Irati e Região / Notícias

11/09/18 - 16h15 - atualizada em 12/09/18 às 19h29

Rua da Cidadania está sendo aberta para veículos e estacionamento

Movimento de artistas foi organizado para manifestar descontamento na sessão da Câmara desta semana

Jussara Harmuch

Travessia elevada da Rua Alfredo Bufrem está sendo alargada para emendar com o Calçadão

A prefeitura de Irati iniciou nesta semana obras na Rua da Cidadania para que permita a passagem de veículos e a abertura de vagas para estacionamento. A travessia elevada da Alfredo Bufrem está sendo alargada para emendar com o Calçadão.

De acordo com a nota divulgada agora a tarde pela assessoria de Comunicação, as alterações foram aprovadas na Comissão de Trânsito e atendem interesse da agência bancária do Sicoob, instalada em espaço alugado no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), naquele local. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) exige que carros fortes possuam espaço específico de parada. Atendem também a pedido dos próprios comerciantes associados. Leia a íntegra da nota no final do texto.

O Conselho Municipal de Cultura de Irati se manifestou sobre a divergência com a ACIAI que, além da abertura da via, pede para que o local deixe de ser utilizado para eventos culturais. O Conselho solicitou à Câmara Municipal que qualquer projeto de lei que seja encaminhado referente a questões culturais ou de patrimônio, seja, antes de ser votado, remetido para análise do órgão. O pedido se ampara nas atribuições de caráter deliberativo sobre pareceres de questões culturais, acesso de difusão cultural e artístico, definidas na lei municipal 2909/2009.

PUBLICIDADE

Contra o início das obras de alteração que se iniciaram sem consulta ao órgão, artistas se mobilizam para acompanhar a sessão semanal do legislativo que acontece nesta terça-feira (11). Nas redes sociais, mensagens pedem audiência pública e a garantia de que a rua permaneça sendo usada como espaço cultural.

Criada através da lei municipal 3.763/2013 com a finalidade de servir como espaço cultural e turístico, a Rua da Cidadania ocasionou o fechamento da Travessa Frei Jaime, entre as ruas Coronel Emílio Gomes e Alfredo Bufrem para a circulação de veículos, o que trouxe dor de cabeça aos comerciantes. Lojistas acham que a via inibe a passagem de pedestres e viram as vendas diminuir. Eles também avaliam que os eventos dificultam a chegada de clientes nos estabelecimentos. “Nos eventos no final do ano aconteceu o inverso do proposto. As pessoas não entravam na loja, logo que começavam os shows as pessoas se aglomeravam na entrada e os clientes não chegavam”, contou a empresária, Schaiane Penteado, que tem uma loja no calçadão e participou da reunião da ACIAI que decidiu pelo encaminhamento.

O morador da única residência existente na travessa também compartilha da mesma opinião. “Eu acompanho todos os eventos que são realizados ali, e sou totalmente contra. Acho que fogem totalmente do proposto que é ser voltado a famílias e promover a movimentação do comércio”, opinou, na mesma reunião.

No entanto, a prefeitura diz que a alteração não mudará o objetivo da rua e o espaço permanecerá sendo utilizado para eventos culturais.

PUBLICIDADE

A Rua da Cidadania já foi utilizada para a realização de eventos como feiras de artesanatos, a Feira Iratiense Estudantil do Livro (FIEL), festivais de foodtrucks, eventos de dança, festividades de final de ano e Páscoa, entre outros.


Nota encaminhada pela prefeitura:

Esclarecimento importante! ‼

MUDANÇAS NA RUA DA CIDADANIA 

Nesta semana, a Prefeitura de Irati está fazendo algumas alterações na Rua da Cidadania que NÃO MUDARÃO o objetivo de sua criação: a promoção de eventos culturais e artísticos. 

👉 Está sendo realizada uma nova SINALIZAÇÃO, GUIA REBAIXADA e haverá UMA VIA DE PASSAGEM para veículos pequenos com espaço para estacionamento. Estas alterações estão ocorrendo por exigência da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de que carros fortes devem possuir espaço específico de parada (Banco Sicoob – no caso). Além disso, houve o PEDIDO da Associação Comercial e Industrial de Irati (ACIAI) com APROVAÇÃO por unanimidade da Comissão Municipal de Trânsito. 

Portanto, OS EVENTOS CULTURAIS CONTINUARÃO ACONTECENDO NA RUA DA CIDADANIA.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 991135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados