Irati e Região / Notícias

12/09/18 - 16h58 - atualizada em 13/09/18 às 00h15

Incubadora de Negócios atenderá toda a comunidade

Iniciativa da Unicentro tem objetivo de ajudar empresários a alavancar negócios no município. Projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal

Paulo Henrique Sava

Logotipo da Incubadora de Negócios Irati - Ineti

A Unicentro, em parceria com outras instituições, lançou recentemente a Incubadora de Negócios de Irati – INETI, que servirá para dar suporte a empresas ligadas a setores tradicionais da economia do município e também na área de tecnologia, além de prestar auxílio técnico e financeiro para as pessoas que querem iniciar seus negócios em Irati, por meio de capacitação técnica e gerencial.

PUBLICIDADE

Projetos de incubação e pré-incubação passarão por um processo de seleção. Um dos critérios para esta seleção será a apresentação de produtos ou serviços de caráter inovador, conforme explica a gerente executiva da INETI, Adriana Queiroz Silva, professora do Departamento de Administração da Unicentro, que participou do programa Espaço Cidadão da Super Najuá 92,5 nesta semana.

“Na verdade, o plano é que, quando você inova, aumenta a sua competitividade. Na inovação, você pode criar algo realmente novo ou melhorar produtos e serviços que já existem, atuando em um novo segmento de mercado, melhorando um processo, tornando a empresa ou organização mais eficiente. Pode-se ainda abrir um negócio que não existe em Irati e região".

PUBLICIDADE

A pesquisadora explica que, na fase de incubação, a empresa deve ter menos de um ano de atuação ou ainda não começou seus trabalhos, necessitando de apoio para se fortalecer. Na fase de pré-incubação, o empreendedor ainda está amadurecendo a ideia de negócio que deseja estabelecer no município. Desta forma, na incubadora, ele poderá verificar se há viabilidade, para aquela atividade. “Estes dois tipos podem acontecer dentro da Incubadora de Negócios Irati: quem já existe no mercado e está precisando dar uma ‘alavancada’ e é uma organização nova e com algum quesito inovador; e a pré-incubação, quando existe alguma ideia inovadora, mas não se sabe se ela é viável para o mercado”, pontuou.

A região de Irati apresenta demanda para instalação de uma incubadora de empresas há pelo menos seis anos. É importante destacar que a Unicentro liderou neste processo, lembra Adriana. A Ineti é uma associação civil sem fins lucrativos, que conta com o apoio de parceiros e associados. No total, 21 parceiros estão apoiando técnica e financeiramente no desenvolvimento de projetos, o que possibilitou sua implantação no dia 28 de maio. “Como a incubadora só tem três meses, estamos neste processo de sensibilização e divulgação para que a comunidade toda conheça o trabalho, pois os serviços não são apenas para acadêmicos”, destaca.

Adriana Queiroz Silva, professora do Departamento de Administração da Unicentro, e gerente executiva da Ineti

O primeiro edital para empresas interessadas está aberto até o dia 30 setembro. O horário para atendimento deve ser agendado previamente. Já existem empresas interessadas em submeter propostas para a incubadora. 

PUBLICIDADE

São parceiros da Ineti: a Prefeitura de Irati; o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento; a AMCESPAR; a Unicentro; o SEBRAE; a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Emater; Instituto Federal do Paraná (IFPR); a Sociedade Educacional Irati, o Sindicato Patronal das Indústrias de Madeira de Irati; Sicredi; Sicoob; Madeireira Rio Claro, Irati Sociedade Anônima (ISA); Integ, Drabecki Compensados; Moageira Irati; Sigma Contabilidade; ACIAI; SAM Estratégias Digitais e BSoft.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3421-3111.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados