Irati e Região / Notícias

15/05/18 - 10h55 - atualizada em 15/05/18 às 15h04

Santa Casa de Irati realiza Feira da Saúde

Diversos serviços e orientações estão sendo oferecidos até as 16 horas desta terça-feira, 15. Evento é realizado anualmente em comemoração à Semana da Enfermagem

Paulo Henrique Sava

Fotos: Divulgação Santa Casa


A Santa Casa de Irati está realizando nesta terça-feira, 15, mais uma edição da tradicional Feira da Saúde, em comemoração à Semana da Enfermagem. A feira está montada em frente a Santa Casa, na Rua Zeferino Bittencourt, até as 16 horas. O trânsito de veículos está fechado no local.

Durante a feira, a população terá a oportunidade de conhecer os diversos serviços oferecidos pela Santa Casa e por instituições parceiras que participam do evento. A feira integra a programação da Semana da Enfermagem, que vai até a próxima sexta-feira, 18. Durante a semana, serão realizadas palestras e oficinas internas para os funcionários do hospital. 

A enfermeira Luciane Aparecida Batista participou do programa Espaço Cidadão na manhã desta terça-feira. Dentre os serviços que estão sendo oferecidos, Luciane destacou que as nutricionistas da Santa Casa estão prestando orientações sobre a melhor dieta para diabéticos, para quem tem problemas com colesterol, entre outras informações. Além disso, a equipe de nutrição da Santa Casa também está medindo o IMC (Índice de Massa Corporal) das pessoas que passarem pela feira. “O pessoal da nutrição está lá prestando atendimento à nossa população”, frisou. 

PUBLICIDADE

Profissionais de Fonoaudiologia também participam da feira, com orientações sobre o aleitamento materno, cuidados e a importância deste ato. Eles também estão esclarecendo dúvidas sobre a disfagia (dificuldade para engolir alimentos, líquidos e a própria saliva) e quais os cuidados a serem tomados para evitá-la. 

Alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual João XXIII estão medindo a pressão arterial e prestando informações sobre a prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. Além disso, o Senac também participa da feira com cortes de cabelo gratuitos. 

No local, também podem ser feitos os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, com enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde que também participam do evento com orientações e a realização dos exames. “Foram disponibilizadas salas internas, onde (os exames) serão feitos com segurança por profissionais da Secretaria de Saúde treinados e habilitados e dentro das salas. É um exame secreto, não precisa ninguém saber quem fez ou deixou de fazer, são feitas orientações e exames. Eles não são realizados na rua onde está acontecendo a feita, mas as pessoas são encaminhadas aos consultórios internos da Santa Casa”, afirmou Luciane. 

PUBLICIDADE

A Clinica Renal Iraty também participa da feira com orientações de prevenção à insuficiência renal. A CEDOTTI da Santa Casa está no local repassando informações sobre a doação de órgãos; já a equipe do Hemepar está distribuindo folders e orientações sobre a doação de sangue. Laboratórios da região também participam da feira com a realização de exames gratuitos.  

Participe você também da Feira da Saúde da Santa Casa de Irati!

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.


Comentários

Enquete

Considerando o ponto de vista da segurança pública, você concorda ou discorda da liberação da maconha?

  • Discordo
  • Concordo
Resultados