Irati e Região / Notícias

18/10/18 - 20h31 - atualizada em 18/10/18 às 20h55

Rio Azul abre licitação para aquisição de compressores odontológicos

Assunto gerou polêmica na Câmara depois que ex-prefeito questionou a destinação de cadeiras adquiridas em sua gestão

Da Redação 

O município de Rio Azul realiza na próxima segunda-feira (22), a partir das 13h30, a abertura das propostas do Pregão Presencial 94/2018, na modalidade de menor preço por item. O certame tem por finalidade a aquisição de compressores odontológicos. Na licitação, haverá o registro de preços para aquisições futuras e parceladas dos compressores.

O edital e informações complementares podem ser acessadas no site oficial da Prefeitura de Rio Azul (www.rioazul.pr.gov.br/licitacao) ou, ainda, pessoalmente, no Departamento de Licitações, situado à Rua Guilherme Pereira, 482, das 7h45 às 11h45 e das 13 às 17h.

PUBLICIDADE

O objeto da licitação levantou polêmica durante as sessões da Câmara de Rio Azul, depois que o ex-prefeito, Silvio Paulo Girardi, se manifestou nas redes sociais cobrando dos vereadores que exercessem sua função fiscalizadora. Girardi solicitou que os vereadores fiscalizassem a destinação de duas cadeiras odontológicas que teriam sido adquiridas no final de seu mandato, em 2016, e que seriam usadas nos postos de saúde de Marumbi dos Elias e Água Quente dos Meiras.

O vereador Zerico Nepomuceno (PP) se manifestou na Palavra Livre da sessão do dia 11 de setembro, quando relatou que procurou a secretária de Saúde de Rio Azul, Rosane Popovicz Schirlo, para verificar se havia fundamento nas acusações do ex-gestor. A secretária teria admitido que, de fato, os equipamentos estavam armazenados na garagem da Secretaria, sem uso, pela falta de compressores e dos gabinetes. Rosane também teria afirmado que as cadeiras eram de péssima qualidade e demandariam manutenção constante e teriam uma curta vida útil.

PUBLICIDADE

Na reunião seguinte do legislativo, o presidente da Câmara, Edson Paulo Klemba (PDT), solicitou uma cotação das cadeiras odontológicas, a fim de verificar se não houve eventual superfaturamento dos itens na gestão anterior.

Membros das Comissões Permanentes de Finanças, Orçamento e Contas e de Educação, Saúde, Esportes, Cultura, Turismo e Assistência Social, estiveram no Centro Municipal de Saúde a fim de averiguar as condições de três cadeiras odontológicas adquiridas no final de 2016, na gestão do ex-prefeito. Conforme o relatório, apenas uma cadeira estava no local. A secretária disse que as outras duas estavam, respectivamente, na Unidade de Saúde Ana Gembaroski, na Vila Gembaroski, e na Unidade de Saúde da localidade de Rio Azul dos Soares.

A cadeira que foi encontrada no depósito estava guardada na mesma caixa de madeira em que fora recebida, com as características idênticas às constantes da nota fiscal, em condições adequadas, sem qualquer deterioração aparente – o que contradiz o comentário do ex-prefeito. Rosane também entregou aos vereadores uma cópia da nota fiscal da cadeira.

PUBLICIDADE

Com a anuência dos demais, a vereadora Maria da Conceição Burko foi até o Setor de Licitações, onde foi atendida pelo servidor Leoclides da Graça Viana Neto. A vereadora solicitou informações a respeito do processo de aquisição das cadeiras odontológicas e das propostas de aquisição junto ao Ministério de Saúde. Os dados são idênticos aos constantes na nota fiscal. “Notou-se, entretanto, que das propostas de aquisição junto ao Ministério de Saúde havia a solicitação de um único compressor, quando deviam ser três, pois é necessário um para cada cadeira”, constou no relatório. As cadeiras não estão em funcionamento porque não foram adquiridos os compressores, que não eram contemplados no processo licitatório.

Além da falta de compressores, a dificuldade enfrentada pelo município para contratar dentistas foi a razão alegada pela secretária de Saúde para que as cadeiras odontológicas adquiridas na gestão anterior estejam sem uso.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados