de se formar, foi atleta de basquete do Círculo Militar do Paraná.

Treinador

Como preparador físico, Jacopetti é responsável pela conquista de uma série de títulos. Acumulou sete títulos estaduais na modalidade basquete nos campeonatos dos Pólos da Fundação de Esportes do Paraná. Obteve medalha de bronze de basquete masculino em 1980 e 1989 nos Jogos Escolares do Paraná e vice-campeão estadual em 1990.

Nas fases regionais dos Jogos Abertos do Paraná, por diversas vezes comandou a equipe campeã.

Mais de uma dezena de atletas treinados por Jacopetti foram convocados para representar o Paraná em Jogos Escolares Brasileiros e em campeonatos da Confederação Brasileira de Basquete.

O treinador também alcançou triunfo na categoria mirim do Campeonato da Federação Paranaense de Basketball, em 1976, 1978, 1984 e 1988 e campeão estadual feminino pré-mirim em 1984.

Ainda como treinador de basquete feminino, foi campeão dos Jogos da Juventude do Paraná em 1991, com vitórias na fase final diante das seleções de Apucarana, Maringá, Londrina e Curitiba.

Em seu auge, foi técnico da Seleção Paranaense de Basquete nos Jogos Estudantis Brasileiros em 1987, em Campo Grande (MS), onde conquistou o vice-campeonato nacional.

Em 1991, foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de cidadão honorário de Irati.

Imprensa

Antonio Alceu Jacopetti também contribuiu com algumas linhas da história iratiense como redator esportivo nos periódicos: O Debate, Correio do Sul e Folha de Irati. No rádio, foi comentarista esportivo nas rádios Difusora, Najuá e Vale do Mel, em Irati, e na Rádio Atalaia, na capital paranaense.

Jacopetti destaca na sua vitoriosa carreira o incentivo de sua esposa Altiva e dos filhos Anderson e Andréia, além do apoio de inúmeros amigos, em especial do professor José Maria Orreda, considerado responsável pela sua vinda e permanência em Irati.

Momentos da carreira de Jacopetti foram exibidos antes da homenagem
Jacopetti ao lado da esposa e incentivadora Altiva

Saiba Mais

Comentários

Enquete

Supermercados abertos em domingos e feriados é uma boa ideia?

  • não
  • sim
Resultados