Irati e Região / Notícias

10/04/18 - 21h49 - atualizada em 10/04/18 às 22h02

Prefeitura vai reformar e reativar Chafariz da Praça Etelvina Andrade Gomes

Monumento tinha sido reativado há menos de um ano e reinaugurado durante comemorações dos 110 anos de Irati, mas foi desligado por causa de vazamentos e focos de dengue

Da Redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava 

Quem passeia pela Praça Etelvina Andrade Gomes notou que, nos últimos dias, um dos cartões postais da cidade de Irati deixou de funcionar: o chafariz da praça Etelvina Andrade Gomes, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. Em coletiva de imprensa, na semana passada, a secretária de Saúde de Irati, Magali Salete de Camargo, confirmou que a medida foi adotada como profilaxia à dengue, ao impedir a reprodução do Aedes aegypti naquele local.

O secretário de Planejamento, João Almeida Junior, em participação por telefone no programa Meio Dia em Notícias de sexta-feira (6), destacou que a Prefeitura, tendo em vista a comemoração dos 110 anos de Irati, reativou o chafariz da Praça da Matriz, considerado um cartão postal da cidade por muitas famílias iratienses.

“O chafariz, por ter sido construído há muito tempo, possuía muitos vazamentos. Esgotamos esse chafariz, tiramos a água que tinha dentro. Foram localizados alguns pontos com foco do mosquito Aedes aegypti. Optamos por fazer um projeto um pouco mais elaborado e reativarmos, realmente, esse marco histórico da cidade, que é o chafariz da Matriz Nossa Senhora da Luz”, explica.

PUBLICIDADE

Conforme João Almeida, a estrutura antiga será retirada e o chafariz será reconstruído, com um projeto novo, para poder ser reativado. “Quando nós o reformamos e o reativamos, da maneira como estava, fazia anos que não tinha água dentro do chafariz. Aí apareceram os vazamentos; porque após muito tempo sem utilizá-lo foram aparecendo as trincas e estragando o material que tinha lá. Descobrimos isso após colocarmos água novamente”, complementa o secretário de Planejamento.

Em julho do ano passado, durante as comemorações dos 110 anos de Irati, o chafariz recebeu melhorias na canalização, a fim de ser reativado. O monumento também recebeu uma iluminação especial, em azul e verde, cores da bandeira do município. A reativação do chafariz aconteceu no final de julho, durante a Festa de São Cristóvão.

A obra foi inaugurada em 1981, durante a gestão de Olavo Anselmo Santini. Nove anos depois, no mandato de Alfredo Van Der Neut, a praça passou por uma revitalização completa. No final dos anos 1990, na administração de Rodrigo Hilgemberg, a quadra esportiva foi coberta. A população rejeitou a intervenção, alegando que a cobertura escondia a beleza da praça e, por isso, em 2005, a cobertura da quadra esportiva foi removida em 2005, enquanto Sergio Stoklos era o prefeito.

Ainda no ano passado, a Prefeitura de Irati havia anunciado que o chafariz receberia uma revitalização completa, que incluía a instalação de azulejos.

Prefeitura estipulou prazo de três meses para concluir revitalização do chafariz da praça Etelvina Andrade Gomes

Taças foram retiradas para reforma do espaço

Tubulação está sendo substituída


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados