Irati e Região / Notícias

13/09/18 - 16h50 - atualizada em 15/09/18 às 21h33

Encontro de Técnicos Florestais acontece na próxima semana em Irati

Evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva

Paulo Henrique Sava

Encontro de Técnicos Florestais acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Colégio Florestal, em Irati

O Centro Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva promove, na próxima semana, a 9ª edição do Encontro de Técnicos Florestais, nos dias 19, 20 e 21 de setembro. O evento reunirá alunos do curso Técnico em Florestas Integrado e Subsequente, e também os profissionais formados pela instituição e que estão atuando em todo o Brasil.

A abertura do encontro será na quarta-feira, dia 19, às 8 h, com a presença de diversas autoridades. Na sequência, começam as palestras, que seguem durante todo o dia, com temas ligados à área florestal. Na quinta-feira, dia 20, haverá outras palestras com temas relacionados à gestão de áreas protegidas da Itaipu, a erva mate, ao saneamento rural, à energia elétrica e à agro florestal e os ganhos econômicos. Estes eventos serão voltados para alunos e técnicos florestais.

Confira, no fim da matéria, a entrevista completa com o coordenador do curso Técnico em Florestas, professor Élisson Girardi, e com as alunas Loriane Ortiz e Bruna de Freitas, concedida ao programa Espaço Cidadão na quinta-feira, 13.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, dia 21, será realizado um dia de campo das 8 às 17 h. Este evento, denominado de “cadeia produtiva da madeira”, será aberto a comunidade. Os visitantes poderão ver todo o processo de produção da madeira, desde o plantio da árvore até sua transformação em móveis na marcenaria. Na ocasião, a comunidade poderá conhecer todos os laboratórios, a horta, o viveiro florestal e a estrutura oferecida pelo colégio.

O coordenador do curso Técnico em Florestas, professor Élisson Girardi, relata que, devido ao grande número de profissionais formados em Irati, o mercado local está saturado. Por isso, grande parte dos técnicos florestais que terminam o curso vai trabalhar em outros estados, como Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pará e Rondônia. “Emprego tem, só que vai ter que viajar um pouquinho”, frisou.

As alunas Bruna de Freitas e Loriane Ortiz e o professor Élisson Girardi participaram do programa Espaço Cidadão desta quinta-feira, 13

O professor destacou que o Colégio hoje é referência nacional, recebendo alunos de todo o País. No total, 280 alunos fazem o curso Técnico em Florestas, sendo que 190 deles vêm de outras regiões, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além de alunos do Pará e do Rio de Janeiro. Porém, ele ressalta que Irati é o melhor caminho para quem quiser seguir na área florestal.

PUBLICIDADE

“Faz o curso técnico gratuito, faz as engenharias gratuitas [na Unicentro], faz mestrado e doutorado. Irati é um dos melhores locais para a gente trabalhar a área florestal hoje, pois você começa como técnico e sai como doutor, tudo de graça”, comentou.

Entre as entidades que confirmaram participação no evento, estão a Embrapa Florestas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Unicentro, Itaipu Binacional, Copel, Emater e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). Os palestrantes participarão de forma gratuita do evento.

PUBLICIDADE

Curso de Técnico em Florestas

O Colégio Florestal oferece o curso Técnico em Florestas na modalidade integrado ao Ensino Médio e Subsequente, com um quadro de professores com pós-graduação, mestrado e até doutorado.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (42) 3423-2511, ou pessoalmente no Colégio Florestal, na Avenida Paraná, nº 1000, na Vila São João.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

">


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados