Irati e Região / Notícias

07/02/19 - 14h56 - atualizada em 07/02/19 às 15h01

CEEBJA abre matrículas para o ano letivo de 2019

Interessados podem procurar a sede da escola na Rua Trajano Gracia

Paulo Henrique Sava

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Irati está com matrículas abertas para o ano letivo de 2019. A escola é destinada para pessoas com mais de 15 anos e que deixaram de estudar há alguns anos, especialmente jovens, adultos e idosos.  

“Ela permite que o aluno retorne aos estudos e os conclua em menos tempo, proporcionando uma qualificação melhor para ele conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou o professor de história, Gilberto Ivan Dias Soares.

A escola funciona desde 2015 na Rua Trajano Gracia, esquina com a Rua Dr. José Augusto da Silva, oferecendo instalações amplas e confortáveis. Atualmente, o CEEBJA conta com 540 alunos matriculados; este número tende a crescer ao longo do ano.

PUBLICIDADE

Quem estuda na instituição tem a vantagem de otimizar o seu prazo de formação. Para se matricular no Ensino Fundamental, o aluno precisa ter 15 anos completos e o tempo para conclusão é de aproximadamente dois anos; já para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos e o tempo de conclusão é de cerca de um ano e meio.

O CEEBJA oferece duas modalidades de ensino: individual e coletiva. Na modalidade individual, o aluno se matricula em até quatro disciplinas por vez; na coletiva, cada turma deve ter pelo menos 25 alunos, com algumas vagas ainda disponíveis.

A escola oferece vagas nos períodos da manhã, tarde e noite. “Dentro destas quatro disciplinas, o aluno pode estudar em qualquer um dos turnos”, frisou o professor.

PUBLICIDADE

Trabalho Social

Soares destacou também o trabalho social realizado pelo CEEBJA. Conforme o professor, alguns alunos têm problemas de saúde e são monitorados pelo INSS. Estas pessoas frequentam a escola utilizando salas especiais. Nestes locais, os professores das disciplinas contam com o apoio de tutores exclusivos para ministrar as aulas. “Quando temos um pouco de dificuldades, dependemos do trabalho deste professor tutor”, declarou. Estas pessoas são atendidas exclusivamente nas salas do térreo da instituição.

Alunos de outras escolas que atendem os pré-requisitos e não conseguem manter regularidade de frequência às aulas também podem se matricular no CEEBJA. “Muitas vezes eles já fugiram da faixa etária, por ter perdido algum ano na escola. Eles vindo, terão a oportunidade, com tempo flexível na escolha de algumas disciplinas, de terminar o seu estudo com mais facilidade”, completou Soares.

PUBLICIDADE

Matrícula

Para fazer a matrícula, o interessado deve comparecer à escola levando RG, Histórico Escolar, Certidão de Nascimento ou Casamento e um comprovante de residência (conta de luz ou água).

Mais informações no CEEBJA, localizado na Rua Trajano Gracia, 273, ou pelo telefone 3423-2414.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

CEEBJA está com matrículas abertas para o ano de 2019

Comentários

Enquete

Você concorda com o uso do celular em sala de aula?

  • não
  • sim
Resultados