Irati e Região / Notícias

12/07/18 - 12h25 - atualizada em 12/07/18 às 19h32

Solenidades marcam aniversário de 111 anos de Irati

Cerimônia de entrega de título de Cidadã Benemérita à Lenita Ruva e diplomação de vereadores Mirins foram realizadas esta semana na Câmara Municipal

Da Redação, com informações e fotos da Câmara de Irati


Irati completa 111 anos dia 15 de julho, por ocasião das comemorações do aniversário, a Câmara Municipal e a prefeitura realizam sessões especiais de entrega de títulos a cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Nesta semana, a professora Lenita Ruva recebeu o título de Cidadã Benemérita, numa solenidade realizada na noite de terça, 10, que contou com a presença de um grande número de educadores, pessoas que fizeram parte da sua história durante o tempo que trabalhou como professora e chefe do Núcleo Regional de Educação, onde atuou por diversas gestões, desde a sua criação.


A propositura foi apresentada pelo presidente da Câmara, Hélio de Mello, que engradeceu os esforços da homenageada. “Reconhecer a doação pessoal e cotidiana é um gesto singelo, porém simbólico, da valorização da Educação e da importância do Professor na construção de uma sociedade que anseia por conhecimento”, afirmou.

PUBLICIDADE

"Não basta eleger um candidato é preciso ajudá-lo a governar", Lenita Ruva
Lenita teve atuação importante na estadualização da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati – FECLI, que passou a ser a Unicentro. Durante seu discurso, lembrou das etapas que tiveram de ser cumpridas até a transferência da faculdade que havia sido criada no âmbito municipal e destacou o envolvimento de políticos para a criação da Associação dos Municípios do Paraná – AMCESPAR, exigência do governo José Richa, em 1983.

“Não basta eleger um candidato é preciso ajudá-lo a governar. Desta força de vontade é que vive o povo de Irati, que não cruza os braços e que age sempre com amor, carinho, dedicação e muito trabalho”, relatou.


O prefeito Jorge Derbli entregou um presente para a homenageada e declarou a satisfação de ouvir por ela, parte da história de Irati. “A Homenageada é uma autoridade da educação iratiense, um exemplo, só temos a agradecer por todas as lutas e conquistas. Parabéns à Câmara pela honraria”, comemorou.


Diplomação da Câmara Mirim

Também nesta semana, aconteceu a diplomação dos vereadores Mirins em uma sessão na tarde de ontem, 11. No 7º ano de atividades, o Programa Câmara Mirim, atualmente coordenado pela diretora geral da Câmara, Ana Paula Kengerski, vem estimulando as crianças a compreender, desde cedo, o papel do legislativo, estimulando-as a ser protagonistas de seus direitos e deveres na sociedade.


Confira a lista dos diplomados nesta legislatura

Escola Municipal Ana Amaral Gruber: Vereadora Luana Helena de Oliveira - Suplente Letícia Gaedicke

Escola Municipal Franciso Stroparo: Vereador Vynicius Cardoso - Suplente Larissa de Oliveira Golinski

Escola Municipal João Paulo II: Vereadora Maria Eduarda Witeck - Suplente Yasmin Nicolli Martins

Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento: Vereadora Gabrielly de Quadros - Suplente Andrei Nogueira

Escola Municipal Mercedes Braga: Vereadora Amanda Vitória Souza Martins - Suplente Thávynne Gabrielly Ferreira do Nascimento


Escola Municipal Olaria Filipak: Vereador Cristiano Ronaldo Ferreira - Suplente Nayra Letícia Kosak Batista

Escola Municipal Padre Wenceslau: Vereador Luan Eduardo Trancoso da Motta - Suplente Juliane Rogiski

Escola Municipal Plinio Anciutti Pessoa: Vereador João Rodrigues Lopes Neto - Suplente Rayane Yasmim dos Santos

Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo: Vereadora Thifany Letícia Ribas - Suplente Mateus Ferreira

Escola Municipal Tancredo Martins: Vereador Luis Carlos Malinovski Junior - Suplente Isabela da Rosa Stavicki


A composição da Mesa Diretora ficou assim:

Presidente: Vynicius Cardoso - Escola Municipal Francisco Stroparo

Vice-presidente: Cristiano Ronaldo Ferreira - Escola Municipal Olaria Filipaki

1º Secretário: Luan Eduardo Trancoso da Motta - Escola Municipal Padre Wenceslau

2º Secretário: Thifany Letícia Ribas - Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo

PUBLICIDADE

A secretária de Educação de Irati, Rita de Cássia Penteado de Almeida, falou da importância da realização do projeto que reúne 10 escolas municipais e destacou a importância do trabalho das diretoras das escolas que assumiram mais esta atividade. Rita observou o crescente número de candidatas do sexo feminino e estabeleceu um paralelo com o que acontece na política, onde poucas mulheres são eleitas.

Quer receber notícias locais? Envie whats para 42 9-91135618 SIM NOTICIAS ou cadastre seu e-mail na newsletter pelo site da Najuá

Enquete

Feriado N. S. Graças 27 de novembro em Irati

  • Não concordo
  • Concordo
Resultados