Irati e Região / Notícias

03/07/18 - 16h40 - atualizada em 03/07/18 às 16h54

Amcespar comemora 35 anos em evento com atuais e ex-prefeitos da região

Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná homenageou ex-presidentes da entidade em evento realizado na quinta-feira (28)

Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava e informações do Hoje Centro-Sul 

Amcespar reuniu ex-prefeitos para comemorar 35 anos da entidade durante reunião ordinária da instituição

A Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) comemorou, oficialmente, seus 35 anos de fundação na quinta-feira (28), em evento realizado na sede da entidade, em Irati, na mesma ocasião da reunião ordinária da instituição. No evento, foram homenageados ex-prefeitos que presidiram a associação, fundada em 25 de março de 1983 e que atualmente abrange dez municípios: Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

PUBLICIDADE

Dos 20 ex-prefeitos que já presidiram a associação, dez compareceram ao evento e receberam placas comemorativas: Antônio Toti Colaço Vaz (Irati), Gilberto Agibert Filho (Prudentópolis), Alfredo Van Der Neut (Irati), Felipe Lucas (Irati), Mário Pietroski (Rio Azul), João Pedrolin Toledo (Rebouças), Vicente Solda (Rio Azul), Otoni da Silva Pires (Teixeira Soares), Sérgio Stoklos (Irati) e Claudemir dos Santos Herthel (Rebouças). Entre os sete ex-prefeitos que não compareceram, cinco justificaram a ausência. Outros três já são falecidos.

PUBLICIDADE

“Nesses 35 anos, tem que ser olhado um pouco para trás e ver o que já foi conquistado no passado, desde sua criação. E o Toti é um símbolo da Amcespar, de quando foi constituída essa entidade, em 1983. Ele é o primeiro presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná. Dali veio seguindo com muitas conquistas. E hoje não é diferente. Tive outro mandato lá atrás, quando a Amcespar conseguiu a criação da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, que faz parte da segurança da nossa região; o ‘braço’ do [Hospital] Erasto Gaertner, que também é um marco histórico para nossa região; assim como essa ligação da PR-364 [pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul]. Esperamos que seja feito o marco histórico da industrialização da nossa região”, frisou o presidente atual da Amcespar, Júnior Benato, prefeito de Inácio Martins, durante evento de lançamento do edital para a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no domingo (1º).

Além dos ex-prefeitos que presidiram a Amcespar, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, foi homenageada por ser a única mulher da região a comandar um município. Cleonice aproveitou a oportunidade e fez uma reflexão em que destacou a importância do papel da mulher na atualidade.

PUBLICIDADE

Em paralelo às comemorações, foi realizada a reunião ordinária da Amcespar, em que foi apresentada aos prefeitos a Incubadora de Negócios Irati (INETI), lançada na semana passada e gerida pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). A presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Centro-Sul (ADECSUL), Estela Mara Rosa, destacou as ações da região turística da “Terra dos Pinheirais”, que engloba os municípios da região e destacou o objetivo que a agência conquiste meios de correr atrás de projetos que potencializem o turismo regional.

Representantes da Receita Estadual esclareceram aos prefeitos como eles podem ampliar o volume de recursos arrecadados a partir do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ainda que todos os municípios da Amcespar tenham apresentado melhora na arrecadação se comparados ao ano anterior, conforme relatório provisório divulgado na semana passada, o presidente da associação, Júnior Benato, ressaltou que é possível contestar números e obter ampliação de repasses, comprovando ações ou assinando Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Ainda durante a reunião, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a empresa que vai receber os resíduos sólidos coletados pela HMS e transformar o material em madeira biossintética.

Representantes da Receita Estadual abordaram ações que os gestores municipais precisam executar para melhorar os índices que compõem o FPM e o ICMS

Já a presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa, comentou o trabalho desenvolvido pela entidade na área de turismo

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados