Irati e Região / Notícias

18/02/18 - 11h48 - atualizada em 18/02/18 às 12h21

Aconteceu: Prefeitos se defendem de acusações de improbidade administrativa

Confira os assuntos que foram destaque em Irati e região durante a semana na programação da Rádio Najuá


Programa Aconteceu tem um oferecimento do Supermercado Cavalin Bora, que fica na rua Trajano Gracia, em Irati

Prefeitos de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares se defendem de acusações de improbidade administrativa

A Promotoria de Justiça da Comarca de Teixeira Soares ingressou com uma Ação Civil Pública no Ministério Público do Paraná contra as prefeituras de Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro por improbidade administrativa.  

Na ação, a promotora Ana Caroline Monteiro de Moraes pede que os prefeitos exonerem diversas pessoas contratadas em suas gestões para exercer os cargos de Diretor de Departamento, e pede ressarcimento dos danos ao erário e responsabilidade por ato de improbidade administrativa, com declaração incidental de inconstitucionalidade sobre as leis municipais que autorizam a contratação destes funcionários. 

Em ambas as ações, as sanções foram impostas aos prefeitos Cleonice Schuck (PSB), de Fernandes Pinheiro, e Lucinei Carlos Thomaz, o Lula (PSB), de Teixeira Soares. A promotora ainda solicitou a indisponibilidade dos bens de Cleonice, que de acordo com o MP, possui um patrimônio de quase R$130 mil. Caso a decisão seja descumprida, a multa para cada prefeito será de R$ 500 por dia. Procurada, a Promotora Ana Caroline Monteiro de Moraes não quis se pronunciar sobre o caso. 

Em entrevista, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, comentou que ainda não havia sido notificada pelo Judiciário sobre a ação, e que ficou sabendo sobre ela após a publicação no portal do MP-PR.  

Já o prefeito de Teixeira Soares afirma que sua administração agiu de forma correta ao proceder as contratações. 

=========================================

EMATER realizou dia de campo em Irati

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) realizou no dia 8 de fevereiro, mais um dia de campo na localidade de Barra Mansa, área rural de Irati. Na ocasião, os produtores das comunidades vizinhas tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias de sementes e defensivos aplicados no plantio do milho e do feijão, cuja safra foi bastante prejudicada pelas chuvas registradas na região no mês de janeiro.

O evento foi realizado na antiga escola municipal, que atualmente é utilizada para celebrações de cultos e missas na comunidade.

Confira a reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Juarez Oliveira.

=============================================

Iratiense conquista vaga no Circuito Nacional de Atletismo

O atleta iratiense Héverton Gil conquistou uma vaga no Circuito Nacional de Atletismo, cuja primeira etapa será disputada em Porto Alegre entre os dias 09 e 11 de março. Há cerca de três anos, Héverton, que atualmente tem 20 anos, foi campeão dos Jogos Abertos do Paraná, tendo se sagrado bicampeão no arremesso de peso e campeão no arremesso de dardo.

Durante entrevista no programa “Espaço Cidadão” da Super Najuá FM 92, 5, Héverton agradeceu os professores do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, que acreditaram no potencial dele, e contou um pouco da sua trajetória até a conquista da vaga para o Circuito Nacional.

A entrevista foi gravada por Paulo Henrique Sava.

==============================================

Diácono fala sobre abertura da Campanha da Fraternidade 2018

Teve início na quarta-feira de cinzas, 14, a Campanha da Fraternidade 2018 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema deste ano é “Fraternidade e Superação da Violência”, e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

O diácono permanente Agostinho Basso destaca que a violência vem oprimindo principalmente as pessoas mais necessitadas da sociedade e é uma realidade de todos os tempos. O diácono comenta ainda que a violência começa de várias formas, e muitas vezes dentro de casa, podendo ser velada e nem chegar ao conhecimento dos demais familiares. Isto pode deixar profundos traumas na pessoa que sofre com este tipo de violência.

Confira a entrevista gravada por Paulo Henrique Sava.

=========================================

Diretora técnica do Hemepar de Irati fala sobre doação de medula óssea

Os mais belos gestos de amor são feitos geralmente em favor de pessoas que nem sequer chegaremos a conhecer. Este foi o caso de um iratiense que teve a medula óssea liberada para doação após passar por diversos exames no Hemepar. Ele passou recentemente por uma doação de sangue e decidiu doar também a medula óssea. Agora, o paciente aguarda apenas o resultado de outros exames para efetivar a doação.

A médica Larissa Mazepa, diretora técnica do Hemepar de Irati, falou a respeito da doação de medula óssea durante o programa Espaço Cidadão desta terça-feira, 13. Ela destacou que a doação de medula apresenta restrições a pessoas que tiveram enfermidades que podem ser transmitidas pelo sangue. Por exemplo, pessoas que tiveram Hepatite B ou C estão impedidas de doar medula ou sangue por até 1 ano.

===========================================================================================

Psicóloga fala sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A psicóloga Rafaela Maria Ferencz participou do programa Espaço Cidadão nesta segunda-feira, 12, e falou sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Ministério do Desenvolvimento Social. 

O programa é oferecido pela Proteção Social Básica do município e está vinculado ao trabalho dos CRAS, que em Irati funcionam nos bairros Lagoa, Vila São João e Canisianas. Ele se configura através de grupos de convivência e oficinas específicas. Rafaela explicou de que forma serão oferecidas estas oficinas. 

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados