Irati e Região / Notícias

06/08/18 - 15h06 - atualizada em 06/08/18 às 18h45

Quase 3 mil veículos participaram da procissão de São Cristóvão

Procissão teve mudança no itinerário em função das obras na rua Jornalista José da Silva. Percurso foi de 7,6 km

Paulo Henrique Sava, com reportagem de Ademar Bettes

Fotos: Juarez Oliveira e Paulo Henrique Sava


Centenas de pessoas participaram da 70ª edição da Festa de São Cristóvão e da 17ª Festa do Agricultor, realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz neste fim de semana. Neste ano, as celebrações tiveram início no dia 25 de julho, data em que a Igreja Católica celebra o santo padroeiro dos motoristas. Diversos eventos foram realizados neste período, entre eles a Noite das Sopas, o Almoço das Massas e a 12ª edição da Corrida de São Cristóvão, realizada no domingo, dia 29 de julho.

PUBLICIDADE

No último fim de semana, a programação da festa teve a bênção das chaves e máquinas agrícolas e o show com a banda Estância Divina na noite de sábado, 04. No domingo, o ponto alto da festa foi a Procissão de São Cristóvão, que passou pelas principais ruas da cidade. No total, 2.987 veículos, entre carros, caminhões e motocicletas, participaram da procissão. Pouco mais de R$ 6 mil foram doados pelos motoristas durante o trajeto.

 A procissão teve mudança no itinerário em função das obras na rua Jornalista José da Silva. Com isso, os veículos não percorreram o trecho habitual de 800 metros no perímetro urbano da BR-153. O percurso de 7,6 km começou às 9h30 na rua Coronel Pires (em frente a Paróquia Nossa Senhora da Luz). Em seguida, os veículos passaram pelas ruas Alfredo Bufrem, Carlos Thoms, Munhoz da Rocha, Avenida Vicente Machado, Moisés de Oliveira, Abílio Carvalho Bastos, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Noé Rebesco, Trajano Grácia e 19 de Dezembro, onde aconteceu a benção.

O padre Jorge Casimirski, pároco da Matriz Nossa Senhora da Luz, agradeceu a todos pelo apoio e participação durante a festa. “Com certeza foi o empenho de muitas pessoas da comunidade da Matriz Nossa Senhora da luz e de outras localidades que vieram participar com seu trabalho. Foi todo um percurso de festejos em honra a São Cristóvão, com a Festa do Agricultor e a Corrida de São Cristóvão. Esta soma da força das pessoas pelos seus ideais, pela sua fé, fez com que esta fosse uma das maiores festas de São Cristóvão aqui da nossa paróquia”, comentou.

PUBLICIDADE

Padre Jorge agradeceu também a parceria de empresários que patrocinaram o evento e colaboraram para o sucesso do evento. Na procissão, a passagem dos veículos ocorreu de maneira tranquila, sem imprevistos.

A coordenação da festa agradece também o apoio dado pelos padres e freis que auxiliaram na bênção dos veículos. A diretoria da festa agradece também ao comando e os soldados da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Iratran, que auxiliaram durante as festividades. A coordenação também agradece a toda a comunidade que participou das celebrações nos dias da 70ª Festa de São Cristóvão, a mais antiga do Brasil.


Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados