Irati e Região / Notícias

06/09/18 - 21h09 - atualizada em 07/09/18 às 13h22

Petrobras pretende ampliar área de mineração em São Mateus do Sul

Nova mina deve começar a ser explorada em 2023

Da Redação

Petrobras pretende aumentar área de exploração de xisto em São Mateus do Sul

Representantes da SIX/Petrobras se reuniram na terça-feira, 4, com moradores das localidades de Dois Irmãos e Tijuco Preto, em São Mateus do Sul, para discutir a desapropriação de algumas propriedades. O objetivo da estatal é de ampliar a área de mineração do xisto no município, de acordo com informações da Rádio Cultura Sul.

PUBLICIDADE

Conforme a gerente de mineração da SIX/Petrobras, Ângela Nadolny, os trabalhos devem ser concluídos até 2022. A partir desta data, a empresa fará mineração em uma área que compreende as duas comunidades. O cronograma de trabalho deve ser seguido em quatro etapas. A primeira delas foi à apresentação da proposta e a segunda compreende a medição e o levantamento de informações para um cadastro. Em 2019 haverá negociação de valores e será feita a retirada dos moradores e início da mineração. 

Nos próximos dias, o Governo Federal deve emitir o Decreto de Utilidade Pública (DUP), que permite a desapropriação das áreas. Antes disso, a empresa pretende cadastrar os moradores para adiantar o processo. Porém, durante a reunião, alguns agricultores manifestaram o desejo de não deixar as suas comunidades.

PUBLICIDADE

As visitas para cadastros de comunidades devem ser feitas entre setembro de 2018 e junho de 2019. A negociação de valores e a compra dos terrenos podem ser concretizadas em 2020. As atividades de extração do xisto nas localidades devem ter início em 2023. 


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados