Irati e Região / Notícias

05/06/18 - 20h22 - atualizada em 07/06/18 às 15h53

Distribuição do Leite das Crianças foi retomada

Entrega havia sido interrompida e prejudicada nas duas últimas semanas em função do desabastecimento de combustíveis e alimentos gerado pela greve dos caminhoneiros

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava

Programa Leite das Crianças foi criado com objetivo de auxiliar na redução das deficiências nutricionais da população infantil paranaense

Com a normalização do abastecimento de combustíveis e de alimentos, que foram prejudicados nas últimas semanas em função da greve dos caminhoneiros, o programa Leite das Crianças, que tinha sido interrompido, foi retomado na segunda-feira (4). A entrega de leite, que tinha sido suspensa, voltou a ocorrer.

O chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Igor Zampier, explicou como está ocorrendo a retomada das atividades durante entrevista no programa “Meio Dia em Notícias”. Segundo ele, o calendário sofreu uma alteração nesta semana por causa da formação continuada de professores na rede estadual, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). Por isso, algumas escolas estarão fechadas.

PUBLICIDADE

Em Guamiranga, nesta quarta (6), não haverá entrega de leite. Essa entrega foi adiantada para segunda (4) e para sexta (8) a quantidade de litros de leite referentes à quarta-feira. “Na sexta (8), os beneficiários de Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares não terão entrega. Serão adiantados quatro litros na quarta-feira (6) e três litros na próxima segunda (11)”, acrescenta Zampier.

PUBLICIDADE

Os beneficiários de Rebouças, Rio Azul e Mallet não terão entrega na próxima segunda (11). “Será adiantado para sexta (8) e para quarta-feira (13) os litros de leite correspondentes”, informa.

O chefe do escritório regional da SEAB ressalta que a logística de entrega já retomou a rotina normal, uma vez que as usinas já estão novamente abastecidas de leite e que a mudança se deve ao fechamento das escolas nesta semana, por causa da formação de professores e funcionários, que ocorre nos dias 6, 8 e 11. “Tivemos que readequar essa distribuição e coincidiu com a retomada do programa do leite”, esclarece.

Conforme Zampier, o programa Leite das Crianças atende a famílias cuja renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo regional em estado de vulnerabilidade, com crianças de três a 36 meses. “O cadastro é feito nos CRAS dos municípios, passa por uma comissão municipal para a aprovação, onde tem a sociedade civil e entidades correspondentes ao programa do leite. Uma vez atendido o cronograma de exigências, no próximo mês, o cadastro já é aprovado e os beneficiários recebem um litro de leite por dia, enquanto estiverem cadastrados”, explica o chefe do escritório regional da SEAB.

“Peço a compreensão dos beneficiários. Foi uma anormalidade essa logística, por conta do movimento dos caminhoneiros. Foi inédita essa paralisação do programa em quase dez anos; foi a primeira vez que não foi entregue durante um período contínuo. Agora retornamos à normalidade e não teremos mais problemas”, garante.

PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados