Irati e Região / Notícias

06/09/18 - 21h09 - atualizada em 07/09/18 às 13h22

Petrobras pretende ampliar área de mineração em São Mateus do Sul

Nova mina deve começar a ser explorada em 2023

Da Redação

Petrobras pretende aumentar área de exploração de xisto em São Mateus do Sul

Representantes da SIX/Petrobras se reuniram na terça-feira, 4, com moradores das localidades de Dois Irmãos e Tijuco Preto, em São Mateus do Sul, para discutir a desapropriação de algumas propriedades. O objetivo da estatal é de ampliar a área de mineração do xisto no município, de acordo com informações da Rádio Cultura Sul.

PUBLICIDADE

Conforme a gerente de mineração da SIX/Petrobras, Ângela Nadolny, os trabalhos devem ser concluídos até 2022. A partir desta data, a empresa fará mineração em uma área que compreende as duas comunidades. O cronograma de trabalho deve ser seguido em quatro etapas. A primeira delas foi à apresentação da proposta e a segunda compreende a medição e o levantamento de informações para um cadastro. Em 2019 haverá negociação de valores e será feita a retirada dos moradores e início da mineração. 

Nos próximos dias, o Governo Federal deve emitir o Decreto de Utilidade Pública (DUP), que permite a desapropriação das áreas. Antes disso, a empresa pretende cadastrar os moradores para adiantar o processo. Porém, durante a reunião, alguns agricultores manifestaram o desejo de não deixar as suas comunidades.

PUBLICIDADE

As visitas para cadastros de comunidades devem ser feitas entre setembro de 2018 e junho de 2019. A negociação de valores e a compra dos terrenos podem ser concretizadas em 2020. As atividades de extração do xisto nas localidades devem ter início em 2023. 


Comentários

Enquete

Educação sexual tem de ser discutida na escola?

  • não
  • sim
Resultados