Irati e Região / Notícias

09/02/18 - 00h25 - atualizada em 09/02/18 às 13h09

Paraná Cidadão realiza cerca de 3 mil atendimentos em Inácio Martins

Programa do Governo Estadual ofertou atividades gratuitas para os martinenses entre os 6 e 8 de fevereiro no ginásio de Esportes Manoel Felipe de Moraes

Letícia Torres/Jornal Hoje Centro-Sul, com texto de Paulo Henrique Sava e Redação Najuá

Aproximadamente 3 mil pessoas foram atendidas durante as atividades do programa Paraná Cidadão em Inácio Martins. O projeto da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU) ofereceu serviços gratuitos à população nas áreas de justiça, trabalho, cultura, lazer, saúde, documentação e atendimento ao cidadão entre os dias 6 e 8 de fevereiro. Cerca de 150 pessoas trabalharam durante a Feira, distribuídas conforme a necessidade de cada setor de atendimento. 

Confira mais fotos do evento no fim do texto 

Na terça-feira, 06, foram realizadas as Carteiras de Identidade (RG) para crianças e adolescentes. Na quarta, 7, e quinta-feira, 8, aconteceu a chamada “Feira de Serviços”. Na ocasião, foram emitidos documentos pessoais, realizados encaminhamentos para vagas de emprego, inscrição no programa Nota Paraná, cadastro nas tarifas sociais da água e da luz, além de outros serviços, como orientações sobre direitos do consumidor e ainda sobre direitos humanos e assistência social. 

O evento ocorreu no ginásio de esportes Manoel Felipe de Moraes, na Rua Sete de Setembro, 334. A reportagem do jornal Hoje Centro Sul conversou com o secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Artagão Júnior (PSB). Ele comenta que o principal objetivo do programa é facilitar a vida da população. “Então, nós reunimos diversas estruturas do governo do Estado e diversas estruturas do município e colocamos num mesmo local para atender a população de forma totalmente gratuita. Mais uma vez na região, já tivemos em Irati, agora em Inácio Martins, uma ação do governo, um plano de governo, que trás um resultado fantástico, uma satisfação absoluta para a população. A gente pode perceber de forma clara aqui pelo número de pessoas participando, pelo número de pessoas nos primeiros dias de emissão de documentos, sem dúvida nenhuma, é um programa que é importante que seja mantido e potencializado cada vez mais”, salientou.  

PUBLICIDADE

O prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato (PSD), ressaltou que a população teve a oportunidade de renovar a Carteira de Identidade. De acordo com o prefeito, somente no primeiro dia de atendimento cerca de 500 documentos haviam sido feitos. 

“Tem muitas pessoas que precisam fazer a renovação de sua identidade. Depois de dez anos, a lei está pedindo que seja renovado. Estamos oferecendo [esse serviço] para toda a população, não só para as crianças, a renovação das identidades, pessoas que perderam o documento, podem fazer a segunda via tanto dos registros de nascimento, quanto a carteira de identidade, carteiras de trabalho, CPF, tarifa social, atendimento da Sanepar, Copel, cadastramento de casas da Cohapar, então eu acredito que vai superar nossas expectativas. Poderíamos atender em torno de 2.500 pessoas. Vamos passar de 3 mil pessoas nesses stands que nós temos proporcionado pelo programa Paraná Cidadão”.   

Paraná Cidadão ofereceu serviços gratuitos à população nas áreas de justiça, trabalho, cultura, lazer, saúde, documentação e atendimento ao cidadão

Conforme Benato, a prefeitura disponibilizou cinco ônibus para que moradores das comunidades do interior possam ter acesso à feira. “Ontem [terça-feira, 6] tivemos só do interior que vieram pela condução da prefeitura, que são os ônibus, em torno de 250 pessoas. Hoje [quarta-feira, 7] também é disponibilizado os ônibus. Nos dois dias vai trazer mais de 500 pessoas e tem aquelas com condução própria com ônibus de linha ou seu carro ou disponibilidade do transporte da prefeitura. A gente prestigia as pessoas que moram na cidade e as pessoas que moram no interior tem o mesmo atendimento”.  

O prefeito destacou que 35 pessoas trabalharam voluntariamente para a realização do evento. “Isso é um valor inestimável do trabalho que elas estão fazendo na organização da fila, na condução das pessoas para os stands certos e a população fica satisfeita por isso. Os voluntários tem sido um ponto muito importante. Além da estrutura da prefeitura, assistente social, os nossos servidores, tanto nas limpezas que a gente faz nos banheiros, o próprio atendimento na coordenação das filas, então a prefeitura está envolvida diretamente nesse programa”.  

Cerca de 35 pessoas trabalharam voluntariamente durante o evento

Durante o evento, Benato também fez uma prestação de contas dos recursos repassados pelo governo estadual ao município de Inácio Martins e assinou contratos com os agricultores familiares para fornecimento de alimentos. 

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul


Comentários

Enquete

Você votaria em Lula para presidente em 2018?

  • Não
  • Sim
Resultados