Irati e Região / Notícias

21/10/18 - 10h47 - atualizada em 21/10/18 às 11h15

Aconteceu: Ato contra feminicídio acontece neste domingo em Irati

Iraty inicia planejamento para temporada 2019. Ouça as reportagens que foram destaque na programação da Najuá durante a semana

Familiares e amigos promovem ato “Ivanilda Vive” neste domingo

Um grupo de familiares e amigos de Ivanilda Kanarski, que foi morta a tiros no dia 26 de julho no Parque Aquático de Irati, promoverá um ato neste domingo, 21. O evento, denominado “Ivanilda Vive”, começa às 15 horas. O grupo “MariEllas” está ajudando a família na organização do ato. 

Em participação no programa “Espaço Cidadão” da Super Najuá FM 92.5, a psicóloga do grupo, Rafaela Maria Ferencz e a cunhada de Ivanilda, Franciele Santos, falaram sobre os objetivos do evento.

Novo elenco do Iraty deve ser apresentado no dia 7 de janeiro 

O novo elenco do Iraty Sport Club, que vai disputar a 2ª divisão do Campeonato Paranaense 2019, deve ser apresentado oficialmente no dia 7 de janeiro, segundo o técnico da equipe, Play de Freitas. O início da competição, que estava previsto para a segunda quinzena de janeiro, foi adiado para fevereiro ou, até mesmo, para março. O arbitral será em janeiro. Os jogadores a serem liberados do Londrina para compor o plantel do Azulão se submeterão a exames médicos depois da apresentação do Tubarão, marcada para o dia 2 de janeiro. 

Em entrevista no programa Show de Bola da Super Najuá, o presidente do Iraty, Cícero Moreira Gomes, o Xiru, e o técnico Play de Freitas, falaram sobre preparação do clube para o Campeonato Paranaense 2019 

Amilton Komnitski assume cargo de prefeito interinamente 

O vice-prefeito de Irati, Amilton Komnitski (PSD), assumiu interinamente o cargo de prefeito. Ele deve comandar o Executivo até o dia 13 de novembro. A transmissão de cargo aconteceu na manhã de segunda-feira, 15, no gabinete da Prefeitura. Jorge Derbli (PSDB) se afastou por 30 dias para tratar assuntos particulares. 

A reportagem é Sidnei Jorge (Sidão), com texto e edição de áudio de Paulo Henrique Sava, locução de Nilton Luy e Rose Harmuch. 

Campanha “X Solidário” arrecada mais de R$ 87 mil 

A Campanha “X Solidário” de 2018 superou todas as expectativas dos organizadores. Os resultados foram apresentados na quarta-feira, 17, no Supermercado Ivasko da Avenida Vicente Machado, no bairro Rio Bonito, em Irati. A campanha é realizada anualmente pelo Grupo Ivasko, em parceria com a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI), o Hospital Erasto Gaertner e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

A matéria foi produzida por Paulo Henrique Sava, com locução de Rose Harmuch e Nilton Luy.

Plano de drenagem deve conter medidas para minimizar enxurradas em Irati 

A empresa Ferma Engenharia apresentou o plano de drenagem urbana de Irati, em reunião realizada na Câmara Municipal, há um mês. O trabalho visa adequar a legislação municipal com objetivo de executar obras que reduzam potencialmente as áreas de enxurradas no município. 

Durante a reunião de apresentação do plano, o arquiteto José Tadeu Smolka, que é vice-presidente do Concidade, questionou quais medidas o município está tomando para reduzir os impactos causados pelas chuvas fortes. Smolka conversou com nossa reportagem e falou sobre a importância de criar bacias de contenção para solucionar os problemas de enxurradas, que voltaram a gerar transtornos em Irati na semana passada, com a ocorrência de chuvas rápidas, mas de considerável densidade pluviométrica.

A entrevista foi gravada por Rodrigo Zub.

Almoço em prol de entidades reúne cerca de 800 pessoas em Irati 

Cerca de 800 pessoas participaram do almoço com bingo, promovido pela Estância Jacumasso, nas dependências do CT Willy Laars, em Irati, na sexta-feira passada, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. O evento foi realizado em prol da ANAPCI, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner e da Capela Nossa Senhora Aparecida e Santos Inocentes, do bairro Alto da Lagoa. 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, ressalta que o evento teve boa participação da população iratiense, mesmo com o número de participantes tendo sido menor que o de 2017.

A entrevista foi gravada por Paulo Henrique Sava.

Cida e Ratinho começam a definir transição no governo estadual

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), e o governador eleito, Ratinho Junior (PSD), realizaram na manhã de quarta-feira, 17, no Palácio Iguaçu, a primeira reunião de transição de gestão. Eles conversaram sobre aspectos gerais do Paraná e endossaram o apelo por celeridade na tramitação de alguns projetos de fundo econômico na Assembleia Legislativa. 

O texto da reportagem é do jornal Gazeta do Povo, com entrevistas da AERP e locução de Rose Harmuch e Nilton Luy. 


Sanepar explica pedido de Carta de Anuência para lançamento de efluentes 

Nas últimas semanas, o vereador Rogério Kuhn (PV) questionou a Lei nº 4483/2018, que determina a necessidade de apresentação de uma carta de anuência da Sanepar para lançamento de efluentes na rede de esgoto. A lei municipal foi aprovada em maio, porém o vereador questiona o fato de imóveis antigos também precisarem se adaptar a nova legislação. 

Confira mais detalhes na reportagem de Paulo Henrique Sava. 


Corpo de Bombeiros realiza solenidade militar em comemoração do aniversário de 70 anos 

No dia 8 de outubro, o Corpo de Bombeiros realizou uma solenidade militar em comemoração aos 70 anos de atuação da corporação em Irati. Acompanhe como foi o evento na matéria produzida por Paulo Henrique Sava.

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados