Irati e Região / Notícias

15/10/18 - 17h05 - atualizada em 15/10/18 às 20h02

Amilton Komnitski assume interinamente prefeitura de Irati

Prefeito se afastou por 30 dias para tratar de assuntos particulares. Vice deve comandar Executivo até o dia 13 de novembro

Paulo Henrique Sava, com reportagem de Sidnei Jorge

Cerimônia de transmissão de cargo na prefeitura de Irati foi realizada na manhã desta segunda-feira

O vice-prefeito de Irati, Amilton Komnitski (PSD), assumiu interinamente o cargo de prefeito. Ele deve comandar o Executivo até o dia 13 de novembro. A transmissão de cargo aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, no gabinete da Prefeitura. Jorge Derbli (PSDB) se afastou por 30 dias para tratar assuntos particulares. 

Komnitski afirmou que este será um período de muito trabalho, especialmente no interior do município, uma vez que as chuvas constantes dos últimos dias têm piorado as condições das estradas rurais. O prefeito interino lamentou a saída do secretário de Viação e Serviços Rurais, Anselmo Stadykoski. “Prometo que vou trabalhar diuturnamente para endireitar as coisas que forem possíveis. Vou pedir a Deus que me ajude e o resto vou fazer sozinho. Não adianta estabelecer metas e não cumprir. Temos que pensar nos problemas de agora, que são as estradas e a saúde pública.”, comentou.

PUBLICIDADE

Sobre os rumores de que poderia exonerar servidores comissionados, Komnitski disse que não vai alterar o quadro funcional do Executivo. “Vai ficar tudo como o Jorge colocou, porque foi ele quem colocou os secretários e eu não quero mudar nada. Quero viver em paz, porque às vezes uma modificação que você faz não dá certo. Somente se alguém pedir demissão, aí eu tenho que aceitar, do contrário não. Eu sou uma pessoa do bem, se alguém não gosta de mim é porque não gosta de ninguém, pois eu procuro ser ‘paizão’ sempre”, frisou.

Ao ser questionado sobre o substituto de Anselmo, o prefeito interino diz que foi orientado a indicar até mesmo um integrante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para assumir o cargo. “Não adianta colocar uma pessoa que não entende disso. Você sabe como estão as chuvas, e temos que ver alguém que pelo menos colabore conosco”. O anúncio do novo secretário de Viação e Serviços Rurais deve ocorrer ainda nesta semana.

PUBLICIDADE

Derbli comenta que sua saída temporariamente representa uma oportunidade de o vice-prefeito comandar o Executivo por 30 dias. Ele também ressaltou o bom relacionamento com Komnistki. “A posse foi tranquila, o Amilton tem experiência e competência e vai fazer um bom trabalho. Eu estou confiante e desejo sucesso a ele nesta empreitada”.

Secretários e vereadores acompanharam a cerimônia de posse no gabinete do prefeito Jorge Derbli

O prefeito afirmou que realizará algumas viagens e resolver problemas pessoais no período de afastamento. Ele destaca que não vai receber nenhum vencimento enquanto estiver afastado, conforme determina a Lei Orgânica Municipal. “Independentemente de outras pessoas que pegam atestado médico e ficam recebendo para ir passear, pescar e outras coisas. Isto não me compete, então eu abri mão do salário, o que é justo e correto, para cuidar dos assuntos particulares”.

Derbli diz que não fez nenhum pedido especial ao prefeito interino. “Eu deixei a caneta cheia para ele, para que toque a prefeitura e os trabalhos do jeito que achar mais conveniente. Então, ele pode fazer o que quiser no município, pois o prefeito tem esta prerrogativa de fazer as coisas, alguma mudança no secretariado, nos cargos, enfim, o Amilton tem carta branca para fazer o que desejar. Tudo o que ele fizer é de responsabilidade dele”, frisou.

PUBLICIDADE

Conforme Derbli, o saldo financeiro do município é de aproximadamente R$ 14 milhões nas contas bancárias. No entanto, existem pendências que precisam ser pagas, como o custo de compra e conserto de equipamentos do Pátio de Máquinas. “Nós temos agora um período de muitas chuvas e que depende de muitos equipamentos para arrumar as estradas, mas está tudo programado e continuam os trabalhos como vinham sendo feitos”.

Derbli ressaltou que Komnistki deverá dar atenção especial à área da saúde. “Ele já vem trabalhando na saúde desde o início, inclusive a indicação da secretária Magali [Salete de Camargo] partiu dele, e eu concordei. Agora, ele, com a caneta na mão, poderá implantar algumas modificações e melhorias na saúde, visto que ele já tinha este comprometimento e vinha trabalhando nisso, mas agora poderá fazer alguma mudança que ele achar conveniente”, finalizou.

Vice Amilton Komnitski (direita) terá a oportunidade de comandar o município durante 30 dias

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados