Hemepar solicita doação de sangue de todos os tipos
Da redação

Para se cadastrar como doador, o candidato deve ser registrado no sistema do Hemepar e responder a um questionário. Depois disso, ele passará por uma triagem clínica, na qual serão avaliadas as condições do doador para o ato da doação de sangue. Em seguida, o candidato passara por uma triagem hematológica, um rápido exame que é feito com apenas uma gota de sangue, que irá atestar se a pessoa tem ou não anemia.
Depois destes processos, se o doador for aprovado, são coletados aproximadamente 450ml de sangue. Após a doação, a pessoa é encaminhada para a sala de lanche. O doador deve permanecer no Hemepar por 15 minutos após a doação.
Requisitos
Para ser doador, o candidato precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade poderão doar apenas com consentimento formal do seu responsável legal), pesar pelo menos 50 kg, estar descansado e alimentado (porém, deve evitar alimentos gordurosos por quatro horas antes da doação) e deve apresentar um documento de identidade com foto (RG, Carteira de Conselho Profissional, de Trabalho ou Passaporte.
Impedimentos
Pessoas que tiveram gripe, resfriado ou diarreia devem aguardar sete dias após a cura. Após a gravidez, se o parto foi normal, a mulher deve aguardar 90 dias. No caso de cesariana, o tempo de espera é de 180 dias. Pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas até 12 horas antes da doação ou que fizeram tatuagem e colocaram piercing nos últimos 12 meses também ficam impedidas de doar. Além disso, pessoas que passaram por situações com risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis devem aguardar por um ano para fazer doação. Pacientes que passaram por tratamento dentário devem aguardar de 1 a 7 dias.
Impedimentos definitivos
- Hepatite viral após os 10 anos de idade;
- Diabetes insulinodependente;
- Epilepsia ou convulsão;
- Hanseníase;
- Doença renal crônica;
- Antecedentes de câncer;
- Antecedentes de AVC;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, AIDS, doenças associadas ao HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Uso de drogas injetáveis ilícitas.
Serviço
Para mais informações sobre a doação de sangue, ligue para o telefone 0800-645-4555 ou procure o Hemepar mais próximo. Em Irati, a unidade fica na Rua Coronel Gracia, 761, nos fundos do Consórcio Intermunicipal de Saúde. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (42) 3422-3119.
