Irati e Região / Notícias

08/03/18 - 16h32 - atualizada em 08/03/18 às 16h40

Grupo de zumba presta homenagem pelo Dia da Mulher

Mulheres do grupo Mova-se da Vila São João e do Rio Bonito se reuniram para uma confraternização no Pavilhão do Parque Aquático na noite de quarta-feira, 07

Paulo Henrique Sava

As mulheres do Grupo de Zumba Mova-se foram homenageadas na noite desta quarta-feira, 07, em comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira, 08 de março.

Uma confraternização foi realizada nas dependências do Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, e reuniu quase 300 mulheres dos grupos da Vila São João e do bairro Rio Bonito. Durante a noite, houve a apresentação de cantores sertanejos e sorteio de prêmios para as participantes. No local, também foi servido bolo, sanduíches, espetinhos de fruta com chocolate e sucos naturais. 

A equipe do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual João XXIII, da Vila São João, também esteve presente, fazendo a aferição da pressão arterial das participantes.

O secretário de Indústria e Comércio de Irati, Luiz Antônio Andreassa, o Ico, disse que ficou surpreso ao ver o grande número de mulheres que fazem parte do grupo. “Elas estão bem imbuídas no projeto, as mulheres estão se movendo, e enquanto elas estão praticando um esporte, deixam de fazer parte da fila de um posto de saúde ou Pronto Atendimento, e estão buscando melhorar a saúde. Eu acho este projeto das meninas muito importante”, comentou.  

Ico ressalta que o espaço cedido pela prefeitura para a realização das aulas (feitas no Pavilhão do Parque Aquático e no Centro de Convivência do Jardim Aeroporto) é bom. No entanto, ele comenta que o grupo terá que ceder as instalações por três semanas para a família Menon, que irá utilizar o espaço para a realização de eventos previamente agendados e que estavam marcados para o Centro de Eventos Italiano, atingido por um incêndio no final de fevereiro.  

“Falamos com a Camila e a Lucimara (coordenadoras do projeto) que teremos que dar uma parada de alguns dias, e será utilizado este espaço para as formaturas da Unicentro. Elas são bem compreensivas e já entenderam a situação”, comentou. Neste período, o grupo provisoriamente irá utilizar uma das quadras de esportes ao ar livre, localizadas ao lado do pavilhão.  

Fotos: Paulo Henrique Sava


O Grupo Mova-se já está atuando há 10 meses na Vila São João e há 3 meses no Pavilhão do Parque Aquático. Por este motivo, a coordenadora Lucimara Ribas decidiu prestar esta homenagem às quase 300 integrantes do movimento. “É uma troca, o Mova-se é isto: uma faz as coisas pela outra”, frisou. 

Lucimara diz que não esperava que o grupo crescesse tanto em tão pouco tempo. “A gente sempre começa uma coisa com medo, então eu não esperava que fosse crescer desta forma e ser tão bem recebido pelas mulheres da nossa cidade e dos bairros”, comentou. 

Lucimara agradeceu o apoio do Executivo iratiense, que cedeu o Pavilhão João Wasilewski para a realização das aulas. “Eles (Prefeitura) estão fazendo a parte deles da melhor maneira possível”, afirmou. 

Conforme a coordenadora, mesmo cedendo o espaço do Pavilhão para as formaturas, o Mova-se não irá paralisar as atividades, realizando as aulas na quadra de esportes do Parque Aquático. “Vamos ficar ali, vai ser meio apertadinho, mas damos um jeito. O importante é se mover”, afirmou. 

Lucimara falou ainda sobre a parceria com a professora Camila, que coordena as aulas. “Nós temos um entrosamento muito bom, tentamos passar que, por mais dificuldades que tenhamos na vida, por mais que muitas vezes as coisas pareçam estar lá embaixo, temos motivos para nos levantar e corrermos atrás. Eu sempre digo: cheguem aqui sorrindo, pois aqui é para a gente sorrir. Vamos dançar e dar risada, porque no Mova-se não tem tristeza”, frisou.  

A professora Camila comentou que ficou surpresa com o número de mulheres participantes do Grupo Mova-se, que chega a quase 300 nos dois bairros. “O grupo só está crescendo e tende a crescer ainda mais”, frisou.  

Para Camila, a participação de um grande número de mulheres no grupo representa um grande incentivo para a prática de esportes de uma forma geral. “É um incentivo para todas as mulheres de Irati e para todas as pessoas procurarem um exercício físico, pois se elas continuam, é porque está dando resultado e trazendo benefícios. Espero que este incentivo leve outras mulheres, seja na zumba, na corrida, na caminhada ou na academia, a procurarem um exercício físico e que isto faça parte da vida delas”, finalizou. 

O Grupo Mova-se realiza aulas de zumba três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h50 às 19h50min no Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, e das 20h15 às 21h15min, no Centro de Convivência do Jardim Aeroporto. 

PUBLICIDADE


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados