Irati e Região / Notícias

08/09/18 - 11h35 - atualizada em 08/09/18 às 12h27

Parque Aquático de Irati está sendo revitalizado

Obras estão sendo coordenadas pelo ex-prefeito Alfredo Van Der Neut, a pedido do prefeito Jorge Derbli

Paulo Henrique Sava

Fotos: Alfredo Van Der Neut


O Parque Aquático de Irati vem passando por uma completa revitalização nos últimos meses. Entre as melhorias, foram feitas obras na pista de caminhada e foi construída uma quadra sintética de futebol society. Outros trabalhos ainda estão sendo realizados: a restauração do trenzinho e da mini estação, a instalação de floreiras e a manutenção de uma imbuia, que fica no estacionamento do parque.

Estas últimas obras estão sendo acompanhadas de perto pelo ex-prefeito Alfredo Van Der Neut. Durante participação no programa Espaço Cidadão desta quinta-feira, 06, ele relatou que está acompanhando tudo de forma voluntária. Ele detalhou as obras que estão sendo feitas no trenzinho e na mini estação. “Iniciamos pela estação, que estava precisando de reparos, pois estava com telhas quebradas há vários anos, o que gerava goteiras e o apodrecimento das madeiras que estão dentro do forro, e perde-se muito por falta de cuidados. A estação está pronta, o que foi feito com bastante economia: as grades foram reformadas, as telhas lavadas, fazendo com que o custo seja menor, mas que o serviço não perca a qualidade por isto. Estamos com uma equipe que nos causa bastante alegria pelo empenho que estas pessoas estão tendo com o nosso parque”, frisou.

Confira, no fim desta matéria, os vídeos com o documentário sobre o Parque Aquático, produzido por Renato Marochi em 2005, e a entrevista completa com Alfredo Van Der Neut no programa Espaço Cidadão da Super Najuá.

PUBLICIDADE

Além das obras já citadas, também será reativada a antiga lanchonete do Parque, que irá funcionar no espaço onde hoje está a Guarda Mirim. Esta será realocada para um outro local a ser definido pela prefeitura. Futuramente, os pedalinhos também devem ser reativados. Uma imbuia existente no estacionamento do Parque irá receber manutenção. Professores e estudantes do curso de Engenharia Florestal da Unicentro farão o trabalho e irão pesquisar a idade real da árvore, que pesa 20 toneladas, é histórica e foi doada pelo ex-prefeito Olavo Anselmo Santini.

“Ali, foi feita uma placa para que pudessem ser colocadas estas informações, e feito um ajardinamento em volta, mas isto tudo tinha uma cobertura que se perdeu. Na verdade, a imbuia está lá como se não valesse nada. Eu acho que é uma das coisas mais valiosas que temos dentro do parque”, comentou.

Outras obras estão previstas para serem feitas no local, com recursos vindos do Governo Federal. O Parque deve receber uma revitalização completa, com reconstrução e ampliação da pista de caminhada e ciclismo, alargamento do passeio e diminuição da área de rolamento da Rua Expedicionário José de Lima, que deve ser transformada em via de mão única. O local irá receber também um coreto para apresentações artísticas. “Tem várias coisas que estão neste projeto para acontecer e nós vamos continuar até que fique pronto. Eu vou ficar mais um tempo, depois entregamos isto tudo em bom estado e em boas condições, e dali para a frente, a prefeitura vai tocando”, pontuou.

PUBLICIDADE

Sobre a reativação da lanchonete, Alfredo comenta que a obra é importante porque o local se tornará um ponto de fiscalização e segurança para o município. Uma sala foi construída para a Guarda Municipal no local. “Fizemos a sala destinada para que eles prestem este tipo de segurança no Parque e na área do Rio Bonito, mas o QG, o ponto fixo da Guarda Municipal, por este tempo, vai ficar dentro de uma sala lá na estação do trenzinho. Isto faz com que as pessoas que vão caminhar fiquem mais tranquilas. Teremos várias câmeras de segurança monitorada em todo o Parque, que vem para a central e também ficará com a Guarda Municipal, que estará ali”, afirmou.

Os recursos investidos nas obras são oriundos do Executivo municipal e do Governo Federal. Van Der Neut destacou que, mesmo com a construção do novo Parque da Vila São João, a Prefeitura não deixou de investir no Parque Aquático já existente. “Até seria uma ingerência fazer um parque novo e não manter aquele que já existe. O Jorge [Derbli, prefeito de Irati] tem feito isto com bastante equilíbrio e dificuldade, pois os recursos da Prefeitura são poucos. Nós estamos fazendo economia para que este pouco dinheiro dê para fazer um serviço satisfatório”, destacou.

Apesar de todas as dúvidas e descréditos, o Parque Aquático se tornou realidade em 1989, suprindo a necessidade de um local de encontros e festas da cidade, como a Festa do Pêssego. Nesta época, Alfredo já havia sido eleito prefeito de Irati. Algumas atividades que eram realizadas na época da inauguração acabaram sendo perdidas. “Ali, funcionava o trenzinho, que parou; a lanchonete, que parou; os pedalinhos, que pararam. Nós tínhamos um mini zoológico, que parou; tínhamos algumas churrasqueiras, que pararam. Eu comprei até um circo uma vez, que estava meio quebrado e o proprietário havia me dito que queria vender, e eu comprei”, conta.

PUBLICIDADE

Alfredo relata que, no circo, era feito um programa de auditório, transmitido na época pela Najuá AM e apresentado pelo Palhaço Xiripita. Era um espaço destinado para parques e circos, que foi recentemente doado. “Estamos procurando reverter esta situação, mas era o único espaço destinado para os circos e parques que vêm de fora. Ali tem banheiros, instalação elétrica, estacionamento e um espaço destinado para este tipo de cultura que eu acho importante e nunca sai de moda, porque de circo e parque de diversões todo mundo gosta. Os mais velhos levam as crianças não porque elas querem ir, mas eles querem, porque todos nós gostamos disto. Infelizmente, aqueles espaços também foram modificados, foi criada uma rotatória e o espaço se perdeu, foi construído em cima, mas não vamos nos queixar, pois estamos tentando arrumar”, finalizou.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá



Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados