Irati e Região / Notícias

18/06/18 - 16h27 - atualizada em 18/06/18 às 16h39

Colégio João XXIII abre inscrições para curso Técnico em Cuidados de Idosos

Inscrições para este e para o curso de Técnico em Enfermagem se encerram na próxima quarta-feira, 20

Paulo Henrique Sava

Curso de Técnico em Cuidados de Idosos será oferecido pelo Colégio Estadual João XXIII em Irati

O Colégio Estadual João XXIII está com inscrições abertas para os cursos técnicos até a próxima quarta-feira, dia 20. A novidade para este ano é o lançamento do curso Técnico em Cuidados de Idosos, que terá início em julho.

PUBLICIDADE

As inscrições para os cursos podem ser feitas na secretaria do Colégio, localizado à Rua Santa Catarina, 260, na Vila São João. O curso de Técnico em Cuidados de Idosos é relativamente novo no Paraná, tendo sido aprovado recentemente pela Secretaria de Estado da Educação. Segundo o diretor do colégio, Ernani Pedro de Ramos, o Brasil possui hoje 15 milhões de idosos, porém até 2025, este número irá dobrar. “Nada mais justo que nós tenhamos pessoas formadas e capacitadas para que possamos ter esta pessoa técnica cuidando efetivamente dos nossos idosos”, frisou. 

O professor e enfermeiro Márcio Fernandes, coordenador do curso de Cuidador de Idosos, ressalta que apenas três escolas estaduais do Paraná oferecem este curso profissionalizante, sendo uma delas o Colégio João XXIII. Conforme Fernandes, o trabalho de cuidador de idosos está sendo considerado como “a profissão do futuro”, uma vez que a população está ficando cada vez mais idosa com o aumento da expectativa de vida do brasileiro. “Estas pessoas que estão se formando hoje irão cuidar do futuro. O técnico em cuidados do idoso é aquela pessoa que se dispõe a olhar o outro ser humano com outro ser humano com respeito e amor, a ponto de buscas especificamente manter o conforto, a saúde, o bem-estar e a segurança daquele que está sob sua responsabilidade. Sob a perspectiva do mercado de trabalho, trata-se de uma profissão de real possibilidade para o presente e um futuro extraordinário”, apontou. 

O novo curso oferece a possibilidade de o profissional dar suporte ao idoso para que ele possa desempenhar atividades voltadas para o seu bem físico, mental, social e legal, diretamente ou através de uma empresa especializada nesta área. “Ele pode trabalhar como autônomo ou através de uma empresa. Ele está apto a trabalhar com um idoso independente ou dependente, acamado ou não, inclusive em estado de demência ou nas diversas instâncias de atenção. Os locais seriam um hospital, comunidade, clínicas, domicílios, instituições de longa permanência (asilos), relacionando-se com seus familiares e trabalhando com uma equipe multidisciplinar, com mais profissionais atuando no cuidado deste idoso”, afirmou. 

PUBLICIDADE

Objetivo do curso

O principal objetivo do curso é de adequar as pessoas a trabalharem com idosos em residências, instituições de longa permanência (asilos), clínicas especializadas e em momentos de recreação com os idosos. O Ministério do Trabalho reconhece a profissão de cuidador de idosos desde 2012; no entanto, a função é reconhecida como ocupação desde 2001. Fernandes acrescenta que o Brasil hoje possui 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. A expectativa de vida dos brasileiros também subiu muito nos últimos 30 anos, passando para 76 anos.  

“Esta longevidade amplia não somente significativamente por conta de os idosos estarem livres de doenças. A presença de uma proporção cada vez maior de idosos na população tem enfatizado que há necessidade de uma previdência de serviços de saúde diferenciados, que neste caso é o curso do Colégio João XXIII”, frisou. 

Os professores Ernani Pedro de Ramos (diretor do colégio) e Márcio Fernandes (coordenador do curso Técnico em Cuidados de Idosos)

Duração e estágio

O curso de Cuidados de Idosos tem duração de 1 ano e meio. Durante este período, os alunos poderão fazer estágios remunerados, com remuneração na faixa de R$ 1mil a R$ 3 mil por mês, segundo o professor Ernani. “Os nossos alunos, além de se formarem técnicos em cuidados de idosos, estarão ganhando, pois a grande maioria entra com estágio remunerado, bem como os técnicos em enfermagem. Imagine que você estuda à noite, faz estágios durante o dia, e é estágio remunerado. Vale a pena você investir e ingressar nos cursos técnicos em Enfermagem e em Cuidados de Idosos”, afirmou.

PUBLICIDADE

Requisitos

Além do conhecimento técnico na área da saúde, o cuidador de idosos precisa ter algumas características específicas, sendo a paciência a principal delas, conforme o enfermeiro Márcio Fernandes. “Não adianta nada ter conhecimento mas não saber lidar com os idosos: tem que ter paciência para acompanhar o ritmo necessário. Além disso, é preciso ter muita responsabilidade, já que suas ações refletem diretamente na vida da pessoa que está sendo cuidada. Tem que ter organização, simpatia, empatia, sensibilidade e delicadeza, pois são as qualidades que todo técnico em cuidados de idosos deve ter para trabalhar. Durante o curso, colocamos todas estas qualidades para os nossos alunos, mostrando o quanto é importante você conviver e cuidar da pessoa. É importante mostrarmos que temos muito a aprender com os idosos. Ensinamos, mas aprendemos muitas coisas com nossos idosos hoje”, ressaltou.

Maiores informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (42) 3422-3542 ou nas redes sociais do Colégio João XXIII. Para efetivar a inscrição, o candidato deve estar munido de documentos pessoas, certidão de nascimento ou casamento, CPF, RG, histórico escolar do Ensino Médio, Comprovante de Residência atualizado (conta de luz), comprovante de renda e comprovante de benefício de programas sociais (caso receba algum deles, como o Bolsa Família, por exemplo).  

No ato da inscrição, o candidato deve ter 18 anos de idade ou mais e ter concluído o Ensino Médio para ambos os cursos. A secretaria do Colégio atende das 08 às 11 horas, das 13 às 17 horas e das 19 às 22 horas. As entrevistas para seleção de candidatos serão realizadas nos dias 21 e 22. Informações adicionais serão dadas na secretaria do colégio. No total, serão disponibilizadas 40 vagas. Porém, somente para o curso de Técnico em Enfermagem já existem 180 candidatos. Para o curso de Cuidados de Idosos, a procura tem sido mais baixa.  

PUBLICIDADE

“Se você quiser trabalhar como Técnico em Cuidados de Idosos, existe uma grande possibilidade de efetivar sua inscrição e efetivamente conseguir a sua matrícula, o que vai ser algo extraordinário para a vida pessoal e profissional de cada um dos alunos”, finalizou. 


Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados