Irati e Região / Notícias

06/10/17 - 18h41 - atualizada em 06/10/17 às 23h24

Filho do vice-prefeito assume comando da secretaria de Saúde de Irati

Segundo assessoria de Comunicação da Prefeitura, Ariel Roberto Komnitski assumiu o cargo interinamente até que a nova secretária Magali Salete Camargo possa tomar posse

Da Redação


Ariel Komnitski é cardiologista
O médico Ariel Roberto Komnitski assumiu o comando da secretaria Municipal de Saúde. O decreto de nomeação foi assinado no dia 4 de outubro pelo prefeito Jorge Derbli e publicado na edição desta sexta-feira, 6, do Diário Oficial do Município.

Ariel é filho do vice-prefeito Amilton Komnitski, que estava respondendo interinamente pela secretaria de Saúde desde o dia 20 de setembro. Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati, Ariel ocupará o cargo de forma interina até que a nova secretária Magali Salete de Camargo possa tomar posse. Servidora da rede estadual, Magali está em processo de desligamento da 4ª Regional de Saúde. Ela já concluiu seu processo de aposentadoria, mas precisa ainda encerrar um período de licença-prêmio, que ainda tem vigência até o final de outubro.

No dia 14 de setembro, Derbli e Amilton convocaram uma entrevista coletiva no gabinete do prefeito para apresentar a nova secretária de Saúde. Na ocasião, Derbli chegou a cogitar a possibilidade de que a funcionária de carreira da secretaria de Saúde, Deise Danyliszyn, assumisse o comando da pasta interinamente. Segundo Amilton, ela recusou o convite.

PUBLICIDADE
O impasse sobre a escolha do substituto do ex-secretário de Saúde, Agostinho Basso, permanece desde a sua saída no final de agosto. Agostinho pediu exoneração através de uma carta, assinada por ele no dia 21 e entregue ao prefeito. Na oportunidade, o enfermeiro alegou que tomou a decisão por conta de tentativas de interferência na secretaria de Saúde por parte de membros da alta cúpula da administração municipal, por incompatibilidade de interesses e princípios e por manifestações de ingerências na pasta. Porém, ele não citou os nomes das pessoas quem teriam influenciado a sua decisão. Na carta, o secretário disse apenas que isto “dificulta a autonomia necessária para uma gestão de qualidade e eficaz”.

Na Câmara de Irati, os vereadores Marcelo Rodrigues (PP) e Roni Surek (PROS) disseram que a saída de Agostinho foi motivada por pressão de Amilton. Por isso, os parlamentares sugeriram que o vice-prefeito assumisse o comando da secretaria de Saúde.

No mesmo dia que apresentou Magali como nova secretária de Saúde, Derbli disse que Amilton também auxiliaria nos trabalhos desenvolvidos pela pasta, conforme havia prometido em campanha. No dia 20 de setembro, Amilton foi nomeado como secretário interino de Saúde e permaneceu desempenhando o cargo até quarta-feira, 4, quando seu filho, Ariel, assumiu essa função.

Na sessão do legislativo iratiense realizada na terça-feira, 3, os vereadores Roni Surek e José Bodnar (Zequinha) (PV) apresentaram um requerimento conjunto solicitando que Amilton fosse convocado para utilizar a Tribuna Popular da Câmara no dia 10 de outubro, às 20h30. No requerimento, os vereadores solicitaram que o secretário interino da Saúde pudesse se manifestar sobre as inovações e melhorias dos serviços, que segundo eles, estão sendo alvo de constantes críticas e reclamações.

Na sessão da Câmara do dia 26 de setembro, Marcelo Rodrigues já havia dito que pretendia reencaminhar um ofício para a prefeitura solicitando que Amilton utilizasse a Tribuna Popular.

Decreto com a nomeação de Ariel como secretário de Saúde foi publicado na edição desta sexta-feira, 6, do Diário Oficial do Município



Comentários

Enquete

Supermercados abertos em domingos e feriados é uma boa ideia?

  • não
  • sim
Resultados