Geral / Esportes

11/05/17 - 01h50

Professor Jacopetti recebe duas homenagens do Conselho Regional de Educação Física

Jacopetti receberá a Medalha do Mérito da Educação Física e a Comenda da Ordem da Educação Física, maior honraria concedida pelo CREF9/PR

Da Redação 

Jacopetti ao lado da esposa Altiva
O professor Antonio Alceu Jacopetti recebe, nesta sexta (12), a Medalha do Mérito da Educação Física e a Comenda da Ordem da Educação Física, a maior honraria concedida pelo Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná. A entrega das homenagens ocorre durante o jantar comemorativo dos 15 anos do Conselho Regional de Educação Física, em Curitiba.

A Medalha do Mérito da Educação Física foi instituída pelo CREF9/PR e é outorgada anualmente aos profissionais que, no âmbito da Educação Física, tenham se destacado de forma notável ou relevante, bem como contribuído com seu trabalho ou ações para o engrandecimento e defesa da profissão.

Perfil

PUBLICIDADE
Jacopetti é natural de Itararé (SP) e se formou pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1971, onde também concluiu os cursos de técnico desportivo em basquete e futebol.

Na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, cursou pós-graduação em Educação Física Escolar (1991) e em Educação Física Adaptada para Deficiência Física e Mental.

Professor

Ao longo de 41 anos de carreira como professor de educação física, atuou na Escola de Excepcionais Tia Nilza (Curitiba); no Colégio São Vicente de Paulo (Irati); na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (FECLI); no Colégio São Pedro Canísio; no Colégio Antonio Xavier da Silveira; na Escola Nossa Senhora das Graças e na Escola de Educação Especial José Duda Junior (APAE de Irati).

Fora das escolas, foi preparador físico do Iraty Sport Club, entre 1972 e 1976; presidiu a Liga Iratiense de Futebol de Salão, entre 1977 e 1978; foi técnico e preparador físico do Clube Atlético União Olímpico de 1977 a 1980. Também foi o diretor fundador do Departamento de Esportes da Prefeitura de Irati (1977-1981). Ainda, foi professor e coordenador do SESI de 1981 a 1987.

Coordenou os pólos esportivos de basquete e xadrez de Irati da Fundação de Esportes do Paraná, de 1986 a 1988. Entre 1989 e 1992, foi coordenador de Educação Física do Núcleo Regional de Educação de Irati (NRE-Irati).

Ao longo de 17 anos, foi coordenador de Educação Física da Delegacia das APAEs da Microrregião de Irati (1993-2010). Nesse âmbito, foi também o criador dos Jogos Recreativos Regionais das APAEs, já na sua 25ª edição. O evento envolve mais de 400 alunos especiais de dez municípios.

Atleta de basquetebol e futebol

Jacopetti ao lado de Hortência Macari- considerada como a melhor jogadora da história do basquetebol
Nas quadras, Jacopetti foi integrante da Seleção Estudantil de Basquete Sul Paulista, entre 1967 e 1968, pelo Instituto de Educação Epaminondas Ferreira Lobo, de Itararé (SP). No ano seguinte, vestiu a camisa da Seleção Paranaense Universitária de Basquetebol, nos Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília. Em 1970, integrou a Seleção Universitária de Curitiba de Futebol de Salão nos Jogos da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. De 1969 a 1971, foi atleta de basquetebol e futebol de salão do Círculo Militar do Paraná.

Foi jogador de futebol de campo pelo Clube Atlético Fronteira, de Itararé; pelo Clube Atlético Monte Alegre, de Telêmaco Borba; pelo Grêmio Capão da Imbuia e Britânia, de Curitiba e, em Irati, no Iraty Sport Club, no Guarani Esporte Clube, no União Olímpico e no Anata. Também integrou as seleções iratienses de basquete e futsal.

Carreira de treinador

Os principais títulos conquistados como treinador de basquetebol foram:

- Campeão estadual mirim masculino em 1976, 1978, 1984 e 1988;

- Campeão estadual pré-mirim feminino em 1984;

- Medalha de bronze no basquetebol masculino em 1980 e 1989 na fase final dos Jogos Escolares do Paraná;

- Vice-campeão estadual em 1990 na fase final dos Jogos Escolares do Paraná;

-Campeão paranaense de basquetebol feminino nos Jogos da Juventude do Paraná em 1991. Na ocasião, sua equipe venceu Apucarana, Maringá, Londrina e Curitiba na fase final.

Jacopetti também foi técnico da Seleção Paranaense de Basquetebol nos Jogos Estudantis Brasileiros, em 1987, em Campo Grande/MT, obtendo o vice-campeonato nacional.

Vários atletas convocados para representarem o Estado do Paraná em Jogos Escolares Brasileiros e campeonatos da Confederação Brasileira de Basquetebol foram treinados por Jacopetti.

Na imprensa escrita, foi redator esportivo dos jornais O Debate, Correio do Sul e Folha de Irati. Na imprensa falada, foi comentarista esportivo na Difusora, na Vale do Mel e na Rádio Najuá, em Irati e na Rádio Atalaia, em Curitiba.

Premiações recebidas

Recentemente, Jacopetti recebeu o Prêmio Destaque da Federação Paranaense de Basquetebol, em 2014, tendo sido homenageado como técnico honorário do Estado.

Em 2015, recebeu o Prêmio Colmeia de Ouro, da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul (ALACS), pelo seu destaque no âmbito cultural, artístico, educacional e humanístico no cenário regional e paranaense. Também em 2015, foi homenageado pelo Rotary Club, diante do reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade em prol da juventude e do esporte.

Em 1991, recebeu o título de cidadão honorário de Irati, concedido pela Câmara de Vereadores.


Comentários

Enquete

A pesagem de cargas na Estrada de Gonçalves Junior: (envie áudio com opinião 98405-1572)

  • Não é uma boa
  • É uma boa
Resultados