Irati e Região / Notícias

05/11/17 - 10h14 - atualizada em 07/11/17 às 22h23

AconteceuūüďĽūüďĪ - Pol√≠cia prende assaltantes de √īnibus que seguia para o Paraguai

Resumo semanal de notícias em áudio aqui pelo site e também pelo rádio, aos domingos, das 12h30 às 13h10 pela Super Najuá 92,5 FM. Oferecimento, Cavalin Bora supermercados

Oferecimento:

Unidade do Erasto Gaertner é inaugurada em Irati 

A luta contra o c√Ęncer ganhou um grande refor√ßo, com a inaugura√ß√£o da primeira Unidade de Servi√ßo de Oncologia Cl√≠nica Adicional do Paran√°, em Irati. A extens√£o do Hospital Erasto Gaertner passa a atuar no munic√≠pio de Irati, com a proposta de atender tamb√©m aos demais munic√≠pios que integram a Amcespar.

A inauguração da nova unidade foi realizada dia 27 de outubro, em frente à antiga sede da ANAPCI, no Loteamento Pabis. A entidade cedeu o espaço onde funcionava sua sede própria em favor da instalação da Unidade Avançada do Erasto Gaertner em Irati.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com auxílio no texto de Edilson Kernicki e locução de Amilton Ferreira.

PRF e Pol√≠cia Civil prendem quadrilha que assaltou √īnibus em Rio Azul e Mallet

Cinco homens, com idades entre 25 e 35 anos, foram detidos na manh√£ de domingo (29), no km 148 da BR-116, na cidade de Mandirituba, na Regi√£o Metropolitana de Curitiba. A quadrilha foi desarticulada em opera√ß√£o conjunta da Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal (PRF) e o Centro de Opera√ß√Ķes Policiais Especiais (COPE), da Pol√≠cia Civil. Os cinco detidos s√£o suspeitos de cometer dois assaltos em √īnibus de turismo, em Rio Azul e em Mallet, que seguiam para o Paraguai, na noite de sexta (27). As pol√≠cias n√£o divulgaram as identidades dos integrantes da quadrilha.

O ve√≠culo Chevrolet Corsa usado pelos bandidos foi abordado pelos agentes e, em vistoria, foram localizados e apreendidos um fuzil AK-47 e duas pistolas ‚Äď uma de calibre 9 mil√≠metros e outra ponto 45. As tr√™s armas estavam carregadas e prontas para serem usadas no momento da abordagem policial. Al√©m do fuzil e das duas pistolas, a quadrilha possu√≠a tamb√©m cinco coletes √† prova de balas, quatro balaclavas e aproximadamente R$ 15 mil em esp√©cie.

Confira mais informa√ß√Ķes a respeito dos assaltos e da pris√£o da quadrilha na reportagem de Edilson Kernicki, com locu√ß√£o e edi√ß√£o de √°udio de Paulo Henrique Sava.

Juíza julga improcedente acusação de prevaricação contra vereadores de Irati

A a√ß√£o contra o presidente da C√Ęmara de Irati, H√©lio de Mello (PMDB), e o 1¬ļ secret√°rio, Marcelo Rodrigues (PP), foi julgada n√£o procedente. A acusa√ß√£o de prevarica√ß√£o, apresentada pela promotora Gabriela Cunha Mello Prados, da 3¬™ Promotoria de Justi√ßa da Comarca de Irati, foi apresentada h√° sete meses.

Os dois vereadores foram acusados de prevarica√ß√£o, ou seja, de se omitirem √†s suas respectivas fun√ß√Ķes, por n√£o terem lido a recomenda√ß√£o enviada pelo MP para que a C√Ęmara apurasse a exist√™ncia ou n√£o de incompatibilidade, no caso do vereador Wilson Karas (PSD), que era apontado como diretor de uma cooperativa que possu√≠a contrato com a administra√ß√£o municipal.

Essa matéria foi produzida por Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Henrique Sava.

Escolas do NRE de Irati recebem verba do programa Escola 1000

Escolas do munic√≠pio de Irati receberam verbas referentes ao Programa Escola 1000, da Secretaria de Estado da Educa√ß√£o (SEED) do Governo do Paran√°. As escolas Trajano Gracia, em Engenheiro Gutierrez, Luiza Rosa Zarpellon, no bairro Lagoa, e Ant√īnio Lopes J√ļnior (CAIC), no conjunto Fernando Gomes, receberam R$100 mil cada uma para reformas e melhorias na estrutura do pr√©dio das escolas.

Cada escola elaborou um projeto e enviou para o Governo do Estado. Diversas escolas do N√ļcleo Regional de Educa√ß√£o de Irati receberam verbas do programa. Em maio, o Col√©gio Estadual Jo√£o de Mattos Pessoa e o Centro Florestal de Educa√ß√£o Profissional Presidente Costa e Silva receberam verba destinada pelo programa. Nesta nova etapa, outras escolas tamb√©m receberam os recursos.

Acompanhe mais informa√ß√Ķes na mat√©ria produzida por Paulo Henrique Sava, com locu√ß√£o de Amilton Ferreira.

Secretaria de Agricultura cadastra produtores para emiss√£o de Nota Fiscal Eletr√īnica

A Secretaria Municipal de Agricultura de Irati iniciou o cadastramento de produtores rurais, que realizam vendas de produtos para fora do Estado do Paran√°, para a emiss√£o de Nota Fiscal Eletr√īnica. O cadastro est√° sendo feito no setor de Bloco do Produtor.

O novo sistema entra em vigor no dia 1¬ļ de janeiro de 2018, para a comercializa√ß√£o de produtos fora do Paran√°. Quem n√£o estiver cadastrado n√£o poder√° emitir a Nota Fiscal Eletr√īnica. A nota f√≠sica, em papel, n√£o ter√° mais validade a partir de ent√£o.

O secretário Raimundo Gnatkowski (Mundio) e a responsável pelo setor de Bloco de Produtor Rural, Marli Kuzma, convocaram os agricultores a comparecer à Secretaria com urgência durante participação no programa Meio Dia em Notícias, da Super Najuá FM 92,5.

Bartoski defende que agricultores prejudicados por intempéries deixem de pagar dívidas aos bancos

Durante a sess√£o da C√Ęmara realizada na ter√ßa-feira, 31, o vereador Nivaldo Bartoski lamentou a situa√ß√£o dos agricultores familiares iratienses, castigados pelas intemp√©ries clim√°ticas nas √ļltimas cinco semanas, com chuvas acima da m√©dia ao longo de todo o m√™s de outubro.

O vereador disse que vai pedir apoio a lideranças iratienses para que as dívidas com os bancos dos agricultores não sejam cobradas

Confira a reportagem de Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Henrique Sava.

Educação Fiscal contribui para o aumento na arrecadação

A discussão em torno da regulamentação das feiras itinerantes em Irati, durante reunião na Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), na semana passada, também tocou na questão da Educação Fiscal.

Essa reportagem foi produzida por Jussara Harmuch, com texto de Edilson Kernicki e locução de Paulo Henrique Sava.

8ª CIA celebra sete anos de inauguração

O s√©timo anivers√°rio de inaugura√ß√£o da 8¬™ Companhia Independente de Pol√≠cia Militar foi comemorado com uma solenidade realizada no Plen√°rio da C√Ęmara de Irati, na manh√£ do dia 23 de outubro. Autoridades civis e militares da regi√£o participaram do evento, tamb√©m prestigiado por Oficiais e Pra√ßas da Companhia, familiares, amigos e imprensa.

Ao longo da cerim√īnia, militares, civis ou institui√ß√Ķes receberam medalhas e moedas de m√©rito da 8¬™ CIPM, em reconhecimento √† sua contribui√ß√£o na promo√ß√£o da seguran√ßa p√ļblica nos dez munic√≠pios que a abrangem. Policiais militares que completaram dez ou 20 anos de servi√ßo em 2017, sem sofrer puni√ß√£o, foram condecorados, respectivamente, com as medalhas de bronze e de prata.

Confira mais detalhes na reportagem de Tadeu Stefaniak, com locução de Paulo Henrique Sava.

PUBLICIDADE

Coment√°rios

Enquete

Supermercados abertos em domingos e feriados é uma boa ideia?

  • n√£o
  • sim
Resultados