Irati e Região / Notícias

11/04/18 - 15h20 - atualizada em 12/04/18 às 17h55

Comissão de Trânsito aprova mão dupla em trecho da Rua XV

Quadra entre as ruas da Liberdade e Munhoz da Rocha terá novo sentido. Uma rotatória será construída no cruzamento

Paulo Henrique Sava 

Cruzamento entre as ruas XV de Novembro e da Liberdade receberá nova rotatória. Semáforos serão retirados do local

Durante reunião realizada na última terça-feira, 03, integrantes da Comissão de Trânsito de Irati debateram sobre a implantação de mão dupla no trecho da Rua XV de Novembro, entre as ruas Munhoz da Rocha e da Liberdade. A mudança de sentido já havia sido aprovada em reuniões anteriores da Comissão, faltando apenas a deliberação sobre uma forma de controlar o trânsito de veículos no cruzamento. Conforme o presidente da Comissão e secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik, a opção foi pela retirada dos semáforos, que serão substituídos por uma rotatória.

PUBLICIDADE

“Quais são as vantagens disto? Se aplica apenas uma vez a rotatória, não há custo de manutenção permanente com sinaleiros e tem um fluxo permanente de veículos. Foi deliberado por uma das opções apresentadas pela Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo para a Comissão de Trânsito, e em breve, com a deliberação e a chancela do prefeito (Jorge Derbli), implantaremos esta melhoria naquele entroncamento”, frisou Waydzik, destacando que o assunto foi colocado em pauta por conta de vários pedidos de comerciantes e para aliviar o acesso ao Morro da Santa e a BR 277.  

Trecho da Rua XV de Novembro, entre as ruas da Liberdade e Munhoz da Rocha, passará a ter mão dupla

Outra opção levada pela secretaria seria de criar uma mão livre (a exemplo da existente no cruzamento entre as ruas Munhoz da Rocha e Carlos Thoms), para o motorista que fosse acessar a XV de novembro à direita. No entanto, esta hipótese foi descartada, pois iria reduzir a quantidade de vagas de estacionamento disponíveis na região central.  

O presidente relata que a construção da rotatória custará em torno de R$ 30 mil, no entanto, como há necessidade de outras melhorias, o gasto será ainda maior. Estuda-se também restringir o tráfego de caminhões.“Houve até uma sugestão bem aceita por todos de restringir o acesso de caminhões para a Munhoz da Rocha de quem vem da BR 277 pela XV de Novembro. Tudo isto vai ser reestudado e será implantado brevemente, mas já se sabe que este custo será menor que o de um semáforo novo”, pontua, mas lembra que é preciso atentar para o impacto que a medida vai ter em empresas daquela região que se utilizam do transporte de caminhões. 

PUBLICIDADE

Na opinião de Waydzik, a mudança para duplo sentido do trecho da Rua XV de Novembro irá desafogar o trânsito na área central. “Em 10 anos, praticamente dobrou o número de veículos da cidade de Irati, e a infraestrutura, ou seja, as ruas, são as mesmas. Temos que procurar alternativas para dar maior fluidez. Afirmo que a preferência no trânsito é para o pedestre, para o ciclista, para os veículos menores, que têm privilégios sobre os maiores. Hoje, o nosso grande problema são os veículos automotores”, finalizou. 

Volta da mão dupla na 19 

A possibilidade de volta do sentido de mão dupla na Rua 19 de Dezembro chegou a ser citada durante a reunião, mas de acordo com o presidente, não existe possibilidade de se fazer esta alteração neste momento. Uma discussão em torno deste assunto ocorreu dentro da Comissão há pouco tempo, mais precisamente, em setembro de 2017.

Comentários

Enquete

Você votaria em Lula para presidente em 2018?

  • Não
  • Sim
Resultados