Irati e Região / Notícias

08/11/18 - 22h11 - atualizada em 09/11/18 às 01h25

Prefeitura de Irati cancela shows nacionais da Festa do Pêssego

Prefeitura alega que tomou decisão para realizar contenção de gastos. Porém, chegou a divulgar que os shows seriam trazidos com auxílio de uma emissora de TV

Da Redação, com informações Assessoria 

Shows nacionais chegaram a ser anunciados na programação oficial da festa do pêssego

Com a justificativa que pretende reduzir gastos, a Prefeitura de Irati decidiu cancelar os shows nacionais das duplas Yago & Santhiago e Conrado & Aleksandro, que estavam programados para a 40ª Festa do Pêssego. As atrações foram anunciadas há pouco mais de um mês, mas não integram mais a programação do evento municipal.

A princípio, as atrações seriam trazidas pela Rede Massa conforme anunciado pelo setor de Comunicação do município e publicado no próprio site da prefeitura, que chegou a fazer mistério sobre a atração que encerraria a Festa do Pêssego, no domingo, 2 de dezembro, através do projeto “Minha Cidade é Massa”, com um show nacional.  

PUBLICIDADE

As atrações locais e regionais programadas para os três dias da Festa do Pêssego, no entanto, foram mantidas. Na sexta, 30 de novembro, haverá apresentação do grupo Gaitaço. No sábado, 1º de dezembro, atrações bem ecléticas: as duplas Pedrinho & Magal, às 14h, e Jhonny & Rodrigo, às 15h30; a banda Dnocks, às 17h; a Turma da Vaneira, às 19h e a banda Mixturô, às 21h. No domingo, 2 de dezembro, a música gaúcha e sertaneja comanda o palco principal, a partir das 14h, com os grupos Swing Gaúcho e Herdeiros da Tradição, às 16h. Em seguida, às 18h, será a vez da dupla Fabinho &Bonny e, encerrando a festa, o grupo Som Sertanejo, às 20h.

PUBLICIDADE

O secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski (Mundio), justifica que apesar do cancelamento dos shows nacionais, a festa do pêssego terá outras atrações interessantes que vão manter “o brilho” do evento.

Nós temos muita coisa boa em Irati, muita banda. Só que tínhamos a intenção de fazer junto com o prefeito, o show na sexta, 30, sábado, 1, e domingo, 2. Seria a oportunidade também da população participar de um Yago & Santhiago, conhecer Conrado & Aleksandro, conhecer Cesar Menotti e Fabiano, que viriam no domingo, 2, mas não deu. Não dá financeiramente, então volta para trás. Se não dá para disputar a Série A, disputa a Série B, mas disputa com alegria. Mas não deixou decair nada.

Raimundo Gnatkowski (Mundio)- Secretário de Agricultura

Procuradoria revogou processo licitatório para contratação de shows

Na semana passada, a Procuradoria Municipal encaminhou ao Departamento de Licitações documentos com parecer que revogou o processo licitatório de contratação dos shows, sob alegação de “razões de interesse público”. A Procuradoria também argumenta “necessidade de revisão orçamentária e financeira do projeto”. A revogação dos processos de inexigibilidade 45 e 46/2018, que serviriam para a contratação dos shows, foram publicados no Diário Oficial do Estado do Paraná (DIOE-PR) da última quinta (1º).

A revisão orçamentária mencionada pela Procuradoria se sustenta na necessidade de rigoroso controle de gastos e de canalizar os recursos para serviços considerados essenciais, conforme anunciado pelo prefeito em exercício, Amilton Komnitski.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, envolvida na organização da programação da Festa do Pêssego, também confirmou o cancelamento dos shows, de acordo com a determinação do chefe do Executivo, endossada pela Secretaria de Finanças.

Um dos shows nacionais seria com a dupla Yago e Santhiago

Outros atrativos da Festa do Pêssego

Para além da programação artística com atrações locais, estão confirmados os estandes com exposição e venda dos melhores frutos dos pomares iratienses, o tradicional borrego no rolete, a Feira de Sabores e o Salão de Negócios.

O Salão de Negócios e a Feira de Sabores serão abertos ao público a partir das 18h da sexta, 30 de novembro, no Pavilhão de Exposições João Wasilewski, no Parque Aquático. A venda de pêssegos ocorrerá na área externa.

A abertura oficial do evento, com pronunciamento de autoridades, dentro do pavilhão, será às 20h. Logo depois, começa a ser servido o jantar, com o borrego no rolete como prato principal, no restaurante da festa.

No sábado, 1º de dezembro, das 7 às 15h, acontece o campeonato de Pesca Esportiva no lago do Parque Aquático. As regras e premiações ainda serão definidas e divulgadas pela Secretaria de Esportes. Na modalidade de pesca esportiva, os peixes são capturados, pesados, fotografados e devolvidos ao lago.

PUBLICIDADE

O Salão de Negócios, a Feira de Sabores e a venda de pêssegos serão retomadas a partir das 9h da manhã. O almoço com borrego no rolete será servido a partir das 12h, no restaurante da festa.

No domingo, 2 de dezembro, a programação se inicia às 8h da manhã, com Missa em Ação de Graças e Bênção de Alimentos na Paróquia Perpétuo Socorro. No Parque Aquático, às 9h, reabrem o Salão de Negócios e a Feira de Sabores e recomeça a venda de pêssegos. O almoço com borrego no rolete será servido a partir do meio-dia.

"A festa do pêssego está motivada, houve esse cancelamento desses shows, mas nós já temos acompanhado os fruticultores, nós temos 30 famílias que plantam só o pêssego, tem morango, ameixa, dessas 30, 15 estarão expondo na festa do pêssego. Nós temos o salão de negócios, que 70% do espaço já está vendido. A feira de sabores, a Emater e a SEAB estão motivados a fazer, Asfrutir com a fruta está motivada, o borrego no rolete está organizado o almoço, a praça de alimentação que temos em torno dos shows, parque, tudo está mantido e organizado. Então, a festa tem quantos shows das 14 às 21 h, só não tem os shows fechando, mas a festa não perde o brilho e com certeza será um sucesso", ressalta o secretário de Agricultura. 

PUBLICIDADE

Retirada de apoio cultural

No dia 23 de outubro, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Irati divulgou que a Rede Massa, através do projeto “Minha Cidade é Massa”, seria responsável pelos shows de encerramento de cada um dos três dias da 40ª Festa do Pêssego. Duas das atrações, as duplas Yago & Santhiago e Conrado & Aleksandro, já estavam confirmadas para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A atração principal da noite de encerramento da festa, em 2 de dezembro, ainda era tratada como “surpresa” pela direção artística da emissora de TV.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados