Irati e Região / Notícias

07/09/18 - 13h31 - atualizada em 10/09/18 às 13h01

Dia de sol iluminou desfile cívico da independência em Irati

Ato cívico com hasteamento da bandeira às 8 horas deu início às comemorações do 7 de Setembro, em seguida iniciou o desfile na Rua Conselheiro Zacarias que seguiu até às 11 horas

Texto Jussara Harmuch, fotos Najuá e Hoje-Centro-Sul

Depois de 3 anos, desfile cívico municipal em comemoração à Independência do Brasil volta a ocorrer em Irati e reúne cerca de 10 mil pessoas. O tempo colaborou e o sol apareceu firme desde as primeiras horas da manhã, quando iniciou a programação, às 08 horas, com o hasteamento da bandeira nacional, na Praça da Bandeira, em seguida o desfile, que neste ano foi realizado na Rua Conselheiro Zacarias devido às obras do canal hídrico, o que impediu a realização do evento na Rua Dr. Munhoz da Rocha. 

Este ano com um grande número de instituições envolvidas, 90, incluindo escolas municipais, estaduais e federais, órgãos de segurança municipal e estadual, entre outras organizações representativas da sociedade como a Anapci e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Ao todo, somaram perto de 3.500 pessoas integrantes.

PUBLICIDADE

"A organização foi melhor do que o planejado", comemora o prefeito Jorge Derbli com satisfação. Equipes da prefeitura trabalharam durante cerca de 2 meses para organizar o evento. As secretarias ajudaram as escolas que desfilaram com temas relacionados à cada pasta da administração. Instituições e alunos aderiram espontaneamente. "Eu não determinei a obrigatoriedade para desfilar, eu convidei as pessoas e todos aderiram espontaneamente. tenho certeza que ano que vem vai ser melhor ainda", disse

O comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Joas Marcos Carneiro Lins elogiou a iniciativa da prefeitura de retomar o desfile e espera que se repita todos os anos daqui para frente. "Importante resgatar este civismo, estamos precisando, não é só quando a seleção brasileira entre em campo".

O resgate do patriotismo também foi destacado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitão Jorge Augusto Ramos. "A hora que nós trazemos de novo a comunidade para participar, estamos fazendo este resgate".

Com mais de 50 anos de trabalho na comunicação, o radialista João Maria Rodrigues que atualmente atua na Rádio Najuá, representou os meios de comunicação, rádios, jornais e internet. Ele desfilou em cima de um carro decorado pela escola João Batista Anciutti, que recebeu apoio da secretaria de Comunicação. O Bonequinho Najuá também desfilou em meio aos alunos da escola do bairro Riozinho.

PUBLICIDADE

7 de Setembro

O Dia da Independência do Brasil se comemora no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do "Grito do Ipiranga".

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.

Em seguida, gritou "independência ou morte" e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados