Irati e Região / Notícias

22/07/18 - 13h57 - atualizada em 23/07/18 às 15h39

Aconteceu: Severina Pereira da Silva recebeu título de Cidadã

Câmara lançou livro "Rio Azul: 100 Anos – Olhares Sobre a História". Ouça as reportagens que foram veiculadas na Rádio Najuá na semana que passou

Expotabaco está acontecendo em Rio Azul

A 3ª edição da Expotabaco está acontecendo neste domingo, 22, no Centro de Eventos Martins, em Rio Azul. O evento terá sua arrecadação revertida em prol da manutenção do Lar dos Velhinhos de Rio Azul.

Em entrevista no programa Meio Dia em Notícias na última segunda-feira, 16, o secretário do Lar dos Velhinhos e um dos organizadores da Expotabaco, Miguel Zub, destacou que a esta iniciou como uma forma de agradecimento dos fumicultores pela produção anual. Já o Assistente Social, Robison Godoy de Almeida, falou sobre a estrutura do Lar dos Velhinhos. Confira um trecho da entrevista.

Severina Pereira da Silva recebeu título de Cidadã Honorária de Irati

Por ocasião do aniversário de 111 anos de Irati, a Câmara Municipal prestou homenagem para algumas mulheres que exerceram o mandato de vereadoras. A solenidade aconteceu na noite do dia 12 de julho.

Severina Pereira da Silva, Maria Helena Sékula Smolka, Ieda Regina Schimaleski Waydzik e Otília Setenarski, receberam a honraria das mãos do presidente Hélio de Mello. Avany Caggiano Santos e Maria Zuleika Onesko estavam ausentes e foram representadas por seus familiares. Na mesma noite, houve a entrega do título de Cidadã Honorária à Severina Pereira da Silva. 

A reportagem é de Jussara Harmuch

Câmara lança livro "Rio Azul: 100 Anos – Olhares Sobre a História"

A Câmara Municipal de Rio Azul, em sessão solene realizada no dia 11 de julho, lançou o livro “Rio Azul: 100 Anos – Olhares Sobre a História”.

O livro tem prefácio assinado por Ceslau Wzorek, co-autor do livro sobre os 70 anos de Rio Azul, ao lado de Reinaldo Valascki. Oito autores elaboraram o livro a respeito do Centenário de Rio Azul, idealizado pelo secretário-executivo da Câmara Municipal, José Augusto Gueltes. Além dele, assinam a co-autoria da obra: o chefe de Gabinete e secretário de Indústria e Comércio de Rio Azul, o doutor Joélcio Gonçalves Soares; o jornalista da Rádio Najuá, Rodrigo Zub; a jornalista Sandra Mosson; o professor Ivan Gapinski; o instrutor de fumo e idealizador do filme “No Meu Tempo Era Assim”, Romualdo Surmacz; o servidor público municipal Teobaldo Mesquita e o administrador e estudante de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), Felipe Cheremeta.

A reportagem é de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki e locução de Amilton Ferreira

Enezito Ruppel assume presidência do Rotary Club de Irati

Enezito Ruppel assumiu a presidência do Rotary Club de Irati até 2019. Ele substituiu José Maria Grácia Araújo, que presidiu a instituição nos anos de 2017 e 2018.

Além de Enezito, a diretoria do Rotary Club será composta, nos próximos dois anos, pelo secretário Wanderlei Perdoncini; tesoureiro Miguel Stefanovicz Primo e protocolo João Salim Chami.

Em entrevista no programa “Meio Dia em Notícias”, Enezito falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Rotary.

Gestor do Conder presta informações sobre convênio da Patrulha Rural

O Chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Igor Felipe Zampier, se pronunciou na Tribuna Livre da sessão desta semana da Câmara Municipal, sobre o convênio entre o governo estadual com a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) para a execução da Patrulha Rural, através do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional (Conder).

A reportagem é de Jussara Harmuch

Câmara de Rio Azul inaugura painel comemorativo ao Centenário

Duas solenidades marcaram as atividades comemorativas relacionadas ao Centenário de Rio Azul na Câmara Municipal. A primeira delas, no dia 10 de julho, concedeu homenagens a 36 ex-vereadores vivos; Menção Honrosa ao Circo Zanchettini e inaugurou o painel comemorativo alusivo ao Centenário, com pinturas dos artistas plásticos Madalena Ianoski e Laércio Soares da Silva.

O painel comemorativo é formado por cinco grandes quadros que, juntos, formam uma linha do tempo, numa única peça, e narra passagens históricas, costumes, tradições e a fauna e a flora do município.

Confira como foi a inauguração do painel comemorativo na reportagem de Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki e locução de Rose Harmuch.

Proposta que modifica Rua da Cidadania ignora Conselho de Cultura

O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Irati, Wellington Costa, participou do programa “Meio Dia em Notícias” de terça (17) e manifestou o posicionamento do órgão no que se refere à divergência que envolve a Rua da Cidadania na sua concepção. Criada através da lei municipal 3.763/2013 com a finalidade de servir como espaço cultural e turístico, a Rua da Cidadania ocasionou o fechamento da Travessa Frei Jaime, entre as ruas Coronel Emílio Gomes e Alfredo Bufrem para a circulação de veículos, o que trouxe dor de cabeça aos comerciantes.

A reportagem é de Jussara Harmuch e Rodrigo Zub, com texto de Edilson Kernicki

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados