Irati e Região / Notícias

29/04/18 - 10h48 - atualizada em 30/04/18 às 08h12

👂🎙️Aconteceu: Prefeitura de Irati divulga valor gasto com revitalização de Chafariz

Delegado fala sobre prisão de homem suspeito de incendiar Centro de Eventos Italiano. Confira esse e outros assuntos que foram destaque na semana em Irati e região

Prefeitura de Irati divulga valor gasto com revitalização de Chafariz

A resposta solicitada na semana passada pelo vereador Roni Surek (PROS) a respeito dos gastos com a revitalização do chafariz da praça Etelvina de Andrade Gomes, em frente da igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, em Irati, foi lida na sessão da Câmara realizada na terça-feira, 24.

Acompanhe mais detalhes na reportagem de Jussara Harmuch, com locução de Paulo Sava e Ademar Bettes

Delegado fala sobre prisão de homem suspeito de incendiar Centro de Eventos Italiano

Um homem de 30 anos, suspeito de ter provocado o incêndio que causou a morte de uma pessoa carbonizada e destruiu o Centro de Eventos Italiano, em Irati, na madrugada do dia 26 de fevereiro, foi preso no início da manhã de ontem. A prisão ocorreu em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Irati.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Nilton Luy e Rose Harmuch

 
Cohapar entrega 29 casas no interior em Rio Azul

Vinte e nove famílias de pequenos produtores rurais de Rio Azul ganharam novas moradias com a entrega das chaves de unidades habitacionais pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Prefeitura, no dia 19 de abril. Na mesma ocasião, foram assinados os contratos para a construção de mais 48 casas na área urbana.

Confira mais detalhes na reportagem de Edilson Kernicki, com locução de Rose Harmuch e Nilton Luy

Chiqueto recorre de desaprovação de contas da Câmara de Rebouças

O vice-prefeito de Rebouças, Fabio Marcelo Chiqueto, que exerceu o cargo de presidente da Câmara de Rebouças no ano legislativo de 2013, apresentou recurso contra a desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) devido ao vínculo de parentesco entre a então controladora interna do Legislativo, Neusa Salete Taffarel, e a controladora Marinês Taffarel, que são irmãs.

A reportagem é de Paulo Henrique Sava, com locução de Ademar Bettes e Rose Harmuch, e texto de Edilson Kernicki

Feira de Malhas de Imbituva segue até o dia 20 de maio

Repaginada para acompanhar a tecnologia empregada na produção das malhas, a 34ª Feira de Malhas de Imbituva aposta numa nova marca: a feira passou a se chamar FEMALI. Ao longo de um mês inteiro, o evento tem a expectativa de superar o recorde de público do ano passado, que foi de 75 mil visitantes, e de bater o recorde de vendas: 360 mil peças.

A Feira acontece no Pavilhão Francisco Barros em Imbituva até o dia 20 de maio, com horário de funcionamento das 9 às 20h, de segunda a quinta, e das 9 às 20h30 aos sábados, domingos e feriados.

O presidente da Associação das Malharias de Imbituva, Verli Moleta, explica que a mudança do nome da Feira atende a necessidade de modernizar o evento na mesma medida que os produtos.

A entrevista foi gravada por Paulo Henrique Sava

Prefeitura de Irati poderá resolver problema do aterro sem transbordo do lixo

A Prefeitura de Irati poderá adotar nos próximos dias uma nova solução para o problema do aterro sanitário. O Executivo deve abrir, nos próximos dias, um edital de licitação para instalação de uma indústria de transformação do lixo no município.

Em 2017, o Ministério Público deu um prazo para que o Executivo desativasse o aterro sanitário do Pinho de Cima até o mês de dezembro. Porém, este prazo foi prorrogado e vai até o dia 31 de maio. Até lá, a empresa que utilizará gratuitamente o lixo iratiense deverá estar instalada.

De acordo com a secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Lozinski, a pasta vem tentando encontrar uma solução para o problema dos resíduos sólidos em Irati.

Confira a reportagem de Paulo Henrique Sava, com locução de Anderson Harmuch

Emenda altera pontos discordantes na lei do Conselho do Meio Ambiente

O vereador Rogério Kuhn (PV) solicitou vista ao projeto 30 que altera a lei nº 2.436/2006, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Irati, logo que entrou em pauta para ser votado, no dia 10, mas não apresentou emenda na sequência. O projeto entrou novamente na pauta da sessão do dia 17 e desta vez, foi Nilvaldo Bartoski (PSDB) quem pediu vista.

Confira mais detalhes na reportagem de Jussara Harmuch, que tem locução de Rose Harmuch

Polícia Militar realiza evento em comemoração ao Dia de Tiradentes

Na manhã de sábado, dia 21 de abril, policiais militares e equipes do Corpo de Bombeiros e da Patrulha Escolar realizaram solenidades em comemoração ao dia de Tiradentes em todo o Paraná. Em Irati, a solenidade ocorreu em frente a sede da 8ª Cia. Vereadores, secretários municipais, familiares dos policiais homenageados e também o prefeito de Irati, Jorge Derbli, estiveram presentes durante o evento.

Na oportunidade, foram entregues medalhas a policiais que estão atuando há vários anos na corporação. Com 30 anos de Polícia Militar, o 3º Sargento Edenílson Gonçalves recebeu a medalha de ouro. O soldado Milton Ginko recebeu as medalhas de bronze e prata por estar há 20 anos na Polícia Militar.

Em entrevista ao repórter Paulo Sava, o Major Joas falou sobre a importância de homenagear estes profissionais que se destacaram ao longo dos anos, nas ocorrências, e que “são exemplos para outros policiais”.

Lixões clandestinos são encontrados em Irati

Denúncias anônimas levaram guardas municipais e funcionários da Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati a encontrar muito lixo jogado em terrenos baldios na cidade. Nos terrenos vistoriados, foram encontrados lixo orgânico, material reciclável, eletrônicos, eletrodomésticos e móveis em alguns pontos.

Cinco locais foram vistoriados pelos funcionários e Guardas Municipais: um terreno localizado entre a Vila Matilde e a Vila Flor, além de outros locais nos bairros Tucholka, Pedreira, Jardim das Américas e na entrada de uma antiga olaria, na região entre Engenheiro Gutierrez e a Vila São João.

Conforme a secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Lozinski, muitas pessoas acabam descartando seu lixo em bairros mais afastados, o que dificulta a identificação das mesmas e dos seus veículos.

Comentários

Enquete

Você concorda com o uso do celular em sala de aula?

  • não
  • sim
Resultados