Ouvinte Repórter / Notícias

30/08/17 - 10h57 - atualizada em 30/08/17 às 21h21

Animais soltos causam preocupações em Irati

Moradores registraram a presença de cavalos soltos transitando pela rua Ladislao Obrzut, nas proximidades do Morro da Santa

Da redação

PUBLICIDADE
Não é de hoje que  a Najuá recebe reclamações de animais de grande porte soltos transitando pelas ruas e estradas de Irati. Além de atrapalhar o trânsito, os excrementos de cavalos, porcos e bovinos podem trazer sérios riscos à saúde pública.

Recebemos na coluna "Ouvinte Repórter" do site da Najuá, uma mensagem informando que dois cavalos estavam soltos na rua Ladislao Obrzut, proximidades do Morro da Santa, na noite de domingo. Os animais estavam revirando o lixo das residências próximas, conforme o vídeo que nos foi enviado. O morador disse que entrou em contato com a Polícia Militar e depois com a Guarda Municipal, mas a resposta que teve foi de que nenhuma atitude para recolher os animais poderia ser tomada porque a prefeitura rescindiu o contrato com a pessoa responsável pela captura dos animais. 

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o serviço de captura de animais soltos teve início em junho. Em consulta ao Portal da Transparência, constatamos que o contratado, Eduardo Blem da Silva, possui propriedade na localidade de Coxinhos, para onde os animais estavam sendo levados. A Najuá entrou em contato com ele que confirmou a informação sob a alegação que estaria tendo prejuízo para realizar o serviço que compreendia transporte, alimentação e medicamentos dos animais. Ainda de acordo com informações do Portal da Transparência, o município estaria gastando R$12 mil por ano com este contrato. Blém não descartou a possibilidade de estabelecer novo contrato, desde que se estabeleça um valor que ele considere adequado aos gastos com a execução do serviço. 

O secretário interino de Ecologia e Meio Ambiente, Newton Ribas, também foi procurado. Ele disse que, diferente do que havia sido informado pela Assessoria de Comunicação, este serviço não estava sob responsabilidade desta pasta e sim da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar e da Guarda Municipal. 

Confira o vídeo do cavalo solto nas proximidades do Morro da Santa.


PUBLICIDADE

Comentários

Enquete

Em relação aos candidatos à presidência da república, você está?

  • Confuso (a)
  • Definido (a)
  • Indeciso (a)
Resultados